A concorrência entre as marcas premium alemãs – Mercedes-Benz, Audi e BMW – é tão acirrada, que é só uma lançar um modelo ou versão para a outra criar um veículo com a mesma proposta. Qual é a utilidade de ter na garagem um sedã compacto de 400cv de potência? Pois as três marcas oferecem produtos com esse perfil. Testamos o Audi RS 3 Sedan, versão nervosa do A3 inédita por aqui, lançada em 2018 junto com a tradicional carroceria Sportback. Mas vale lembrar que a família de compactos A3 não está longe de ganhar nova geração, então fique esperto pra não comprar uma batata quente, não sem um belo desconto.
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O quadro de instrumentos é digital, possibilitando várias configurações para informações como navegação e telefonia, com destaque para o modo esportivo (exclusivo da versão), que traz ao centro o relógio do conta-giros, com o velocímetro digital no meio. A versão também traz de exclusivo informações como Força G, tempo de volta e dados do motor (potência e torque instantâneos). O espaço interno é bom, mas o banco traseiro só oferece conforto para dois passageiros, já que o túnel do assoalho é volumoso. Ao menos há saídas de ar-condicionado exclusivas.
ACELERANDO Apesar da força bruta do motor 2.5 turbo – com 400cv de potência e 48,9kgfm de torque –, o RS 3 é um carro dócil na cidade, sem susto em situações em que é necessário dosar melhor a aceleração. Mas esse carrinho nasceu mesmo foi pra voar baixo, até mesmo em pistas de corrida, para quem tem paciência com o ambiente de um track day. O ronco grave do motor de cinco cilindros é o melhor da festa, se manifestando nas esticadas, trocas de marcha e reduções.
A transmissão é à prova de críticas: câmbio automatizado de dupla embreagem de sete marchas, com opção de trocas manuais por shift paddles, e tração integral quattro, com distribuição variável de potência. Isso pode ser traduzido em performance e estabilidade. O RS 3 anda sobre trilhos. A suspensão é 2,5cm mais baixa que o modelo convencional, exigindo baixa velocidade sobre piso irregular e cautela em rampas. A suspensão traseira multilink reforça a estabilidade desse foguetinho, ao mesmo tempo em que tem bom compromisso com o conforto, o que não é prioridade em um veículo tão veloz.
CONCORRENTES Para começo de conversa, os concorrentes do RS 3 têm estilos bastante diferentes. Enquanto o representante da Audi é um sedã legítimo, com três volumes bem definidos, o BMW M2 Competition é um sedã de duas portas com pretensão de cupê (pelo teto arqueado), e o Mercedes-Benz AMG CLA 45 4MATIC é quase um cupê de quatro portas. Quanto ao desempenho, o três são bólidos realmente esportivos, dignos de seus sobrenomes (RS, M e AMG). O representante da BMW se destaca pelo torque, com cerca de 8kgfm a mais. Já o Mercedes-AMG tem motor “menor”, porém, mais econômico.
O modelo testado é um meio-termo quanto à performance, mas é o menos caríssimo. Em compensação, é o menos equipado, com destaque para a chave presencial, vários airbags, freio de estacionamento elétrico com auto hold, teto solar, multimídia com GPS. Por módicos R$ 5 mil (troco de bala perto do preço do carro), acrescentam-se “autonomices” como controle de velocidade de cruzeiro adaptativo (ACC) e Pre-Sense frontal.
CONECTIVIDADE
O sistema multimídia do Audi RS3 funciona integrado entre o virtual cockpit (painel de instrumentos digital com tela de 12,3 polegadas) e a tela central. Além de navegação nativa, a central oferece telefonia e interface com o smartphone. São várias mídias disponíveis e o sistema de som da Bang & Olufsen despeja 750 watts de potência. A maioria das funções pode ser comandada por voz.
FICHA TÉCNICA
MOTOR
Dianteiro, transversal, cinco cilindros em linha, 20 válvulas, 2.480cm³ de cilindrada, com turbo, injeção direta de gasolina, que desenvolve potência máxima de 400cv de 5.850rpm a 7.000rpm e torque máximo de 48,9kgfm de 1.700rpm a 5.850rpm
TRANSMISSÃO
Tração integral, com câmbio automatizado de dupla embreagem (DSG) de sete velocidades
SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente, tipo McPherson; e traseira Multilink /de liga leve com 19 polegadas /255/30 R19 na dianteira e 235/35 R19 na traseira
DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica
FREIOS
A discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com sistema ABS
CAPACIDADES
Do tanque, 55 litros; do porta-malas, 315 litros; e de carga útil (passageiros mais bagagem), 450 quilos
DIMENSÕES (A x B x C x D) (m) (*)
4,47x1,80x1,39x2,63
PESO (kg)
1.515
PERFORMANCE (**)
Velocidade máxima, 250km/h; Aceleração até 100km/h, 4,1 segundos
CONSUMO (km/l) (***)
Cidade, 7,6(g); estrada, 9,9(g)
CONCORRENTES
BMW M2 Competition: potência, 410cv; torque, 56kgfm; dimensões, 4,46x1,85x1,41x2,69; peso, 1.575kg; porta-malas, 390 litros; velocidade máxima, 280km/h; aceleração, 4,2 segundos; consumo urbano, 7,7km/l; consumo rodoviário, 9,3km/l; preço, R$ 385.950.
Mercedes-Benz AMG CLA 45 4MATIC: potência, 381cv; torque, 48,4kgfm; dimensões, 4,66x2,03x1,41x2,70; peso, 1.585kg; porta-malas, 470 litros; velocidade máxima, 250km/h; aceleração, 4,2 segundos; consumo urbano, 8,4km/l; consumo rodoviário, 11,6km/l; preço, R$ 364.900.
(*) A: comprimento; B: largura; C: altura; e D: distância entre-eixos
(**) Dados dos fabricantes
(***) Dados do Inmetro
(g) gasolina; (e) etanol
ND: Não disponível
EQUIPAMENTOS
DE SÉRIE
Airbags frontais, laterais dianteiros e de cortina; controle eletrônico de estabilidade; suporte Isofix e Top Tether; sensor de estacionamento traseiro e dianteiro; faróis Full LED; assistente para luz alta; lanternas em LED; lavadores dos faróis; luzes de condução diurna em LED; sensores de luz/chuva; indicação de controle da pressão dos pneus; retrovisor interno antiofuscante; retrovisores externos eletricamente ajustáveis e rebatíveis; alarme antifurto; ar-condicionado digital de duas zonas; Keyless-entry; teto solar panorâmico; bancos dianteiros esportivos revestidos em couro e com apoio lombar; revestimento do teto na cor cinza escuro; acabamento interno em carbono; volante esportivo com base reta, em couro, multifuncional e com shift-paddles; pacote de luzes; Audi virtual cockpit; rádio MMI Plus com navegação; freio de estacionamento eletromecânico com função Auto Hold; Audi drive select; pinças de freio na cor vermelha; escapamento esportivo RS; acabamento externo em preto high gloss; capa do retrovisor na cor preta; spoiler traseiro; controle de cruzeiro; e proteção adicional inferior do motor.
OPCIONAL
Controle de velocidade de cruzeiro adaptativo (ACC) com função Stop&Go e Pre-Sense frontal (R$ 5 mil).
QUANTO CUSTA
O Audi RS 3 tem preço sugerido de R$ 357.990. Com o pacote de opcionais, a unidade testada custa R$ 362.990.
Notas (0 a 10)
Desempenho 10
Espaço interno 8
Porta-malas 8
Suspensão/direção 9
Conforto/ergonomia 7
Itens de série/opcionais 7
Segurança 9
Estilo 8
Consumo 8
Tecnologia 9
Acabamento 9
Custo/benefício 7