Teste: apesar de grandalhão, novo Land Rover Discovery esbanja fôlego

Land Rover Rover Discovery impressiona pelo pacote tecnológico que garante a segurança, o conforto e a conveniência, com multimídia moderno e som de qualidade

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postado em 04/12/2017 15:33 / atualizado em 04/12/2017 16:20 Enio Greco /Estado de Minas
Juarez Rodrigues/EM/D.A Press

Com quase cinco metros de comprimento e porte parrudo, o novo Land Rover Discovery realmente não consegue passar despercebido. O grandalhão já está disponível no mercado brasileiro na configuração de sete lugares, que é opcional, e apesar de pesar mais de duas toneladas, conta com eficiente conjunto mecânico, formado por um motor a diesel 3.0 litros e câmbio automático de oito velocidades. Traz ainda todo um aparato eletrônico para garantir desenvoltura e segurança no fora de estrada, além dos itens de conveniência para tornar a viagem mais divertida. É um carro muito grande para a cidade, mas esbanja conforto na estrada.


O novo Land Rover Discovery segue o padrão estético da família da marca inglesa, com estilo robusto, frente imponente e formas já nem tão quadradas. Os faróis horizontais Full LED contam com luz diurna e formam belo conjunto com a grade de duas barras paralelas. Não tem o para-brisa tão inclinado como os crossovers e segue mais a proposta dos utilitários-esportivos, com laterais limpas e coluna C mais larga. A traseira tem desenho mais chapado, com lanternas horizontais invadindo as laterais. As rodas de 20 polegadas e o defletor de ar traseiro conferem o toque de esportividade.

A tampa do porta-malas tem sistema elétrico e basta passar o pé sob o para-choque para abri-la. O compartimento de bagagem conta com um amparo de acionamento elétrico que serve tanto para segurar objetos quanto de prolongamento para sentar. Quando a terceira fileira de assentos está armada, sobra pouco espaço no porta-malas, e os 258 litros declarados pela Land Rover nessa condição são até o teto. O fabricante não informa o volume até a altura do encosto dos bancos traseiros. Na lateral interna do porta-malas existem duas teclas para subir e descer a suspensão a ar do carro, facilitando a movimentação de bagagem. Há também ali uma tomada de 5 volts e uma entrada USB, além de cobertura e iluminação.

SUV tem dimensões avantajadas e desenho que foge um pouco do tradicional formato quadradão - Juarez Rodrigues/EM/D.A Press SUV tem dimensões avantajadas e desenho que foge um pouco do tradicional formato quadradão

ESPAÇO
Todos os bancos traseiros contam com sistemas de ancoragem de cadeirinhas infantis (Isofix e Top Tether). Na segunda fileira o espaço é muito bom, com o assoalho todo plano, mas no meio a saliência no encosto causa desconforto. Ali os passageiros contam com saídas do ar-condicionado com controle de temperatura. Para acessar a terceira fileira de assentos é preciso puxar o banco da segunda e reclinar o encosto, porém ele não trava e pode se movimentar durante a operação, tornando o embarque mais difícil. O espaço na terceira fileira é até razoável, mas não é muito confortável.

Discovery pesa mais de duas toneladas - Juarez Rodrigues/EM/D.A Press Discovery pesa mais de duas toneladas

Já os bancos dianteiros são muito confortáveis, com todos os comandos elétricos e memória de posição. Faltou só o massageador para os mais exigentes. O acabamento interno é primoroso, com couro macio nos bancos e painel, que traz ainda detalhes em madeira e alumínio. O console central é largo e conta com um grande porta-trecos, que opcionalmente pode ser refrigerado. Ali fica também o freio de estacionamento elétrico, o câmbio com seletor giratório e outro botão do Terrain Response para escolher os modos de condução: normal, relva, neve, lama, trilhos, areia e pedras. O carro traz ainda o auxílio de descida de rampa, que mantém a velocidade em marcha reduzida, e a posição Lo, para subidas íngremes escorregadias.

Painel é moderno e traz central multimídia com câmera de ré - Juarez Rodrigues/EM/D.A Press Painel é moderno e traz central multimídia com câmera de ré

O painel tem instrumentos analógicos e o quadro digital com computador de bordo. O volante traz os comandos do som, do controlador de velocidade e de acesso ao celular. No centro do painel a moderna central multimídia fornece todas as informações sobre o carro e navegação, contando ainda com câmera de ré com imagens de boa definição. Os comandos estão quase todos à mão. Os dos vidros foram instalados na parte alta da porta do motorista, em posição não muito convencional e ergonomicamente correta. O motorista encontra ainda no console comandos para subir e descer a suspensão, se adequando a cada tipo de terreno, além dos comandos do limitador de velocidade, do start/stop e dos controles de tração e estabilidade.

Acesso à terceira fileira de bancos não é dos mais fáceis - Juarez Rodrigues/EM/D.A Press Acesso à terceira fileira de bancos não é dos mais fáceis

USINA Um dos destaques do novo Discovery é sem dúvida o motor 3.0 a diesel, que trabalha em relativo silêncio, mas não nega força nem nas situações mais difíceis. Com mais de 60 quilos de torque, ele responde aos comandos do acelerador de forma progressiva, sem submeter o motorista a sustos desnecessários. Mas as arrancadas e retomadas de velocidade são muito eficientes. O câmbio de automático de oito marchas se adapta à maneira de conduzir do motorista e garante mudanças suaves, sem trancos. O sistema de tração integral com bloqueio eletrônico do diferencial proporcionam condução segura em pisos escorregadios e trilhas mais pesadas com lama, areia ou pedra. O SUV se transforma em um trator e segue seu caminho.

Assoalho plano amplia conforto dos ocupantes - Juarez Rodrigues/EM/D.A Press Assoalho plano amplia conforto dos ocupantes

O grandalhão trafega sem galear, já que suas suspensões garantem o equilíbrio entre estabilidade e conforto. O câmbio tem a posição S, com trocas de marchas em rotações mais elevadas, mas conta com as aletas atrás do volante para mudanças de marchas manuais. A direção foi bem calibrada e a assistência elétrica garante conforto nas manobras e segurança em velocidades mais elevadas. Mas o carro é grande e não é fácil manobrá-lo em qualquer lugar. Os freios com generosos discos e muito eletrônica funcionam de forma eficiente.

Bancos da última fileira ficam guardados sob o assoalho - Juarez Rodrigues/EM/D.A Press Bancos da última fileira ficam guardados sob o assoalho

O novo Discovery com a opção de sete lugares e motorização diesel navega praticamente sozinho no segmento. Seus concorrentes mais próximos têm preços e conjunto mecânico semelhantes e cada um com detalhes que podem ser decisivos na hora da escolha. O modelo da Land Rover chega apostando no conjunto da obra, que realmente agrada.

Com os sete lugares em uso, espaço do porta-malas é pequeno - Juarez Rodrigues/EM/D.A Press Com os sete lugares em uso, espaço do porta-malas é pequeno

CONECTIVIDADE
O Land Rover Discovery HSE tem uma lista de equipamentos de série e opcionais que exige tempo para ser conferida. A eletrônica se faz presente por todos os lados, proporcionando tranquilidade para quem dirige e conforto para os passageiros. O SUV traz de série sistema multimídia e navegação InControl Touch Pro, com tela tátil de 10 polegadas, conectividade para celular via Bluetooth (Android Auto e Apple CarPlay) e streaming de áudio com rádio, display TFT, tomadas de 12V, entradas USB e HDMI no console e no porta-malas, além de câmera de ré. O som Meridian de 380W com 10 alto-falantes e subwoofer já garante áudio da melhor qualidade, mas os mais exigentes podem optar pelo de 825W e 16 alto-falantes, bem mais poderoso. Confira todos os detalhes do Discovery e compare seus atributos com a concorrência.

Motor com mais de 60kgfm de torque faz o Discovery subir até parede - Juarez Rodrigues/EM/D.A Press Motor com mais de 60kgfm de torque faz o Discovery subir até parede

FICHA TÉCNICA

MOTOR
Dianteiro, seis cilindros em V, 2.993cm³ de cilindrada, 24V, turbocompressor, a diesel, que desenvolve potência máxima de 258cv a 3.750rpm e torque máximo de 61,2kgfm entre 1.750rpm e 2.250rpm

TRANSMISSÃO
Tração integral 4WD e câmbio automático sequencial de oito velocidades

SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS

A ar eletrônica, sendo a dianteira, independente, braços triangulares double-wishbone; e traseira do tipo multilink/ 8,5 x 20 polegadas (alumínio) / 255/55 R20

DIREÇÃO

Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica

FREIOS
A discos ventilados na dianteira e na traseira, com ABS, distribuição da força de frenagem (EBD) e assistência de frenagem de emergência

CAPACIDADES
Tanque de combustível, 85 litros; capacidade de carga (passageiro e carga), 820kg


Rodas calçam pneus de 20 polegadas - Juarez Rodrigues/EM/D.A Press Rodas calçam pneus de 20 polegadas

EQUIPAMENTOS

DE SÉRIE Caixa de transferência de dupla relação, suspensão a ar eletrônica, diferencial central eletrônico, Terrain Response com cinco modos, stop/start, controle de descida em aclives (HDC), ABS, controle eletrônico de tração (ETC), auxílio de partida em aclives, controle dinâmico de estabilidade (DSC), controle de estabilidade antirrolagem (RSD), freio de estacionamento elétrico, assistência a frenagem de emergência (EBA), distribuição eletrônica da força de frenagem (EBD), computador de bordo, luzes de presença nas portas, retrovisores externos com aquecimento, rebatimento elétrico e luzes de aproximação, assistente de estabilidade de reboque (TSA), luzes diurnas, farol de neblina, faróis de LED com assinatura, acendimento automático dos faróis, assentos traseiros bipartidos, bancos dianteiros com 10 modos de ajustes elétricos, banco do motorista com memória, volante com ajuste elétrico de altura e distância, volante multifuncional com paddle-shifts, revestimento interno em couro, controle de temperatura tri-zone automático, vários porta-objetos, airbags dianteiros, laterais e de cortina, acionamento das proteções anticapotagem, controlador de velocidade, sensores de estacionamento, câmera de ré, entrada sem chave, acionamento elétrico da tampa dos porta-malas, monitor multimídia tátil de 10 polegadas, sistema de som Meridian de 380W com 10 alto-falantes e subwoofer, Bluetooth, navegação InControl Touch Pro, tomada auxiliar 12V e duas entradas USB.


OPCIONAL
Rodas de liga leve de 21 e 22 polegadas, monitor tátil dual view, sistema de som Meridian de 825W, sistema de entretenimento no banco traseiro, TV, InControl Apps, head-up display, monitor de fadiga do motorista, assistente de pontos cegos, detecção de tráfego em ré, assistente de manutenção de faixa, volante aquecido, bancos dianteiros com resfriamento e aquecimento, tampa do porta-malas acionada por gesto e sistema avançado de câmeras de 360 graus, diferencial traseiro com bloqueio ativo, Terrain Response 2, All Terrain Progress Control, teto solar panorâmico elétrico, engate para reboque elétrico, sistema de monitoramento da pressão dos pneus, terceira fileira de assentos e compartimento refrigerado no console.


QUANTO CUSTA?
O Land Rover Discovery é vendido na versões S, por R$ 324.800, SE Dynamic, por R$ 363 mil, e HSE Dynamic, por R$ 389 mil. A versão testada foi a topo de linha HSE Luxury, que custa R$ 429 mil.



NOTAS (0 A 10)

Desempenho 10
Espaço interno 9
Porta-malas 8
Suspensão/direção 9
Conforto/ergonomia 10
Itens de série/opcionais 10
Segurança 10
Estilo 10
Consumo 8
Tecnologia 10
Acabamento 10
Custo/benefício 9



LAND ROVER DISCOVERY HSE 3.0 x CONCORRENTES

LAND ROVER DISCOVERY HSE 3.0 MERCEDES-BENZ GLS 350D BMW X5 XDRIVE 30D VOLVO XC90 2.0 D5

Potência (cv) 258 258 258 235
Torque (kgfm) 61,2 63,2 57,1 48,9
Dimensões (A x B x C x D) (m) (*) 4,97x2,07x1,85 5,13x1,93x1,85 4,88X1,93X1,76 4,95x1,92x1,77
(D x E) (m) (*) 2,92x0,28 3,07x0,30 2,93X0,21 2,98x0,23
Peso (kg) 2.230 2.455 2.145 2.171
Porta-malas (litros) 258 680 650 314
Capacidade de carga (kg) 820 795 630 552
Velocidade máxima (km/h) (**) 209 222 230 220
Aceleração de 0 a 100 km/h (s) (**) 8,1 7,8 6,9 7,8
Consumo cidade (km/l) (***) 8,3 6,4 8 10,5
Consumo estrada (km/l) (***) 9,8 10,1 10,5 12
Preço (R$) 429 mil 447.900 434.950 380 mil

(*) A: comprimento; B: largura; C: altura; D: entre-eixos; e E: distância mínima do solo
(**) Dados dos fabricantes
(***) Dados do Inmetro
ND Não disponível

Tags: greco discovery rover land vrum teste

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