Leia Mais
Novo Chevrolet Tracker 1.2 turbo promete incomodar a concorrênciaNovo Renault Duster continua defasado em relação aos concorrentesX-Tudo: confira o teste da versão mais equipada do novo Chevrolet OnixNova Mitsubishi L200 Triton Sport é lançada a partir de R$ 188.990Testamos a nova Fiat Strada Endurance, versão de trabalho da picapeFiat lança nova picape Strada com preços a partir de R$ 63.590Para se dar bem no fora de estrada, há tração 4x4 e reduzida. Os pneus de uso misto tendem para o off-road, garantindo uma melhor tração nesta superfície, mas ao mesmo tempo sacrifica um pouco do conforto de rodagem e aumenta o ruído. Mais desconforto vem das suspensões, típico de toda picape média, projetadas para trabalhar com peso. A direção tem assistência elétrica, leve durante as manobras e firme em alta velocidade.
Com proposta aventureira e posicionamento intermediário na gama de versões, a Ranger Storm tem apenas uma concorrente direta. Trata-se da Nissan Frontier Attack 2.3 Diesel AT7 4x4 (R$ 169.890). Apesar de ser um pouco mais cara, a picape da Nissan oferece menos equipamentos: apenas dois airbags, rodas de 16 polegadas e ar-condicionado analógico. Também faz falta na Frontier Attack o santantônio, sendo que ela traz apenas um rack de teto, bem menos usual. Para não falar que a concorrente não tem nada melhor, o assento traseiro conta com saída de ar-condicionado, o que é uma grande vantagem.
CONECTIVIDADE
A Ranger Storm está equipada com o sistema Sync 3, que funciona a partir de uma tela tátil de 8 polegadas. Porém esta versão não inclui navegação nativa por GPS. Para tapar esse buraco, é possível espelhar o smartphone (pelo Apple CarPlay ou Android Auto), o que permite o uso de aplicativos como o Waze. As mídias oferecidas são leitor de CD, rádio, Bluetooth (com streaming) e entradas USB. Também há função de telefonia. O volante traz um excesso de botões, mas as principais funções também podem ser acionadas por comando de voz.
FICHA TÉCNICA
MOTOR (*)
Dianteiro, longitudinal, cinco cilindros em linha, 20 válvulas, 3.198cm³ de cilindrada, turbodiesel, que desenvolve potência máxima de 200cv a 3.000rpm e torque máximo de 47,9kgfm a 2.500rpm
TRANSMISSÃO (*)
Tração 4x4 com reduzida e câmbio automático de seis marchas, com opção de troca manual
SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS (*)
Dianteira, independente com molas helicoidais e barra estabilizadora; e traseira do tipo eixo rígido, com feixe de molas longitudinais / 17 polegadas (liga leve) / 265/65 R17 de uso misto
DIREÇÃO (*)
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica
FREIOS (*)
A discos ventilados na frente e tambores na traseira, com ABS nas quatro rodas e EBD
CAPACIDADES (*)
Do tanque, 80 litros; caçamba, 1.180 litros; e de carga útil (passageiros mais bagagem), 1.040 quilos
DIMENSÕES (*)
Comprimento, 4,35m; largura, 1,97m; altura, 1,82m; e distância entre-eixos, 3,22m; altura em relação ao solo, 23cm
ÂNGULOS (*)
De entrada, 28 graus; de saída, 27 graus
PESO (*)
2.230 quilos
CONSUMO (**)
Cidade: 8,4km/l
Estrada: 9,4km/l
(*) Dados dos fabricantes
(**) Dados do Inmetro
(g) gasolina (e) etanol
EQUIPAMENTOS
DE SÉRIE
Pacote visual Storm (grade dianteira personalizada, adesivos exclusivos, alargadores de para-lamas, capa dos retrovisores na cor preta, estribos, faróis e lanternas escurecidos, santantônio exclusivo); airbags frontais, laterais, de cortina e joelhos; alarme; assistente de partida em rampas; assistente em frenagem de emergência; barras de proteção laterais; controle adaptativo de carga; controle anticapotamento; controle em descidas; controle de oscilação de reboque; controle eletrônico de estabilidade e tração; farol de neblina; freios ABS com EBD; Isofix; chave programável com funções de segurança; sistema Ford antifurto; retrovisores com ajustes elétricos; sensores de estacionamento traseiros; tampa traseira com assistente de abertura e fechamento; trava da tampa da caçamba com chave; trava elétrica das portas; ganchos para reboque; ganchos na caçamba; iluminação de caçamba; para-barros; protetor da caixa de transferência, cárter e tanque de combustível; ajuste de altura e lombar do banco do motorista; ajuste de altura do volante; aquecedor; ar-condicionado digital de dupla zona; console central com compartimento climatizado; console de teto com porta óculos; descansa braço integrado ao console central; desembaçador do vidro traseiro; para-sol do passageiro com espelho; tapetes de borracha; vidro elétrico tipo um toque para o motorista; piloto automático; câmera de ré; chave canivete com controle remoto; sistema multimídia Sync 3 com tela de 8 polegadas.
OPCIONAL
Pintura branco Ártico (R$ 800).
Quanto custa?
A Ford Ranger Storm 3.2 Diesel AT6 4x4 com cabine dupla tem preço sugerido de R$ 161.690. Com o opcional listado, a unidade testada custa R$ 162.490.
Notas (0 a 10)
Desempenho 8
Espaço interno 8
Caçamba 7
Suspensão/direção 7
Conforto/ergonomia 7
Itens de série/opcionais 7
Segurança 9
Estilo 9
Consumo 7
Tecnologia 9
Acabamento 7
Custo/benefício 8.