Há quem diga que um bom jipe tem de ter obrigatoriamente motor a diesel, com força suficiente para enfrentar as tranqueiras do fora de estrada. O problema é que, geralmente, os modelos equipados com esse tipo de motorização são bem mais caros. Pensando nisso, a Jeep lançou o Renegade Moab, versão mais em conta do SUV compacto equipada com motor a diesel. Trata-se do mesmo conjunto mecânico que equipa as versões de topo, mas com um pacote de equipamentos mais reduzido. Quando comparado com um Compass de mesmo valor ou as versões de topo do VW T-Cross e Chevrolet Tracker, todos com motor flex, o Renegade Moab pode convencer pela boa relação custo/benefício. Confira o teste.
CONECTIVIDADE O modelo é equipado com sistema multimídia com tela tátil de sete polegadas, conectividade com smartphones pelo Android Auto e Apple CarPlay, que permite usar aplicativos como Waze e Spotify, mas com uso de cabo. Não tem navegação nativa. O modelo tem comandos de áudio e telefonia no volante. As mídias disponíveis são uma entrada USB no console central e outra para os passageiros do banco traseiro, além de uma terceira auxiliar e Bluetooth (com streaming). O motorista conta ainda com câmera de ré com linhas dinâmicas, que ajudam muito nas manobras de estacionamento.
Para o fora de estrada, a versão conta com sistema 4x4 com comando eletrônico, trazendo as opções 4WD Low e $WD Lock, com reduzida, além de auxílio de descida em rampa. O motorista conta ainda com o seletor de modos de condução, que traz as opções auto, neve, areia, lama e pedras, além dos controles de tração e estabilidade.
O jipinho tem direção com assistência elétrica, mas o diâmetro de giro não ajuda muito nas situações de manobras em espaços mais apertados. As suspensões foram bem calibradas e proporcionam boa estabilidade, com pouca inclinação da carroceria em curvas, e ainda filtra bem as irregularidades do solo. O sistema de freios conta com discos nas quatro rodas e ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD).
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FICHA TÉCNICA
MOTOR (*)
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, 1.956cm³ de cilindrada, turbodiesel, que desenvolve 170cv a 3.750rpm e torque máximo de 35,7kgfm a 1.750rpm
TRANSMISSÃO (*)
Tração 4x4 com reduzida e câmbio automático de nove marchas
SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS (*)
Dianteira do tipo McPherson, com rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversais com geometria triangular e barra estabilizadora; traseira, com rodas independentes, links transversais/laterais e barra estabilizadora / 7 x 17, de liga leve/ 215/60 R17 de uso misto
DIREÇÃO (*)
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica
FREIOS (*)
A discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com ABS e ESC
CAPACIDADES (*)
Do tanque, 60 litros; porta-malas, 320 litros; e de carga útil (passageiros mais bagagem), 400 quilos
PESO (*)
1.627 quilos
DIMENSÕES (*)
Comprimento, 4,23m; largura, 1,80m; altura, 1,72m; distância entre-eixos, 2,57m; altura livre do solo, 21,6cm
ÂNGULOS DE ATAQUE/SAÍDA/RAMPA (*)
30 graus/33 graus/22 graus
DESEMPENHO (*)
Velocidade máxima, 190km/h; 0 a 100km/h em 9,9s
CONSUMO (**)
Na cidade, 10,1km/l; na estrada, 12,5km/l
(*) Dados dos fabricantes
(**) Dados do Inmetro
EQUIPAMENTOS
DE SÉRIE
Freios ABS, air bags dianteiros, ajuste do volante em altura e distância, alertas de limite de velocidade e manutenção programada, ar-condicionado dual zone, banco do motorista com regulagem de altura, banco traseiro bipartido 60/40 e rebatível, chave canivete com telecomando, comandos do sistema de áudio e Bluetooth no volante, computador de bordo, controle de estabilidade para trailer (quando com engate Mopar), controle eletrônico anticapotamento, câmera de ré com linhas dinâmicas, entrada USB para os ocupantes do banco traseiro, controle eletrônico de estabilidade (ESC), freio de estacionamento eletrônico, Isofix para fixação de cadeira infantil, controle eletrônico de velocidade em descidas (HDC), hill start control, limitador de velocidade, luzes diurnas (DRL), Panic Break Assist, piloto automático, quadro de instrumentos 3,5 polegadas, rack do teto, revestimento dos bancos em tecido, rodas de liga leve aro 17 polegadas e pneus 215/60 de uso misto, retrovisores elétricos, rádio integrado ao painel com RDS e porta USB, seletor para quatro tipos de terreno (Select-Terrain), sistema de áudio com tela tátil de sete polegadas, Apple Carplay e Android Auto, comando de voz, sensor de estacionamento traseiro, controle de tração (TC), travamento automático das portas a 20km/h, tomada 12V e vidros elétricos nas quatro portas com one touch.
OPCIONAL
Pintura sólida (R$ 780) e metálica (R$ 1.700)
QUANTO CUSTA
O Jeep Renegade Moab 2.0 turbodiesel tem preço sugerido de R$ 150.390. Com a pintura sólida na cor branco ambiente vai para R$ 151.170.
NOTAS
Desempenho 9
Espaço interno 8
Porta-malas 7
Suspensão/direção 8
Conforto/ergonomia 8
Itens de série/opcionais 8
Segurança 8
Estilo 9
Consumo 8
Tecnologia 8
Acabamento 8
Custo/benefício 8.