




RODANDO O antigo motor 1.6 tem desempenho apenas ok, o que destoa do visual esportivo do novo 208. Na cidade, os 118cv de potência e 15,4kgfm de torque (valores com o uso do etanol) permitem levar o veículo com agilidade. O câmbio automático de seis marchas visa a economia de combustível, trabalhando sempre com rotações baixas. Mas sua gestão é esperta, e não vacila para reduzir marchas quando o pedal direito é provocado. Já na estrada, o desenvolvimento do veículo é gradual, o que pode ser abreviado usando o modo esportivo, que mantém as rotações alta, o que também eleva muito o consumo de combustível.
Impossível não trazer à tona novamente, principalmente na avaliação desta versão de topo (e cara!), que o motor ideal para o novo 208 seria o 1.2 turbo Puretech, com 130cv e 23,4kgfm. A título de comparação, a aceleração até os 100/km desse motor é de 8,7 segundos, enquanto o motor 1.6 flex leva 12 segundos para fazer o mesmo. Voltando ao nosso veículo, a suspensão oferece confiança nas curvas, sem sacrificar o conforto. Já a direção tem peso adequado para casa situação.

Assim, principalmente pelo fator preço, o Volkswagen Nivus pode ser um concorrente semelhante ao novo 208. Sua versão de topo Highline já custa R$ 99.950 e também traz itens semi-autônomos como controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática de emergência e freio pós-colisão. Um fator que certamente contribuiu para que os compactos atingissem esses preços foi o fim do segmentos dos médios, que atualmente tem apenas o Cruze Sport6, que por sua vez também permite que a Chevrolet o comercialize a partir de R$ 108 mil.
CONECTIVIDADE
O novo 208 traz central multimídia com tela tátil de 7 polegadas. Mesmo na versão de topo Griffe, seu conteúdo é bem básico, com destaque para o espelhamentos do smartphone via cabo, pelo Apple CarPlay e Android Auto. As mídias disponíveis são rádio, Bluetooth e duas entradas USB. A central ainda conta com telefonia integrada. O carregamento do telefone pode ser feito por indução (sem cabo) em um nicho do painel. O volante traz comandos para rádio e Bluetooth.
FICHA TÉCNICA

MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, 1.587cm³ de cilindrada, flex, que desenvolve potências máximas de 115cv (gasolina) e 118cv (etanol) a 5.750rpm, e torque máximo de 15,4kgfm a 4.750rpm (g) ou a 4.000rpm (e)
TRANSMISSÃO
Tração dianteira, com câmbio automático de seis velocidades
SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente, pseudo-McPherson, com barra estabilizadora; e traseira tipo travessa deformável, com barra estabilizadora / de liga leve, com 16 polegadas / 195/55 R16
DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica variável
FREIOS
A discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS e distribuição eletrônica de frenagem
CAPACIDADES
Do tanque, 47 litros; porta-malas, 265 litros; e de carga útil (passageiros mais bagagem), ND
DIMENSÕES
Comprimento, 4,05m; largura, 1,73m; altura, 1,45m; e distância entre-eixos, 2,53m; altura em relação ao solo, 17,4cm
PESO
1.178 quilos
DESEMPENHO
Velocidade máxima: 190km/h (g/e)
0 a 100km/h: 12,6s (g)/12s (e)
CONSUMO (*)
Cidade: 10,9km/l (g); 7,5km/l (e)
Estrada: 13,1km/l (g); 9km/l (e)
Dados dos fabricantes
(*) Dados do Inmetro
ND: Não disponível
(g) gasolina (e) etanol
EQUIPAMENTOS

DE SÉRIE
Airbags dianteiros, laterais e de cortina; controle eletrônico de estabilidade; Isofix; cintos de segurança de três pontos e apoios de cabeça para todos os passageiros; limpador e desembaçador do vidro traseiro; alerta de colisão; frenagem de emergência automática; auxílio de farol alto; reconhecimento de sinalização de velocidade; detector de fadiga; alerta e correção de permanência em faixa; sensor de chuva; sensores de estacionamento traseiro; câmera de ré; câmera 180 graus; regulador e limitador de velocidade; luzes DRL; Peugeot i-Cockpit 3D; volante de diâmetro reduzido com regulagem de altura e distância; bancos em Alcantara; computador de bordo; chave presencial; alarme perimétrico; carregamento do smartphone por indução; ar-condicionado digital; teto de vidro panorâmico; vidros elétricos; retrovisores com comandos elétricos; apoio de braço no banco do motorista; banco do motorista com regulagem em altura; banco traseiro com rebatimento integral; auxílio de partida em subidas; sistema multimídia.
OPCIONAIS
Pintura perolizada(R$ 1.890).
Quanto custa?

NOTAS (0 a 10)
Desempenho 7
Espaço interno 7
Porta-malas 6
Suspensão/direção 8
Conforto/ergonomia 8
Itens de série/opcionais 8
Segurança 9
Estilo 9
Consumo 8
Tecnologia 9
Acabamento 8
Custo/benefício 7
PEUGEOT 208 x CONCORRENTE
VW NIVUS HIGHLINE 1.0 TSI – O hatch aventureiro da Volkswagen é equipado com motor 1.0 turbo, que desenvolve potências de 116cv (g) e 128cv (e), e torque de 20,4kgfm (g/e). O Nivus tem 4,26m de comprimento, 1,75m de largura, 1,49m de altura e 2,56m de distância entre-eixos. O porta-malas tem volume de 415 litros. O peso é de 1.199 quilos. O hatchback atinge a velocidade máxima de 189km/h (e) e aceleração até os 100km/h em 10 segundos. O consumo na cidade é de 10,7km/l (g) e 7,7km/l (e). Na estrada, o consumo é de 13,2km/l e 9,4km/l (e). A versão tem preço sugerido de R$ 99.950.