Testamos o WR-V na versão de topo EXL, vendida por R$ 96.600. Longe de ser um carro ruim, nossa crítica eterna ao modelo é que ele não traz nada significativo em relação ao bom e velho Fit para justificar os R$ 5 mil cobrados a mais, quando comparamos as versões comuns aos dois modelos. Preparamos a análise em cinco quesitos para que você mesmo tire suas conclusões e faça uma escolha consciente.
DESIGN Apesar de pertencer a um segmento fora de moda (dos monovolumes) e já estar em fim de geração (sem a certeza se o modelo será continuado), o Fit tem um visual mais agradável. Apesar de estar em uma geração anterior à do restante do mundo, o Fit é um modelo global e sua evolução estética é mais orgânica que a do WR-V, que está mais para um SUV-puxadinho. As próprias linhas do Fit também não combinam com versões aventureiras.
O WRV também tem maior largura, obtida por meio do aumento das bitolas dos eixos, mas que pouco influencia no espaço interno. Como é de se esperar de um carro com proposta aventureira, a altura do WRV é maior em 7cm (incluindo o rack de teto). Em parte, esse ganho também foi obtido pela maior altura relação ao solo. Curiosamente, o comprimento do Fit é maior em 3cm em relação ao WR-V, que leva a melhor no aperto do trânsito urbano.
Mas o WR-V é mais pesado e aparenta ter aerodinâmica menos eficiente que a do Fit, o que compromete o desempenho.
EQUIPAMENTOS Comparando as versões de topo EXL, ambos os modelo trazem os mesmos itens em destaque: airbags frontais, laterais e de cortina; assistente de estabilidade e tração; assistente de partida em aclive; ar-condicionado digital; sistema multimídia com tela tátil de 7 polegadas com interface para smartphones (pelo Android Auto e Apple CarPlay) e navegação nativa por GPS; revestimento dos bancos em couro; sistema de bancos Magic Seat Honda; retrovisores com rebatimento elétrico; faróis e luzes de rodagem diurna em LED; e faróis de neblina. Porém, o Honda Fit EXL custa R$ 92 mil, enquanto o WR-V de topo é vendido por R$ 96.600.
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MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.497cm³ de cilindrada, 16 válvulas, com potências máximas de 115cv (gasolina) e 116cv (etanol) a 6.000rpm e torques máximos de 15,2kgfm (gasolina) e 15,3kgfm (etanol) a 4.800rpm
TRANSMISSÃO
Tração dianteira e câmbio automático tipo CVT com paddle shifts
SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente, do tipo McPherson, com barra estabilizadora; e traseira, semi-independente, com barra de torção/ liga leve de 16 polegadas / 195/60 R16
DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica
FREIOS
Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS
CAPACIDADES
Porta-malas, 363 litros; tanque de combustível, 45,3 litros; de carga (passageiros e bagagem), 452 quilos.
DIMENSÕES
4,06 metros de comprimento, 1,73m de largura, 1,60m de altura e 2,55m de entre-eixos
PESO
1.138 quilos
CONSUMO (*)
Cidade, 11,7(g)/8,1(e)
Estrada, 12,4(g)/8,8(e)
Dados do fabricante
(*) Dados do Imnetro
EQUIPAMENTOS
DE SÉRIE
Airbags frontais, laterais e de cortina; barras de proteção lateral; alerta de frenagem emergencial; assistente de estabilidade e tração; assistente de partida em aclive; monitoramento de pressão dos pneus; Isofix; apoio central de braço em couro; ar-condicionado digital; multimídia com tela tátil de 7 polegadas, interface para smartphones Android Auto e Apple CarPlay, além de navegador GPS; câmera de ré multivisão; banco do motorista com regulagem de altura; volante com ajuste de altura e distância; computador de bordo; para-sóis com espelho para motorista e passageiro; piloto automático; revestimento dos bancos em couro; sistema de configuração dos bancos Magic Seat Honda; sensores de estacionamento dianteiros e traseiros; retrovisor interno antiofuscamento; retrovisores com luz indicadora de direção e rebatimento elétrico; vidros elétricos; faróis e luzes de rodagem diurna em LED; faróis com acendimento automático; lanternas em LED; rack de teto; faróis de neblina em LED.
OPCIONAL
Não há.
NOTAS
Desempenho 8
Espaço interno 8
Porta-malas 7
Suspensão/direção 8
Conforto/ergonomia 8
Itens de série/opcionais 8
Segurança 8
Estilo 7
Consumo 7
Tecnologia 8
Acabamento 7
Custo/benefício 6
QUANTO CUSTA?
O Honda WR-V 1.5 é vendido na versão de entrada LX 1.5 CVT por R$ 85.100. Já a versão testada é a EXL 1.5 CVT, topo de linha, e custa R$ 96.600..