O teste desta semana é com o Jeep Wrangler, que tem uma trajetória tão especial que se tornou um verdadeiro ícone automotivo. O jipão fez sua história a partir da Segunda Guerra Mundial, quando surgiu como Willys MB, fazendo parte da cavalaria mecanizada das tropas americanas. No pós-guerra, o veterano passou a ser vendido como Willys CJ, versão civil usada para o trabalho no campo e transpôr terrenos difíceis. Mais tarde, foi adotado como símbolo de liberdade, por suas características simples, preço acessível e capacidade para chegar a qualquer lugar.
O acabamento combina capricho e rusticidade. As barras que formam a gaiola têm iluminação e caixas de som embutidas. As placas de fibra do teto têm acabamento em tecido, mas sem esconder a peça por completo. Os tapetes de borracha tipo bandeja ajudam a não espalhar a terra carregada pelo calçado.
Para retirar as duas partes frontais do teto, basta manusear algumas travas. Para remover a parte posterior do teto, peça que também inclui os vidros traseiros, basta tirar oito parafusos, além de desconectar um chicote elétrico e a mangueira do esguicho d'água. Como a peça é grande e relativamente pesada, esta é a única etapa em que é necessário ter um ajudante.
O sistema de tração Rock-Track oferece os modos 4x2 (traseira), 4x4 Auto (sob demanda), 4x4 Part-Time (com 50% para cada eixo) e 4x4 reduzida. Pelo sistema Tru-Lok, que atua apenas com a reduzida, o motorista pode bloquear o diferencial traseiro ou simultaneamente o dianteiro e traseiro, com o toque em um botão, levando o torque apenas para as rodas que oferecem tração.
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FICHA TÉCNICA
MOTOR (*)
Dianteiro, longitudinal, quatro cilindros, 16 válvulas, 1.995cm³ de cilindrada, a gasolina, que desenvolve potência máxima de 272cv a 5.250rpm e torque máximo de 40,8kgfm a 3.000rpm
TRANSMISSÃO (*)
Tração 4x2 (traseira), 4x4 ou 4x4 reduzida, com câmbio automático de oito velocidades
DIREÇÃO (*)
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência eletro-hidráulica
FREIOS (*)
Com discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com ABS
SUSPENSÕES/RODAS/PNEUS (*)
Com eixo rígido na dianteira e na traseira/17 polegadas, de liga de alumínio/285/70 R17 (Mud)
CAPACIDADES (*)
Do tanque, 81 litros; e de carga (ocupantes e bagagem), 601 quilos, porta-malas, 498 litros
DIMENSÕES (*)
Comprimento, 4,78m; largura, 1,87m; altura, 1,86m; e distância entre-eixos, 3,00m; altura em relação ao solo, 27,4cm
ÂNGULOS (*)
De entrada, 43,9 graus e de saída, 37 graus
PESO (*)
2.043 quilos
DESEMPENHO (*)
Velocidade máxima:195km/h
Aceleração até 100km/h: 9 segundos
CONSUMO (**)
Cidade, 7,3km/l
Estrada, 7,8km/l
Dados do fabricante (*)
(**) Dados do Inmetro
EQUIPAMENTOS
Airbags frontais e de assento suplementar; controle de tração e estabilidade; controle eletrônico anticapotamento; barra de segurança anticapotamento; detector de pontos cegos; barra estabilizadora dianteira com desconexão eletrônica; assistentes de descida e de partida em rampas; controle de oscilação da carroceria; eixo traseiro diferencial antirrotação; faróis e lanternas de neblina; faróis em LED; lâmpada diurna em LED; amortecimento de reboque; diferencial dianteiro e traseiro bloqueáveis Tru-Lok, embalagem para armazenamento do teto removível; entrada de antena GPS; cobertura de pneu sobressalente de capa rígida e na cor do veículo; cobertura do teto em material rígido e na cor do veículo; volante ajustável em altura e distância; banco do motorista com regulagem de altura; banco traseiro rebatível; bancos revestidos em couro; ar-condicionado automático; chave presencial; e câmera traseira.
OPCIONAIS
Não há.
Quanto custa?
O Jeep Wramgler é vendido a partir de R$ 347.990, na versão Sahara, de duas portas.
NOTAS
Desempenho 9
Espaço interno 8
Porta-malas 8
Suspensão/direção 8
Conforto/ergonomia 7
Itens de série/opcionais 8
Segurança 8
Estilo 10
Consumo 7
Tecnologia 8
Acabamento 8
Custo/benefício 7.