A Toyota Hilux fechou 2018 como a picape média mais vendida do Brasil, o que não é novidade há anos, respondendo por nada menos que 30% do segmento. O modelo está na oitava geração, lançada em 2015, e em agosto passou por reestilização leve e focada na dianteira, com a adoção de uma grade hexagonal cortada por três barras horizontais e para-choque com novo desenho. A picape também ganhou novos equipamentos. Testamos a versão SRV 2.7, com câmbio automático e tração nas quatro rodas, a topo de linha, equipada com motor flex.
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O banco do motorista tem ajustes elétricos, e o volante traz regulagem de altura e distância, oferecendo conforto ao condutor.
Ainda sobre a vida a bordo, a Hilux fica devendo espelho no para-sol do motorista e iluminação integrada ao espelho do passageiro. Por outro lado, todos os instrumentos são iluminados. O para-choque traseiro forma um degrau para acessar a caçamba, que tem 1,56m de comprimento e 1,64m de largura. A versão traz de série o protetor de caçamba, assim como ganchos, mas não existe iluminação para o compartimento de carga.
DESEMPENHO O motor tem bons números de torque e potência e, mesmo com as duas toneladas do veículo, o ganho de desempenho é rápido (não imediato) se a picape estiver vazia, e gradual caso esteja carregada. Boa parte dessa performance pode ser atribuída ao câmbio automático, que não vacila em reduzir marchas e manter o “pique” (leia-se jogar o giro do motor nas alturas) para vencer subidas ou fazer uma retomada.
Quando a situação permite, a gestão do câmbio mantém as rotações do motor baixas para poupar combustível.
CONCORRENTES O único concorrente que reúne as mesmas características mecânicas do modelo testado é a Chevrolet S10 LTZ 2.5 AT 4x4, com preço sugerido de R$ 136.890. A Hilux é cerca de R$ 4 mil mais cara, mas em compensação traz de série oito airbags (o modelo da Chevrolet oferece apenas dois), chave presencial, estribos e protetor de caçamba. Já a S10 se destaca pela partida remota do motor, capota marítima, direção com assistência elétrica, alerta de colisão e sensor de permanência na faixa.
CONECTIVIDADE
O Toyota Play traz tela tátil de sete polegadas e é um dos sistemas mais completos, oferecendo navegação GPS nativa e telefonia. A parte de mídias também é bem recheada, com destaque para TV digital e leitor DVD, além dos mais tradicionais rádio, CD Player/MP3, Bluetooth (com streaming), entradas USB e auxiliar. No display ainda é possível visualizar a imagem da câmera de ré, ajudando a estacionar a picape grandalhona.
FICHA TÉCNICA
MOTOR
Dianteiro, longitudinal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, 2.694cm³ de cilindrada, flex, que desenvolve potências máximas de 159cv (gasolina) e 163cv (etanol) a 3.400rpm e torque máximo de 25kgfm (g/e) a 4.000rpm
TRANSMISSÃO
Tração 4x2, 4x4 e reduzida; e câmbio automático de seis marchas
SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente, com braços duplos triangulares e barra estabilizadora; e traseira com eixo rígido e molas semielípticas de duplo estágio / 18 polegadas (liga leve) / 265/60 R18
DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica
FREIOS
A discos ventilados na frente e tambores na traseira, com ABS e EBD
CAPACIDADES
Tanque, 80 litros; capacidade de carga (passageiro e carga), 815kg
EQUIPAMENTOS
DE SÉRIE
Airbags frontais, laterais, de cortina e de joelho; freios com sistemas antiblocantes (ABS), distribuição de força e (EBD) e assistente de emergência (BAS); controle eletrônico de tração e estabilidade; assistente de reboque e de partida em rampa; acendimento automático dos faróis; faróis de neblina; luz de condução diurna; para-brisa degradê; ar-condicionado digital com saída de ar central para os bancos traseiros; banco do motorista com ajustes elétricos; computador de bordo; controle de velocidade de cruzeiro; sistema multimídia; chave presencial para destravamento das portas e partida do motor; retrovisor interno eletrocrômico; console central com porta-copos, porta-objetos e descansa-braço; bancos revestidos em couro; porta-objetos nas portas e sob o banco traseiro; compartimento refrigerado no painel; rodas de 18 polegadas; protetor de caçamba; estribos laterais; para-barros dianteiro e traseiro.
OPCIONAL
Não há.
Quanto custa?
A Toyota Hilux SRV 2.7 AT 4x4 é a versão de topo, equipada com motor flex e preço sugerido de R$ 140.990.
Notas (0 a 10)
Desempenho 8
Espaço interno 8
Caçamba 8
Suspensão/direção 7
Conforto/ergonomia 8
Itens de série/opcionais 8
Segurança 8
Estilo 8
Consumo 7
Tecnologia 8
Acabamento 8
Custo/benefício 7.