O teste de hoje é com o Chevrolet Bolt, que foi o modelo 100% elétrico mais vendido no Brasil em 2020, com 110 unidades. O modelo foi apresentado ao nosso mercado durante o Salão do Automóvel de 2018, junto com o Nissan Leaf e o Renault Zoe, em uma verdadeira “ofensiva” de carros elétricos (escrita entre aspas porque este tipo de veículo ainda não tem volume no Brasil).
E queremos fazer uma ressalva já nesse início. A Chevrolet já apresentou a nova geração do Bolt, que deve ser lançada nos Estados Unidos no meio do ano. Então, se tiver pensando em comprar um, não deixe de colocar isso na balança.
E o bom desempenho é obtido mesmo com o Bolt sendo um veículo pesado, com 1.641 quilos, devido às baterias. Posicionado sob o assoalho, o conjunto deixa o centro de gravidade mais baixo, contribuindo para um melhor controle do veículo. O peso também está bem distribuído entre os eixos, equilíbrio que favorece o bom desempenho em curvas.
RECARGA O Bolt tem um sistema regenerativo de frenagem. No modo “One Pedal”, a alavanca de câmbio fica na posição L para otimizar a regeneração. Assim, basta tirar o pé do acelerador para que os freios atuem automaticamente com maior intensidade, recuperando para as baterias parte da energia de frenagem.
É estimulante ver a autonomia do veículo crescer enquanto você roda pela cidade. E isso acaba mudando sua postura atrás do volante, passando a buscar por um estilo que melhore a eficiência energética.
De acordo com a Chevrolet, com as baterias com 66 kwh cheias, a autonomia do Bolt é de 416 quilômetros. Em um sistema de carga rápida, uma hora na tomada é o bastante para rodar 40 quilômetros. Ou seja, para uma carga completa na bateria são necessárias 10 horas.
Como ainda não existe uma infraestrutura de acesso público confiável instalada no país, para garantir a recarga é preciso investir em uma estação de recarga rápida (vendida pela Chevrolet por R$ 6.900), já que o uso de uma tomada convencional de 220V é quatro vezes menos eficaz. Já em um carregador ultrarrápido, bastam 30 minutos para rodar 160 quilômetros.
Completam o pacote de segurança os airbags frontais, de joelho, laterais para as duas fileiras e de cortina, câmera 360 graus, imagem ampliada da traseira no retrovisor interno, controle de estabilidade e assistente de frenagem de emergência. A lista de equipamentos de série ainda tem central multimídia com sistema de som de alta definição, faróis de xênon e chave presencial.
CONCORRENTES Das marcas de maior volume, o Chevrolet Bolt tem dois concorrentes principais. O mais “em conta” é o Renault Zoe, a partir de R$ 203.678, com design pouco atraente e acabamento espartano. Seu motor elétrico tem 92cv de potência e 22.4kgfm de torque. Os números de autonomia e tempo de recarga divulgados pela marca são subjetivos demais para serem replicados.
Leia Mais
Testamos e desmontamos o Jeep Wrangler, um verdadeiro Lego de gente grandeEsportivo ou só nervosinho? Confira o teste com o Volkswagen Polo GTSProjeto preserva originalidade do Escort XR3 , mas com um toque de estiloAssista nossa volta rápida a bordo do Leaf, o hatch elétrico da NissanDirigimos o Nissan Leaf, automóvel 100% elétrico mais vendido de 2021Volvo XC40 elétrico é lobo em pele de cordeiro e conta com muita tecnologiaCélula-combustível: porque o hidrogênio é tido como o combustível do futuroChevrolet anuncia pré-venda do novo Bolt EV por R$ 317 milNovo Renault Zoe evolui, mas ainda faltam argumentos para pagar R$ 200 milTestamos o Jeep Renegade Moab, versão mais barata equipada com motor dieselVendas de automóveis e comerciais leves caem em fevereiro, e Ford afundaToyota Etios deixa de ser vendido no Brasil, mas a produção será mantidaFrente a esses concorrentes, o Bolt é mais caro, mas tem melhor desempenho e autonomia.
FICHA TÉCNICA
MOTOR
Dianteiro, único, elétrico, que desenvolve potência máxima de 203cv e torque máximo de 36,7kgfm
TRANSMISSÃO
Direta, com tração dianteira
SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente, McPherson, com barra estabilizadora sólida; e traseira semi-independente, com barra de torção/ 17 polegadas (alumínio) / 215/50 R17
DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica progressiva
FREIOS
Regenerativo, a discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com sistema ABS, distribuição da força de frenagem e assistente de frenagem de emergência
CAPACIDADES
Porta-malas, 478 litros; capacidade de carga (passageiro e carga), 478 quilos
PESO
1.641 quilos
DIMENSÕES
Comprimento, 4,16m; largura, 1,76m; altura, 1,59m; distância entre-eixos, 2,60m
BATERIA
66 kWh
AUTONOMIA
416 quilômetros (ciclo EPA)
TEMPOS DE RECARGA
Cordset (220V – 2,2 kVA) - aproximadamente 10 km de autonomia* por hora
Wallbox (220V – 7,4 kVA) - aproximadamente 40 km de autonomia* por hora
Carregador Ultrarrápido (CC) - até 160 km de autonomia* em 30 minutos
DESEMPENHO
Velocidade máxima de 148 km/h
Aceleração até 100km/h em 7,3 segundos
Dados dos fabricantes
* A autonomia pode variar de acordo com o estilo de condução
EQUIPAMENTOS
DE SÉRIE
Airbags frontais, de joelho, laterais para as duas fileiras e de cortina; alarme de pânico remoto; alerta de pressão dos pneus; controle de estabilidade; luz de condução diurna; sensor de estacionamento traseiro; Isofix e Top Tether; alerta de detecção de pedestre frontal com auxilio de frenagem; alerta de movimentação traseira (em marcha ré); sistema auxiliar de permanência em faixa; alerta de colisão frontal, frenagem automática de emergência em baixa velocidade; farol alto adaptativo; kit de reparo dos pneus; acendimento automático dos faróis; retrovisor interno com câmera de vídeo; retrovisores externos elétricos com luz indicadora de direção e aquecimento; ar-condicionado eletrônico; bancos dianteiros com ajuste manual de altura; câmera de ré 360 graus; carregador sem fio para smartphone; volante com regulagem em altura e distância; aquecimento dos bancos dianteiros, traseiros e volante; controlador de velocidade de cruzeiro; chave presencial; freio de estacionamento acionado por botão; quadro de instrumentos digital com tela de 8 polegadas; sistema multimídia com tela de 10,2 polegadas.
OPCIONAL
Não há
QUANTO CUSTA?
O Chevrolet Bolt é vendido no Brasil em versão única, Premier, por R$ 262.100
.