Lançada em 1996, a primeira geração da Fiat Strada fecha seu ciclo como a picape mais vendida do país graças a um conjunto de características que atendiam a demanda de quem precisava de um utilitário compacto. A nova geração do modelo quer ampliar sua participação junto a um usuário que busca um veículo para o acompanhar em pequenas aventuras, nem que seja “pedalar” em uma estrada de terra próxima à cidade, nada muito diferente da antiga versão Adventure. Este é o perfil da nova versão de topo Volcano, a primeira escolhida para teste.
Leia Mais
Fiat lança nova picape Strada com preços a partir de R$ 63.590Caoa Chery Arrizo 6 é lançado com preço promocional de R$ 98.400Novo Chevrolet Tracker 1.2 turbo promete incomodar a concorrênciaConfira nossa experiência com uma Fiorino Trekking 1996 do acervo da FiatEncontro de gerações: Nova Fiat Strada x Picape Fiorino Trekking 1996Nova Mitsubishi L200 Triton Sport é lançada a partir de R$ 188.990Testamos a nova Fiat Strada Endurance, versão de trabalho da picapeNova Chevrolet S10 chega com visual modernizado e Wi-Fi nativo, a partir de R$ 125.390Que mancada! Novo Peugeot 208 será oferecido no Brasil apenas com motor 1.6 aspiradoConfira o teste do Volkswagen Nivus Highline 200 TSI, a versão topo de linhaApesar de ter um projeto novo, a suspensão manteve a configuração robusta que ajudou a fazer o nome do modelo, e ainda traz boa relação entre conforto e estabilidade.
CONCORRENTE A única concorrente direta da Strada de cabine dupla é a Volkswagen Saveiro. Sua versão de topo, Cross 1.6 CD, também é estupidamente cara: R$ 91.350. Mesmo derivada do jurássico Gol, seu design ainda é atraente. Apesar de também carregar até cinco ocupantes (bem apertados!), a picapinha da VW não traz a praticidade das quatro portas. A lista de itens também é extensa, porém, a Saveiro fica devendo airbags laterais, faróis de LED e controle de tração.
CONECTIVIDADE
A Strada foi o modelo escolhido para a estreia da nova central multimídia desenvolvida pela FCA. A principal novidade é o espelhamento com smartphones (pelo Android Auto ou Aplle Carplay) sem cabo, mas a funcionalidade não está disponível para qualquer aparelho. Assim, você pode usar aplicativos do seu telefone, como de música ou navegação, mas sempre limitado ao sinal da sua operadora e o pacote de dados. O sistema também permite parear via Bluetooth dois telefones ao mesmo tempo. Porém, a tela tátil de sete polegadas disponível na Strada já não impressiona. A navegação pelas funções disponíveis é intuitiva, sendo possível deslizar a tela para os lados (“flipar”), como em um smartphone, além de personalizar o ambiente e criar perfis de usuários. As mídias disponíveis são rádio, Bluetooth, duas entradas USB e uma auxiliar. A central ainda oferece telefonia, computador de bordo, câmera de ré e configurações do veículo.
FICHA TÉCNICA
MOTOR (*)
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, oito válvulas, 1.332cm³ de cilindrada, flex, que desenvolve potências máximas de 101cv a 6.000rpm (gasolina) e 109cv a 6.250rpm (etanol) e torques máximos de 13,7kgfm (g) e 14,2kgfm (e) a 3.500rpm
TRANSMISSÃO (*)
Câmbio manual de cinco marchas e tração dianteira
SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS (*)
Dianteira, independente, McPherson, com barra estabilizadora; e traseira do tipo eixo rígido, com feixe de molas longitudinais / 6 x 15 polegadas / 205/60 R15 de uso misto
DIREÇÃO (*)
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica
FREIOS (*)
A discos ventilados na frente e tambores na traseira, com ABS nas quatro rodas e EBD
CAPACIDADES (*)
Do tanque, 55 litros; caçamba, 844 litros; e de carga útil (passageiros mais bagagem), 650 quilos
DIMENSÕES (*)
Comprimento, 4,48m; largura, 1,73m; altura, 1,59m; e distância entre-eixos, 2,73m; altura em relação ao solo, 21cm
ÂNGULOS (*)
De entrada, 23 graus; de saída, 28 graus
PESO (*)
1.174 quilos
DESEMPENHO (*)
Velocidade máxima: 165km/h (g)/ 168,4km/h (e)
0 a 100km/h: 12,4s (g)/ 11,2s (e)
CONSUMO (**)
Cidade: 12,1km/l (g); 8,4km/l (e)
Estrada: 13,3km/l (g); 9,4km/l (e)
(*) Dados dos fabricantes
(**) Dados do Inmetro
(g) gasolina (e) etanol
EQUIPAMENTOS
DE SÉRIE
Airbags frontais e laterais; freios ABS com EBD; Isofix; controle eletrônico de estabilidade; E-Locker – controle de tração avançado; câmera de ré; assistente de partida em rampa; ar-condicionado; bancos revestidos em couro e tecido; travas elétricas; vidros elétricos; retrovisores com ajustes elétricos; chave com telecomando; computador de bordo; console central com porta-objetos e porta-copos; espelho no para-sol para motorista e passageiro; porta-luvas iluminado; volante em couro com ajuste de altura; barras longitudinais no teto; capota marítima; revestimento do vão de carga; santantônio; rodas de liga leve de 15 polegadas; pneus de uso misto; luzes de rodagem diurna; moldura dos para-lamas; para-choque traseiro com estribos antiderrapantes; iluminação da caçamba; porta-escadas; sensor de estacionamento traseiro; faróis em LED; faróis de neblina; ganchos para amarração de carga na caçamba; grade de proteção no vidro traseiro; suspensão elevada; protetor de cárter; sensor de pressão dos pneus; central multimídia com tela de sete polegadas.
OPCIONAL
Pintura metálica (R$ 2.300)
Quanto custa?
Versão de topo da picape, a Fiat Strada Volcano 1.3 cabine dupla 2021 tem preço sugerido de R$ 79.990. Com o opcional listado a unidade testada custa R$ 82.290.
Notas (0 a 10)
Desempenho 7
Espaço interno 7
Caçamba 8
Suspensão/direção 9
Conforto/ergonomia 8
Itens de série/opcionais 8
Segurança 8
Estilo 9
Consumo 9
Tecnologia 8
Acabamento 7
Custo/benefício 7
FIAT STRADA 1.3 VOLCANO x CONCORRENTE
VW SAVEIRO CROSS 1.6 – A picape compacta da Volkswagen é equipada com motor 1.6 flex, que desenvolve potências de 110cv (g) e 120cv (e) e torques de 15,8kgfm (g) e 16,8kgfm (e).