O câmbio automático de seis marchas oferece trocas manuais por aletas próximas ao volante. As suspensões reforçadas, com amortecedores mais rígidos, tornaram a versão desconfortável sob piso irregular. Como a altura do veículo não foi rebaixada, ele não raspa em rampas e quebra-molas. Para parar, freios a disco nas quatro rodas.
Leia Mais
Testamos o Chevrolet Onix RS, hatch com pinta de esportivo, mas manso na pisadaTestamos o Honda Civic SI, o cupê esportivo de temperamento explosivoTestamos a versão de topo do novo Peugeot 208, mas será que o modelo vale R$ 95 mil?Esportivo ou só nervosinho? Confira o teste com o Volkswagen Polo GTSTestamos e desmontamos o Jeep Wrangler, um verdadeiro Lego de gente grandeConfira o vídeo do teste do Volvo XC40 T5 Plug-in, o SUV compacto híbridoTestamos o Chevrolet Onix Plus Midnight, o sedã que quer ser sofisticadoCom reestilização, visual do Volkswagen Polo passa de Golzão para GolfinhoCONECTIVIDADE O Discover Media traz tela tátil de oito polegadas. Um dos seus destaques é o sistema de navegação nativo. São várias opções de mídia, como CD-Player (já em extinção), cartão SD, tomadas USB e Bluetooth.
Já por um preço parecido com o do Polo GTS, você pode estacionar na garagem o último hatch médio “acessível” do mercado brasileiro, o Chevrolet Cruze Sport6. Com motor 1.4 turbo de até 153cv e 24,5kgfm de torque, ele acelera até os 100km/h em 9 segundos. Mesmo na versão de entrada LT, a lista de equipamentos é semelhante à do Polo GTS.
FICHA TÉCNICA
MOTOR (*)
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.395cm³ de cilindrada, que desenvolve potência de 150cv (gasolina/etanol) a 5.000rpm e torque de 25,5kgfm (g/e) entre 1.400rpm e 4.000rpm
TRANSMISSÃO (*)
Tração dianteira, com câmbio automático de seis velocidades
SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS (*)
Dianteira, independente do tipo McPherson; e traseira, eixo de torção/de liga leve com 17 polegadas/205/50 R17
DIREÇÃO (*)
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica
FREIOS (*)
A discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com ABS e distribuição eletrônica de frenagem
CAPACIDADES (*)
Do tanque, 52 litros; porta-malas, 300 litros; e de carga útil (passageiros mais bagagem), 426 quilos
PESO (*)
1.230 quilos
DIMENSÕES (*)
Comprimento, 4,06m; largura, 1,75m; altura, 1,47m; distância entre-eixos, 2,56m
DESEMPENHO (*)
Velocidade máxima de 207km/h (e)
Aceleração até 100km/h em 8,4 (e) segundos
CONSUMO (**)
Cidade: 11km/l (g)/7,5km/l (e)
Estrada: 13,7km/l (g)/9,6km/l (e)
(*)Dados do fabricante
(**) Dados do Inmetro
(g) gasolina; (e) etanol
EQUIPAMENTOS
DE SÉRIE
Airbags frontais e laterais dianteiros; controle de estabilidade e tração; bloqueio eletrônico do diferencial; Isofix; assistente de partida em rampa; chave presencial; sensores de estacionamento dianteiros e traseiros; câmera traseira; controle automático de velocidade; banco do motorista com ajuste de altura; volante com ajuste de altura e distância; ar-condicionado digital com saídas para o banco traseiro; banco traseiro com encosto rebatível bipartido; bancos dianteiros esportivos com revestimento em couro e tecido; descanso de braço dianteiro com porta-objetos; detector de fadiga; retrovisores com regulagem elétrica; faróis de neblina com luz de conversão estática; faróis Full LED; lanternas em LED; luz de condução diurna em LED; quadro de instrumentos digital; grade do radiador em preto brilhante com inserto vermelho; indicador de pressão dos pneus; Post Collision Brake; para-choque esportivo GTS; para-sóis com espelhos iluminados para motorista e passageiro; pedaleiras esportivas; porta-luvas iluminado e refrigerado; regulagem automática e dinâmica dos faróis; tapetes em carpete; suporte para smartphone com entrada USB; vidros elétricos; volante multifuncional revestido em couro com shift-paddles; sensores de chuva e crepuscular; e sistema multimídia Discover Media.
OPCIONAIS
Pintura sólida (vermelho tornado), R$ 495; pacote com rodas 18 polegadas e pneus 205/45 R18, R$ 1.570.
QUANTO CUSTA?
O Volkswagen Polo GTS tem preço sugerido de R$ 112.090. Com os opcionais descritos, a unidade testada custa R$ 114.155.
Notas (0 a 10)
Desempenho 8
Espaço interno 7
Porta-malas 8
Suspensão/direção 8
Conforto/ergonomia 8
Itens de série/opcionais 8
Segurança 8
Estilo 9
Consumo 7
Tecnologia 9
Acabamento 7
Custo/benefício 7
CONCORRENTES
RENAULT SANDERO RS – O hatch compacto da Renault tem motor 2.0 aspirado, com potências de 145cv (g)/150cv (e) e torques de 20,2kgfm (g)/20,9kgfm (e), e câmbio manual de seis marchas. O modelo acelera até os 100km/h em 8 segundos e atinge a velocidade máxima de 202km/h.
CHEVROLET CRUZE SPORT6 LT – O hatch médio tem motor 1.4 turbo, com potências de 150cv (g)/153cv (e) e torques de 24kgfm (g)/24,5kgfm (e), e câmbio automático de seis marchas. A velocidade máxima é de 214km/h (g/e), enquanto a aceleração até 100km/h é feita em 9 segundos. O consumo é de 11,5km/l (g)/ 7,8km/l (e) na cidade e 14,6km/l (g)/ 10,1km/l (e) na estrada. O porta-malas tem 440 litros. Preço: R$ 114.800..