Testamos a nova versão do Peugeot 3008, que ganhou pacote mais recheado

Com o Griffe Pack, SUV estiloso da marca francesa traz importantes itens de segurança, como sistema de alerta de colisão com frenagem automática. Confira nossa avaliação

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postado em 23/07/2018 11:51 / atualizado em 23/07/2018 14:41 Enio Greco /Estado de Minas
Modelo tem suspensões bem calibradas e conta com a ajuda da eletrônica para garantir segurança em curvas, além de conforto sobre pisos irregulares - Paulo Filgueiras/EM/D.A Press Modelo tem suspensões bem calibradas e conta com a ajuda da eletrônica para garantir segurança em curvas, além de conforto sobre pisos irregulares

Se o Peugeot 3008 já agradava por ser um projeto moderno, com desenho estiloso e conjunto mecânico eficiente, com a versão Griffe Pack o SUV ficou ainda mais atraente. É que por R$ 6 mil a mais o carro vem equipado com o Active Safety Brake, que detecta uma possível colisão e aciona o freio, além de controlador de velocidade inteligente, sistema de ponto cego ativo, sistema de correção e alerta de permanência em faixa, detector de fadiga e assistência de farol alto. O pacote completo tem preço R$ 166.990. Mas o modelo ainda não conta com start/stop, que ajuda a economizar combustível.


O Peugeot 3008 chegou ao Brasil em única versão, a Griffe 1.6 THP com câmbio automático de seis marchas. O modelo 2019 trouxe como novidade a versão Griffe Pack, que tem como destaque os sistemas de condução semiautônoma, importantes para tentar corrigir os vacilos do motorista ao volante. O principal deles é o Active Safety Brake, que traz o sistema de frenagem automática e alerta de colisão. Na prática, ele serve para ajudar naquelas situações em que aparece um obstáculo à frente do veículo repentinamente, ou quando o motorista perde a atenção ao volante e corre o risco de bater no carro da frente. Nessas situações, o sistema emite alertas de luz e sonoro, e se o motorista não reagir, o carro freia, evitando um incidente.

Já o piloto automático inteligente permite que o motorista regule a velocidade máxima a ser atingida, que pode variar entre 30km/h e 180km/h. Feito isso, basta se preocupar com o volante, pois o carro acelera e freia sozinho, mantendo uma distância segura em relação ao veículo da frente. E se este veículo acelerar ou passar para a outra faixa, o sistema retorna à velocidade programada. Caso você acione a seta para mudar de faixa, o sistema permite a aproximação do carro da frente, desde que a velocidade máxima programada não seja ultrapassada. É possível regular a distância adequada em relação ao veículo da frente em três níveis: distante, normal e perto.

A distância entre-eixos é de 2,67 metros - Paulo Filgueiras/EM/D.A Press A distância entre-eixos é de 2,67 metros

NA FAIXA O Peugeot 3008 Pack traz ainda o sistema de ponto cego ativo, que identifica tudo o que o motorista não consegue ver pelos retrovisores. Ele usa sensores e uma câmera que detectam objetos e pessoas, emitindo sinais sonoros e luminosos nos retrovisores. Providencial para evitar acidentes com motos ou em ultrapassagens comuns. O sistema atua em conjunto com o corretor e alerta de permanência em faixa, que ao perceber a desatenção do motorista e a possibilidade de um acidente, corrige a trajetória se houver ultrapassagem de uma linha sem que a seta de direção seja acionada. Nessa condição o motorista sente o volante puxando para retornar para a faixa correta.

Com formas robustas, o SUV vem equipado com rodas de liga leve de 19 polegadas e defletor de ar traseiro - Paulo Filgueiras/EM/D.A Press Com formas robustas, o SUV vem equipado com rodas de liga leve de 19 polegadas e defletor de ar traseiro

Outros auxílios disponíveis no SUV francês são o leitor de sinalização de velocidade, que lê as placas e evita possíveis multas; o detector de fadiga, que emite alertas quando o motorista está dirigindo há mais de duas horas a uma velocidade superior a 65km/h, sugerindo um descanso; e o assistente de farol alto, que alterna entre luz alta e baixa automaticamente, de acordo com as condições de iluminação da pista e do trânsito na via. Ele ativa e desativa o farol alto de acordo com a necessidade, sem ofuscar a visão de quem trafega à frente do veículo. Todas as informações dos sistemas podem ser checadas no painel de instrumentos totalmente digital, que tem diferentes modos de visualização.

O interior tem acabamento esmerado, com materiais de qualidade no painel e no revestimento dos bancos - Paulo Filgueiras/EM/D.A Press O interior tem acabamento esmerado, com materiais de qualidade no painel e no revestimento dos bancos

E para quem curte mordomias, o Peugeot 3008 Griffe Pack não economiza neste quesito. A começar pelos bancos dianteiros, que contam com sistema de massagem, com cinco programações diferentes. Muito bom para viagens longas. E os bancos ainda contam com extensor do assento, para proporcionar melhor apoio às pernas. Para quem tem dificuldades na hora de estacionar, a central multimídia exibe as imagens da câmera Visiopark, que mostra o carro de diferentes ângulos, até de cima. Tem ainda uma zona de recarga sem fio para o smartphone, que funciona por indução magnética. É só posicionar o celular no local indicado para iniciar o carregamento, mas o aparelho tem de ser compatível com a tecnologia.

Porta-malas é espaçoso, com 453 litros de volume - Paulo Filgueiras/EM/D.A Press Porta-malas é espaçoso, com 453 litros de volume

ESPAÇO O porta-malas tem bom espaço para bagagem, mas a tampa é pesada. O banco traseiro conta com Isofix e Top Tether para fixação das cadeirinhas infantis, e tem espaço generoso, graças ao piso quase plano, que amplia a área para as pernas. Mas no meio não é muito confortável devido à saliência no encosto. Ponto positivo para a saída de ar-condicionado para os passageiros de trás, o encosto rebatível e o pacote completo de itens de segurança ali. O acabamento interno é de boa qualidade, com couro nos bancos, volante e portas. O painel é emborrachado e tem parte revestida em tecido. O modelo não conta o sistema start/stop, que desliga o motor em paradas para economizar combustível. A alavanca do câmbio automático conta com a tecla do modo manual, que permite trocas de marchas por meio dos paddles shifts atrás do volante, e a do modo sport, que faz as mudanças em rotações mais elevadas.

Banco traseiro tem bom espaço e todos os itens de segurança - Paulo Filgueiras/EM/D.A Press Banco traseiro tem bom espaço e todos os itens de segurança

DIRIGINDO
Um dos destaques do 3008 é o motor 1.6 THP, a gasolina, de 165cv, que proporcionam bom desempenho, com respostas imediatas à aceleração, graças ao sistema de turbo e injeção direta de combustível, que garantem arrancadas e retomadas de velocidade vigorosas. O câmbio tem boas relações de marchas, funciona sem trancos e favorece a boa dirigibilidade do modelo. No modo sport o carro fica ainda mais esperto e no manual o prazer de dirigir aumenta ainda mais. As suspensões do SUV foram bem calibradas e proporcionam o equilíbrio entre a boa estabilidade e o conforto de marcha, filtrando bem as irregularidades do solo. A direção também foi bem ajustada e conta com bom diâmetro de giro para manobras e carga segura para velocidades mais elevadas. O sistema de freios conta com discos nas quatro rodas e toda a eletrônica disponível para segurar os quase 1.600 quilos do francês bonitão.


CONECTIVIDADE

Uma boa central multimídia deveria ter sistema de navegação nativo, para não depender da disponibilidade de rede de internet. O Peugeot 3008 Griffe Pack, por exemplo, tem central multimídia com tela touchscreen de oito polegadas, compatível com Apple CarPlay e Android Auto, por meio da qual é possível acessar as configurações do veículo, como os ajustes do ar-condicionado. Mas na tela ela não é muito intuitiva e por vezes dificulta o acesso às funções. Para amenizar o problema, teclas no console central (Toggle switches) auxiliam no acesso ao sistema multimídia. Como não tem GPS nativo, para navegar é preciso fazer o espelhamento do smartphone por meio da entrada USB, com uso de um cabo. Mas se a rede da internet não estiver disponível, você pode ficar perdido. O sistema traz ainda rádio com MP3 Player, comandos no volante, Bluetooth e streaming para áudio.

Paulo Filgueiras/EM/D.A Press

FICHA TÉCNICA

MOTOR

Dianteiro, quatro cilindros em linha, 1.598cm³ de cilindrada, 16V, turbo, gasolina, com injeção direta de combustível, que desenvolve potência máxima de 165cv a 6.000rpm e torque máximo de 24,5kgfm a 1.400rpm

TRANSMISSÃO

Tração dianteira e câmbio automático sequencial de seis velocidades

SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente, McPherson, com barra estabilizadora; e traseira semi-independente, com barra de dois braços deformável e barra estabilizadora / 8,0 x 19 polegadas (alumínio) / 235/50 R19

DIREÇÃO

Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica progressiva

FREIOS
A discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com sistema ABS e distribuição da força de frenagem (EBD)

CAPACIDADES
Tanque de combustível, 53 litros; capacidade de carga (passageiro e carga), 453kg

Paulo Filgueiras/EM/D.A Press

EQUIPAMENTOS

DE SÉRIE
Active Safety Brake (que detecta uma possível colisão e aciona o freio), controlador de velocidade inteligente, sistema de ponto cego ativo, sistema de correção e alerta de permanência em faixa, detector de fadiga, assistência de farol alto, rodas de liga-leve de 19 polegadas diamantadas, lanternas traseiras com LEDs, barras de teto em alumínio, aerofólio, acabamento em tecido e couro no painel e portas, compartimento refrigerado no console central, Ambient Light (conjunto de LEDs azuis nas portas, console central e teto), painel soft touch, dois airbags dianteiros, dois airbags laterais, dois airbags de cortina, freios com ABS e REF – distribuição eletrônica de frenagem, controle eletrônico de estabilidade (ESP), lanterna traseira de neblina, acendimento automático das luzes de emergência após frenagem brusca (ESS), travamento automático das portas e do porta-malas em velocidade, alerta sonoro de não colocação do cinto de segurança dos ocupantes, fixação Isofix de três pontos para cadeiras de crianças, Hill Assist – sistema de auxílio de partida em aclive, sensor crepuscular, sensor de chuva, sistema VisioPark (câmera de ré traseira com visão 180 graus), sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, regulador de velocidade e limitador de velocidade, botão start/stop para partida do motor sem chave, comandos para troca de marchas na coluna de direção (paddle-shift), faróis Full-LED com luz diurna em LED (DRL) e regulagem automática de altura de facho, faróis de neblina dianteiros em LED com função cornering light, alerta sonoro de faróis acesos, limpador do vidro traseiro indexado à marcha ré, freio de estacionamento eletrônico, ar-condicionado automático digital dualzone, saída de ar-condicionado para os bancos traseiros, teto solar panorâmico com abertura elétrica, banco do motorista com ajustes elétricos (oito variações), memória e massageador, banco do passageiro com ajuste lombar elétrico, painel de instrumentos digital com tela de 12,3 polegadas com opções de personalização, volante SportDrive revestido em couro, direção elétrica com assistência variável, retrovisores elétricos com função tilt down, vidros elétricos, volante com regulagem de altura e distância, porta-luvas refrigerado, central multimídia touchscreen de oito polegadas integrada ao painel compatível com Apple CarPlay, Google Android Auto, MirrorLink, rádio com MP3 Player, comandos no volante, Bluetooth, streaming para áudio, entrada USB, saídas de energia 12V na lateral do porta-malas e no console central.

OPCIONAL Pintura metálica e perolizada


QUANTO CUSTA?

O Peugeot 3008 1.6 THP é vendido na versão Griffe por R$ 160.990. Já a versão Griffe Pack tem preço de R$ 166.990. Com pintura metálica o preço sobe para R$ 168.780 e com a perolizada, R$ 169.780.


NOTAS (0 A 10)


Desempenho 9
Espaço interno 8
Porta-malas 9
Suspensão/direção 9
Conforto/ergonomia 10
Itens de série/opcionais 10
Segurança 10
Estilo 10
Consumo 7
Tecnologia 9
Acabamento 9
Custo/benefício 8

Tags: vrum teste greco peugeot 3008 griffe pack

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