A Fiat Toro foi lançada no início de 2016, surpreendendo pelo design ousado e o porte intermediário, entre as compactas e as médias. Com dois anos e meio de mercado, o modelo é o segundo comercial leve mais vendido do país, atrás apenas da irmã Strada. Chama a atenção o percentual de vendas diretas da picape. Das 38.460 unidades emplacadas neste ano, até o término de agosto, nada menos que 31.651 foram vendidas para pessoa jurídica, ou seja, 82%. No caso da compacta Strada, esse número é ainda mais expressivo, mostrando que a Fiat vem tratando com agressividade esse filão. Não por acaso, a marca lidera entre os comerciais leves, com 39% das vendas registradas até agosto.
Testamos a picape na versão intermediária Volcano, que perdeu o posto de topo de linha para a recém-lançada Ranch. A habitabilidade da Toro traz o mesmo conforto de um utilitário-esportivo. O banco do motorista conta com ajustes elétricos, incluindo o lombar.
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O acabamento é bom, com tapetes acarpetados, plástico de boa qualidade e tecido que forra o teto com bom aspecto. Entre o conteúdo de série, destaque para abertura e partida do veículo sem chave (apenas presencial), ar-condicionado digital de dupla zona, retrovisores com rebatimento elétrico, controles de tração e estabilidade, sistema multimídia, sensor de pressão dos pneus, assistente de partida em rampa, luz diurna e cornering light. O pacote de opcionais reforça a segurança com airbags laterais, de cortina e de joelho.
Para um veículo que dificilmente será usado para o trabalho pesado, a caçamba tem bom espaço, com grande volume, graças às extremidades mais altas, o que permite levar objetos maiores com a capota marítima fechada. Em contrapartida, a visibilidade traseira é deficiente, compensada pela câmera traseira e pelos sensores de estacionamento.
RODANDO De forma geral, o casamento do motor a diesel com o câmbio automático de nove velocidades é muito satisfatório. Quando o veículo está sobre superfície plana, a picape arranca de segunda marcha, de tão reduzida que é a primeira. Se o motorista não “deitar o pé” no acelerador, as trocas são feitas por volta das 2.000rpm, poupando combustível. Mas, se quiser acordar a fera, basta ultrapassar esta linha para ganhar desempenho rapidamente. A única coisa que este conjunto mecânico fica devendo é uma arrancada vigorosa.
Para quem gosta, é possível trocar marchas manualmente por aletas próximas ao volante. A transmissão ainda conta com tração integral sob demanda, 4x4 permanente e reduzida, tudo comandado por um seletor giratório no console.
CONCORRENTES O preço sugerido da Toro Volcano 2.0 diesel AT9 4x4 é de R$ 142.990. Com os opcionais listados, o preço sobe para R$ 155.280. Se levarmos em consideração apenas o porte, o concorrente direto da Toro é a Renault Duster Oroch. Porém, como este modelo não tem a opção de motor a diesel, só é possível compará-lo com a Toro flex. Se considerarmos o preço, a Toro a diesel está mais próxima das picapes médias. Pegando a versão mais básica das médias na configuração que reúne motor a diesel, câmbio automático, tração 4x4 e cabine dupla, encontramos como concorrentes a Chevrolet S10 2.8 LT (R$ 156.190), seguida pela VW Amarok 2.0 Trendline (R$ 158.690) e a Toyota Hilux 2.8 SR (R$ 160.490).
O preço médio dessas versões está muito próximo ao da unidade testada com seus opcionais. Todas essas médias trazem nível de equipamento parecido, porém inferior ao da Toro 2.0 Volcano.
CONECTIVIDADE O que mais chama a atenção no sistema Uconnect Touch Nav é a pequena tela tátil de cinco polegadas. Para se ter ideia, a própria tela de alta definição do painel de instrumentos tem sete polegadas. Nela é possível visualizar o velocímetro digital, computador de bordo, informações do veículo (como a pressão dos pneus), áudio e configurações. Já o sistema multimídia traz o básico, como telefonia e navegação nativa. As mídias disponíveis são rádio, duas entradas USB, uma auxiliar e o Bluetooth, que permite acessar conteúdo em streaming. Todas as funções trazem comandos por áudio.
FICHA TÉCNICA
MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, 1.956cm³ de cilindrada, a diesel, turbo, que desenvolve potência máxima de 170cv a 3.750rpm e torque máximo de 35,7kgfm a 1.750rpm
TRANSMISSÃO
Tração integral sob demanda, com opção de tração 4x4 e reduzida; e câmbio automático de nove marchas e opção de trocas manuais por aletas ou na própria alavanca
SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente, tipo McPherson, com braços oscilante fixados ao subchassi e barra estabilizadora; e traseira independente, tipo multilink, com barra estabilizadora/ 6,5 x 18 polegadas (liga leve) / 225/60 R18
DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica
FREIOS
A discos ventilados na frente e tambores na traseira, com ABS
CAPACIDADES
Tanque, 60 litros; capacidade de carga (passageiro e carga), 1.000kg; ângulo de entrada/saída, 24,2°/29°; peso (kg), 1.871
DIMENSÕES (AxBxCxDxE) (m) (*) 4,91x1,84x1,68x2,99x0,20
DESEMPENHO
Velocidade máxima, 188km/h; aceleração até 100km/h, 10 segundos;
consumo 9km/l na cidade e 11,2km/l na estrada
(*) A: comprimento; B: largura; C: altura; D: entre-eixos; e E: distância mínima do solo
EQUIPAMENTOS:
DE SÉRIE – Airbags frontais; freios ABS; controle de tração e estabilidade; cinto de segurança de três pontos e apoio de cabeça para todos os ocupantes; Isofix; faróis DRL; faróis de neblina com sistema cornering; assistente de partida em rampa; controle de descida; ar-condicionado digital de dupla zona; partida remota; controlador de velocidade de cruzeiro; banco do motorista com regulagem elétrica; apoia-braço central dianteiro com porta-objetos e traseiro com porta-copos; Keyless entry'n'go; vidros elétricos dianteiros e traseiros; volante com regulagem de altura e profundidade; volante revestido em couro com comandos do rádio e alavancas de seleção das marchas tipo borboleta; sensor de pressão dos pneus; central multimídia e seis alto-falantes; câmera de ré; computador de bordo; espelho nos para-sóis com iluminação; quadro de instrumentos com tela de sete polegadas; retrovisor interno eletrocrômico; retrovisores com ajuste e rebatimento elétricos; sensores de chuva e crepuscular; sensor de estacionamento traseiro; tapetes em carpete; barras longitudinais no teto; capota marítima; iluminação e revestimento da caçamba; ganchos para amarração de carga; porta-escadas; estepe temporário; rodas de liga leve de 18 polegadas.
OPCIONAL – Pack Deluxe (R$ 9.990), com teto solar, airbags laterais, de cortina e de joelho, bancos totalmente revestidos em couro preto; pintura perolizada (R$ 2.300).
Quanto custa?
A Fiat Toro Volcano 2.0 diesel AT9 4x4 tem preço sugerido de R$ 142.990. Com os opcionais listados, o preço da unidade testada sobe para R$ 155.280.
Notas (0 a 10)
Desempenho 8
Espaço interno 8
Caçamba 9
Suspensão/direção 9
Conforto/ergonomia 8
Itens de série/opcionais 8
Segurança 9
Estilo 9
Consumo 8
Tecnologia 8
Acabamento 8
Custo/benefício 7.