Se com a extinção das peruas compactas a escolha natural para quem precisa de um veículo que alie bom espaço interno e porta-malas mora no segmento dos SUVs (ainda que nem todos entreguem estas características), as opções são bem menores para quem precisa de um veículo com sete lugares. Destinada a esse usuário, testamos a Chevrolet Spin 1.8 Premier, vendida a partir de R$ 97.290. Apesar de estar longe de ser barata, a minivan é a opção mais acessível a oferecer a terceira fileira de bancos.
A BORDO Outras características deixam a desejar em um veículo com a proposta da Spin, como os porta-trecos das portas muito rasos e o porta-luvas pequeno. Para o motorista, o volante tem regulagem apenas em altura, a telinha do quadro de instrumentos não tem velocímetro digital e o comando da regulagem dos retrovisores fica mal posicionado, próximo à coluna A. Ao menos a maioria dos comandos internos são iluminados, facilitando o manuseio durante a noite. O acabamento é simples, com amplo uso de plástico de qualidade. Além dos bancos, os painéis de porta trazem aplique em couro marrom.
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FICHA TÉCNICA
MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, oito válvulas, 1.796cm³ de cilindrada, que desenvolve potências máximas de 106cv (gasolina) e de 111cv (etanol) a 5.200rpm e torques máximos de 16,8kgfm (gasolina) a 2.500rpm e de 17,7kgfm (etanol) a 2.600rpm
TRANSMISSÃO
Tração dianteira, com câmbio automático de seis velocidades
DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica progressiva
FREIOS
A discos ventilados na dianteira e a tambores na traseira, com ABS
SUSPENSÕES/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente, do tipo McPherson, com barra estabilizadora ligada à haste tensora; e traseira, semi-independente, com eixo de torção e barra estabilizadora/6,5 x 15 polegadas, de liga leve/205/60 R16
CAPACIDADES
Do tanque, 53 litros; e de carga (ocupantes e bagagem), 518 quilos; porta-malas, 162 litros (com a terceira fileira em uso) e 553 litros (com a terceira fileira recolhida)
DIMENSÕES
Comprimento, 4,41m; largura, 1,73m; altura, 1,60m; e distância entre-eixos, 2,62m; altura em relação ao solo, 13,6cm
PESO
1.282 quilos
DESEMPENHO
Velocidade máxima 168km/h (e);
aceleração até 100km/h em 11,3s (e)
CONSUMO (*)
Cidade: 10,2km/l (g)/7,1km/l (e)
Estrada: 12,4km/l (g)/8,7km/l (e)
Dados dos fabricantes
(*) Dados do Inmetro
(g): gasolina e (e): etanol
EQUIPAMENTOS
DE SÉRIE
Airbags frontais; controle eletrônico de estabilidade e tração; assistente de partida em aclive; alarme; luz de posição em LED; lanterna de neblina; regulagem de altura dos faróis; faróis e lanterna de neblina; freios com ABS e distribuição de frenagem (EBD); Isofix e Top Tether; retrovisores com ajustes elétricos; rack de teto; ar-condicionado; volante com regulagem em altura; computador de bordo; controlador de velocidade de cruzeiro e de limite de velocidade; desembaçador, limpador e lavador do vidro traseiro; acendimento automático dos faróis; sensor de chuva; câmera de ré; sensor de estacionamento traseiro; trava elétrica das portas com acionamento na chave; vidro elétrico nas portas; banco do motorista com regulagem de altura; banco da segunda fileira bipartido e rebatível; banco da terceira fileira rebatível; bancos com revestimento em couro; sistema multimídia MyLink; antena no teto.
OPCIONAIS
Pintura metálica (R$ 1.600)
Quanto custa?
O Chevrolet Spin Premier 1.8 AT6 tem preço sugerido de R$ 101.690, um adicional de R$ 4.400 em relação à mesma versão equipada com câmbio manual. Com o opcional descrito, a unidade testada custa R$ 103.290.
NOTAS
Desempenho 7
Espaço interno 8
Porta-malas 8
Suspensão/direção 8
Conforto/ergonomia 8
Itens de série/opcionais 6
Segurança 7
Estilo 7
Consumo 7
Tecnologia 7
Acabamento 8
Custo/benefício 7.