Vrum

Hyundai HB20S 1.0 TGDI Diamond Plus

Gosta de sedãs? Versão de topo do HB20S tem bom desempenho, mas preço é salgado

Teto com descaída acentuada e traseira curta conferem aspecto elegante ao sedã - Foto: Adriano Sant' Ana/EM/D. A Press
O Hyundai HB20S passou pelas mesmas modificações visuais que foram feitas no hatch, e traz a frente igual, detalhe que gerou muita polêmica desde o lançamento dos modelos. Mas no conjunto, o sedã tem desenho mais equilibrado e harmônico, graças à traseira de linhas mais leves. Testamos a versão topo de linha, equipada com a melhor opção em termos de conjunto mecânico, que traz o motor 1.0 turbo e câmbio automático de seis marchas. O sedã é espaçoso e tem boa lista de equipamentos de série, mas o preço é salgado, fator que pesa na hora de encarar a concorrência.


O HB20S pode ser enquadrado no segmento de sedãs compactos premium, onde tem como principais concorrentes o também novo Chevrolet Onix Plus, o VW Virtus, o Fiat Cronos e o Toyota Yaris. Como os lançamentos são recentes, ainda está cedo para medir o desempenho de Onix Plus e HB20S no mercado, já que o modelo da Chevrolet mudou de nome e carrega o volume do “falecido” Prisma. De qualquer forma, o sedã da Hyundai vai ter que mostrar seus dotes para melhorar sua posição no ranking.

No painel, plástico duro de boa qualidade, multimídia com tela tátil flutuante e comandos à mão - Foto: Adriano Sant' Ana/EM/D. A Press
Para isso, a nova geração do HB20S chega com a mesma plataforma que vinha sendo usada antes, mas com reforços estruturais e aumento nas dimensões, como na distância entre-eixos, que cresceu 3cm. Além disso, o modelo tem a mesma frente do hatch, que não agradou muito os fãs do HB20 por ter a grade dianteira em formato que sugere um aspecto triste, pra baixo. Nesta versão topo de linha, a Diamond Plus, o sedã traz detalhes cromados na frente e faróis com um projetor e assinatura de LED.
As maçanetas também são cromadas, assim como o friso na base da moldura das janelas.

A partir da coluna C, começam as principais diferenças entre o hatch e o sedã. Visto de lado, o HB20S tem vidro traseiro mais inclinado, a terceira coluna mais larga e a traseira bem curta. Na quina da tampa do porta-malas uma saliência sugere um discreto defletor de ar. Mas o ponto forte ali está nas lanternas, que ganharam novo desenho e agora ficam rentes à carroceria, e não mais pronunciadas. O detalhe é que as lanternas não usam LEDs. Mas, no geral, a traseira ficou mais limpa e elegante, formando um conjunto um pouco mais harmônico com o restante do carro.

Porta-malas tem volume de 475 litros - Foto: Adriano Sant' Ana/EM/D. A Press
ESPAÇO O porta-malas tem abertura interna e na chave, e com seus 475 litros não chega a ser o maior do segmento, mas oferece um bom volume. O detalhe ali é que a tampa do compartimento usa as alças do tipo pescoço de ganso, que comprometem parte do espaço, e ainda trazem o chicote elétrico exposto, demonstrando falta de zelo no acabamento.
Mas não para por aí. Falta revestimento em parte do lado interno da tampa e na parte superior do porta-malas, que tem apenas uma pintura fosca precária. O estepe de emergência fica dentro do compartimento de bagagem.

A versão testada conta com rodas de liga leve de 15 polegadas e chave presencial, que pode permanecer no bolso. Mas para abrir a porta não basta encostar na maçaneta, é preciso apertar um pequeno botão ali instalado. O no lado de dentro o sedã mostra que está apto a atender às necessidade de uma família pequena. Os bancos dianteiros são confortáveis, apoiam bem as pernas, contam com abas laterais no assento e no encosto, e o do motorista tem ajuste de altura, mas não conta com a regulagem lombar.

Espaço no banco traseiro é bom - Foto: Adriano Sant' Ana/EM/D. A Press
O banco traseiro também tem assento que apoia bem as pernas e traz a vantagem de ter o túnel baixo no assoalho ao centro, sobrando mais espaço para as pernas de quem viaja ali. Mas, considerando o espaço para os ombros, três adultos ficam apertados no banco traseiro. O ideal com conforto são duas pessoas.
Não tem saída de ar-condicionado e nem entrada USB pra quem senta ali. Apesar disso, o banco traseiro conta com três cintos de segurança retráteis, três apoios de cabeça, sistema Isofix de fixação de cadeiras infantis e iluminação central no teto.

Para ligar o carro, basta apertar o botão start/stop. O volante conta com ajuste de altura e distância, além de ser revestido em couro, ter boa pega e comandos para o som, celular, controlador de velocidade, e aletas para mudanças de marchas. O ar-condicionado tem painel com tela digital, mas não especifica a temperatura escolhida. O painel é igual ao do hatch, com conta-giros analógico e tela digital com velocímetro, computador de bordo e indicador de marcha engatada. O detalhe é que o computador de bordo é acessado por uma pequena haste no painel, atrás do volante, o que não é muito prático. O acabamento interno traz couro perfurado em cinza nos bancos e em detalhes nas portas. O painel é revestido com plástico duro, mas de boa qualidade, além de trazer uma faixa em preto brilhante.

Lanternas traseiras têm novo desenho e agora ficam rente à carroceria - Foto: Adriano Sant' Ana/EM/D. A Press
DIRIGINDO O sedã compacto é equipado com o motor 1.0 turbo, que ganhou injeção direta de combustível. Tem bom torque em baixas rotações e reage rápido às acelerações. Proporciona bom desempenho, com boas retomadas de velocidade na estrada, além de garantir agilidade no trânsito urbano.
Ele trabalha em conjunto com o câmbio automático de seis marchas, que foram bem escalonadas, favorecendo o melhor aproveitamento da força do motor. E as trocas de marchas acontecem de forma suave, sem trancos e sem mudanças desnecessárias. O câmbio não tem a opção S para um modo esportivo, mas as trocas de marchas podem ser feitas manualmente na alavanca ou nas aletas atrás do volante, deixando o sedã mais ágil. Em nosso percurso misto de teste (cidade/estrada), o computador de bordo acusou consumo de 10,5km/l com etanol.

A direção do sedã foi bem calibrada, com cargas bem definidas para baixas e altas velocidades, além de bom diâmetro de giro. A câmera de ré e o sensor de estacionamento compensam a a visibilidade traseira ruim. As suspensões são bem equilibradas, garantindo conforto de marcha ao filtrar as irregularidades do solo e boa estabilidade em curvas, com pouca inclinação da carroceria. Os freios com discos na frente e tambores atrás, com o auxílio da eletrônica, atuaram de forma eficiente.

- Foto: Adriano Sant' Ana/EM/D. A Press
Do lado esquerdo do motorista teclas permitem ativar ou desativar o start/stop, que desliga o motor em paradas; o controle de manutenção de faixa, que emite avisos sonoro e luminoso; o controle de estabilidade; e o alerta de colisão frontal com frenagem de emergência.

O Hyundai HB20S Diamond Plus é a versão mais completa do modelo e, portanto, é bem equipada, tem bom acabamento e bom desempenho, mas cobra caro por isso. Se for comparado aos concorrentes que usam conjunto mecânico semelhante – Chevrolet Onix Plus e VW Virtus –, o modelo da marca coreana se equilibra em números e conteúdo, mas figura entre os mais caros. Neste segmento é preciso comparar todos os detalhes e fazer contas para não errar na escolha. Mas o HB20S está na briga e tem fortes argumentos que podem te convencer.


CONECTIVIDADE

A versão Diamond Plus do novo Hyundai HB20S é a mais completa e vem equipada com central multimídia blueMedia, com tela tátil flutuante de oito polegadas, conectividade com smartphone por Apple CarPlay e Android Auto, conexão Bluetooth com streaming de áudio, acesso à agenda e histórico de chamadas, além de MP3 Player.
No console, duas entradas USB, sendo uma para recarga rápida do celular, uma entrada auxiliar e uma tomada 12V. Mas não tem USB para os passageiros do banco traseiro. No volante, comandos do áudio, do controlador de velocidade, de acesso ao celular, do alerta de mudança de faixa e Bluetooth. A navegação é feita por meio de aplicativos e a tela projeta a imagem da câmera de ré com boa definição. O sistema traz teclas físicas para algumas funções, mas também funciona por comando de voz.



FICHA TÉCNICA

MOTOR
Dianteiro, transversal, três cilindros em linha, 12 válvulas, 998cm³ de cilindrada, flex, turbo, que desenvolve potência máxima de 120cv (com gasolina e etanol) a 6.000rpm e torques máximos de 17,5kgfm (g/e) a 1.500rpm

TRANSMISSÃO
Tração dianteira, com câmbio automático de seis velocidades com trocas manuais sequenciais

SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente tipo McPherson, com barra estabilizadora; e traseira, semi-independente, com eixo de torção/ de liga leve de 5,5 x 15 polegadas/185/60 R15

DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica progressiva

FREIOS
Com discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS e EBD

CAPACIDADES
Do tanque, 50 litros; e de carga útil (passageiros mais bagagem), 420 quilos



EQUIPAMENTOS
- Foto: Adriano Sant' Ana/EM/D. A Press
DE SÉRIE
Faróis com projetor e light guide de LED, lanternas Clear Vision, maçanetas externas cromadas, retrovisores com repetidores laterais, rodas de liga leve diamantadas de 15 polegadas, faróis de neblina dianteiros com projetor, antena barbatana, painel de instrumentos com tela digital Supervision Cluster Evolution, bancos revestidos em couro sintético de microfibra cinza lunar, volante revestido em couro, airbags frontais e laterais, ABS com EBD, fixação Isofix com Top Tether para cadeirinha de bebê, coluna de direção colapsável, alarme volumétrico com sensor de inclinação, controle de estabilidade (ESP), controle de tração (TCS), sinalização de frenagem de emergência (ESS), assistente de partida em rampa (HAC), monitoramento de pressão dos pneus (TPMS), sistema de alerta e frenagem autônomo, alerta de mudança de faixa, ar-condicionado digital, direção elétrica progressiva, vidros elétricos dianteiros e traseiros com funções one touch e antiesmagamento, travas elétricas nas portas e porta-malas com comandos na chave, chave presencial smart key com telecomando de travamento das portas e porta-malas, partida do motor por botão, retrovisores externos com ajuste elétrico, banco do motorista com regulagem de altura, volante com regulagem de altura e profundidade, sensor de estacionamento traseiro, USB para carregamento rápido de celular, piloto automático com comandos no volante, câmera de ré, monitoramento da traseira via câmera (DRVM), alavancas no volante para troca de marchas (Smart Shift), sistema Stop & Go de parada e partida automática do motor, limitador de velocidade, central multimídia blueMedia com tela tátil flutuante de oito polegadas, conectividade com smartphone Apple CarPlay e Google Android Auto, conexão Bluetooth com streaming de áudio, acesso à agenda e histórico de chamadas, MP3 player, conexões USB e comandos de áudio e Bluetooth no volante.

OPCIONAIS
Pintura metálica e perolizada



QUANTO CUSTA
O Hyundai HB20S 1.0 TGDI Diamond tem preço sugerido de R$ 76.890. Já a versão testada, a Diamond Plus, mais completa, sobe para R$ 81.290, e com pintura metálica vai a R$ 82.240.



Notas (0 a 10)
Desempenho 9
Espaço interno 8
Porta-malas 8
Suspensão/direção 8
Conforto/ergonomia 7
Itens de série/opcionais 8
Segurança 9
Estilo 8
Consumo 8
Tecnologia 8
Acabamento 8
Custo/benefício 8.