A Volvo segue firmemente no seu propósito de chegar a 2025 com toda a sua linha composta por modelos híbridos ou totalmente eletrificados. No Brasil, a montadora já tem algumas opções, entre elas o SUV compacto XC40 T5 Plug-in Hybrid, que traz um motor 1.5 turbo a gasolina e outro elétrico. Juntos eles despejam 265cv e mais de 40kgfm de torque, proporcionando desempenho empolgante. O modelo conta com baterias que podem ser recarregadas na rede doméstica e funcionando somente no modo elétrico tem autonomia de 47 quilômetros. Traz ainda muita tecnologia para auxílio à condução, sistemas de segurança e entretenimento, com preço similar ao de seus concorrentes com motor a combustão.
ACABAMENTO O interior do Volvo XC40 T5 Hybrid tem acabamento sofisticado, com materiais de boa qualidade. Os bancos são revestidos em couro e nobuck, sendo os dianteiros com desenho esportivo, comandos elétricos e prolongamento de assento. O painel tem duas telas em TFT, trazendo todas as informações para o motorista. A tela atrás do volante tem 12,3 polegadas, com instrumentos digitais, e pode ser programada com diferentes configurações, de acordo com a necessidade do motorista. O volante, também revestido em couro, tem comandos para o sistema de áudio, computador de bordo e controlador de velocidade.
O porta-malas tem 460 litros de capacidade e traz sistema de abertura e fechamento da tampa por meio de sensor localizado abaixo do para-choque traseiro. Teoricamente, basta passar o pé sob o para-choque para a tampa abrir, mas nem sempre isso acontece da primeira vez e o que era para proporcionar conforto, se transforma em transtorno. O modelo traz ainda uma tecla que, ao ser acionada, trava as portas automaticamente depois que a tampa do porta-malas for fechada, para evitar que o motorista tenha que tirar a chave do bolso, se estiver com as mão ocupadas.
Leia Mais
Dirigimos o Tesla Model Y e mostramos para vocês os detalhes do elétrico autônomoTestamos o Chevrolet Spin Premier 1.8 AT6: versátil, mas com preço salgadoVolvo alcança a vice-liderança entre as marcas premium e reafirma que o futuro é elétricoTestamos o Chevrolet Onix Plus Midnight, o sedã que quer ser sofisticadoConfira os 10 principais lançamentos do ano no setor automotivoVW up! passa a ser vendido somente na versão Xtreme 1.0 TSI, por R$ 60.090Confira as novidades da Yamaha Tracer 900, reformulada na linha 2021Na prática, trata-se de um carro muito interessante, com desempenho empolgante. Com a chave no bolso, basta apertar o botão start e os ponteiros do painel de instrumentos se movimentam, mas não se houve um ruído sequer. É que nessa condição apenas o motor elétrico é acionado e o carro pode partir silenciosamente. Apenas quando você pisa fundo no acelerador é que o carro entende que você precisa de mais potência e, então, liga o motor a combustão. O resultado são acelerações rápidas e retomadas de velocidade seguras, proporcionando uma dirigibilidade bem esportiva.
No modo Power o SUV é levado a uma condução mais esportiva, com potência e torque máximos, proporcionando acelerações vigorosas. E nessa condição as trocas de marchas são feitas na posição Sport, em rotações mais elevadas. O modo Off Road garante rodagem segura em terrenos fora de estrada, com velocidade entre 20km/h e 40km/h. E no modo Individual o motorista define suas preferências de condução, fazendo os ajustes necessários. As baterias de íons de lítio podem ser recarregadas em estações instaladas em shoppings, com tempo médio de três horas, ou em tomadas residenciais, com carga completa reposta em nove horas.
O modelo conta ainda com a tecla hold, que bloqueia o uso do motor elétrico para economizar a carga da bateria, para ser usada posteriormente. O modelo traz sistemas de condução semiautônoma, como o City Safety, que detecta a presença de pessoas e objetos e chega a acionar o freio para evitar uma batida. Tem ainda Pilot Assist, Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC), sistema de alerta de mudança de faixa, assistentes de partida em rampa e de descida, e assistente de ponto cego.
CONCORRENTES O Volvo XC40 é o único Plug-in Hybrid do segmento de SUV compactos. Ele tem concorrentes equipados apenas com motor a combustão, como o BMW X1 sDrive 2.0, que tem motor de 192cv e custa R$ 264.950.
FICHA TÉCNICA
MOTOR
Dianteiro, transversal, três cilindros em linha, 1.477cm³ de cilindrada, gasolina, turbo, com injeção direta de combustível, que desenvolve potência máxima de 182cv a 5.800rpm e torque máximo de 27kgfm a 1.500rpm; e um motor elétrico de 82cv e 16,3kgfm de torque; potência combinada de 265cv e torque combinado de 43,3kgfm
TRANSMISSÃO
Tração dianteira e câmbio automatizado de dupla embreagem e sete velocidades
SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente, McPherson, com barra estabilizadora; e traseira independente, multilink / 7,5 x 20 polegadas (alumínio)/245/45 R20
DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica
FREIOS
A discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com sistema ABS, distribuição da força de frenagem (EBD) e assistente de frenagem de emergência (EBA)
CAPACIDADES
Tanque de combustível, 49 litros; porta-malas, 460 litros; capacidade de carga (passageiro e carga), 517kg
PESO
1.871 quilos
DIMENSÕES
Comprimento, 4,42m; largura, 1,86m; altura, 1,65m; distância entre-eixos, 2,70m; altura em relação ao solo, 21cm
ÂNGULOS
De entrada: 21,7 graus; de saída, 30,4 graus
AUTONOMIA MOTOR ELÉTRICO
47 quilômetros
DESEMPENHO
Velocidade máxima de 210km/h
Aceleração até 100km/h em 7,3 segundos
CONSUMO (*)
Cidade: 24,5km/l
Estrada: 22,3km/l
Dados dos fabricantes
(*) Dados do Inmetro
ND Não disponível
EQUIPAMENTOS
DE SÉRIE
Sistema de áudio Sensus by Harman Kardon, com 13 alto-falantes, subwoofer de 600 watts, controles do áudio no volante, uma entrada auxiliar e duas USB, Bluetooth, saída traseira USB de 5V, sistema de navegação Sensus Navigation Pro, Apple CarPlay e Android Auto (via USB), comando de voz, carregador de celular via indução (Wireless), bancos dianteiros com regulagem elétrica e memória para o do motorista, ajuste de extensão do assento, ar-condicionado digital dual zone, teto solar panorâmico elétrico, painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas, painel central de LCD com tela tátil de nove polegadas, alerta de colisão frontal, sistema de alerta de mudança de faixa (LKA), sistema de alerta de ponto cego (BLIS) com Cross Traffic Alert, alerta de colisão traseira, sete airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho para o motorista), sistema de proteção contra lesões na coluna cervical (WHIPS), sistema de frenagem automática (City Safety), sistema de fixação de cadeirinha infantil (ISOFIX), sistema Keyless de travamento, destravamento e partida sem chave, controle de cruzeiro adaptativo (ACC), Pilot Assist, câmera traseira de estacionamento, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, seletor de modos de condução, assistente de partida em subidas (HSA), controle de frenagem em descida (HDC), Volvo On Call, sensor de chuva, sistema de entretenimento e conectividade Sensus Connect, faróis de neblina de LED, faróis full LED com nivelamento automático e luzes direcionais ativa (ABL), faróis com função anti-ofuscante (AHB), rack de teto de alumínio, retrovisores retráteis, rodas de alumínio 20 polegadas, sistema de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS), abertura e fechamento elétrico do porta-malas com função Hands-Free e cabo de recarga da bateria.
OPCIONAL
Não tem.
QUANTO CUSTA?
O Volvo XC40 T5 Plug-in Hybrid é vendido na versão R-Design por R$ 274.950
NOTAS (0 A 10)
Desempenho 10
Espaço interno 8
Porta-malas 8
Suspensão/direção 9
Conforto/ergonomia 9
Itens de série/opcionais 9
Segurança 9
Estilo 9
Consumo 9
Tecnologia 9
Acabamento 9
Custo/benefício 8