Outro ponto a favor do Onix é o pacote de segurança já na versão de entrada, composto por seis airbags, Isofix, e controle de estabilidade e tração. Entre as versões de entrada dos concorrentes citados, o Polo fica atrás por oferecer quatro airbags, enquanto o HB20 traz apenas as obrigatórias bolsas frontais e ainda fica devendo controle de tração e estabilidade.
Leia Mais
Testamos o Fiat Argo Drive 1.3 com câmbio manual: bonitinho e arrumadinhoTestamos o Nissan Kicks Exclusive 1.6, que traz novo visual e motor velhoFiat e Chevrolet estão com produção comprometida por falta de componentesPor R$ 60 mil, vale comprar o Mobi Trekking ou optar pelo segmento de cima?AntiToro: Hyundai apresenta a picape intermediária Santa Cruz nos EUABMW motos lança edição comemorativa aos 40 anos da linha GSA versão do Polo com preço semelhante ao do Onix Premier 2 é a intermediária 200 TSI Comfortline (R$ 85.815), que fica atrás com as rodas de 15 polegadas, bancos revestidos em tecido, sistema multimídia com tela de 6,5 polegadas bem mais limitado, ar-condicionado analógico, além de não trazer carregador Wi-Fi, alerta de ponto cego e assistente de estacionamento. Já a versão de topo do HB20 é a 1.0 TGDI Evolution (R$ 78.890), mais em conta, com rodas de 15 polegadas, controle de tração e estabilidade, multimídia com tela de oito polegadas sem acesso nativo à internet. O hatch coreano ainda oferece como opcional um pacote com itens semiautônomos.
FICHA TÉCNICA
MOTOR (*)
Dianteiro, transversal, três cilindros em linha, 12 válvulas, 999cm³ de cilindrada, flex, turbo, que desenvolve potência máxima de 116cv (gasolina e etanol) a 5.500rpm e torques máximos de 16,3kgfm (g) e 16,8kgfm (e) a 2.000rpm
TRANSMISSÃO (*)
Tração dianteira, com câmbio automático de seis velocidades, com opção de trocas manuais
SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS (*)
Dianteira, independente tipo McPherson, com barra estabilizadora; e traseira, semi-independente, com eixo de torção/de liga leve, com 6,5 x 16 polegadas/195/55 R16
DIREÇÃO (*)
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica progressiva
FREIOS (*)
Com discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS e EBD
CAPACIDADES (*)
Do tanque, 44 litros; porta-malas, 275 litros; e de carga útil (passageiros mais
bagagem), 375 quilos
PESO (*)
1.113 quilos
DIMENSÕES (*)
Comprimento, 4,16m; largura, 1,73m; altura, 1,47m; distância entre-eixos, 2,55m
PERFORMANCE (*)
Velocidade máxima de 185km/h(e)
Aceleração até 100km/h em 10,9s (e)
CONSUMO (**)
Cidade: 10,1km/l(g)/8,3km/l(e)
Estrada: 14,4km/l(g)/12km/l(e)
(*) Dados dos fabricantes
(**) Dados do Inmetro
(g) gasolina; (e) etanol
EQUIPAMENTOS
DE SÉRIE
Airbags frontais, laterais e de cortina; acendimento automático dos faróis; alarme; controle de estabilidade e tração; assistente de estacionamento automático; alerta de ponto cego; sensores de estacionamento dianteiro, lateral e traseiro; desembaçador, limpador e lavador do vidro traseiro; luz de condução diurna em LED; luzes laterais indicadoras de direção; Isofix e Top Tether; freios com ABS, distribuição de frenagem e assistência de frenagem de urgência; sistema de imobilização do motor; monitoramento da pressão dos pneus; retrovisores com ajuste elétrico; roda de liga leve aro 16; ar-condicionado digital; assistente de partida em aclive; câmera de ré; chave presencial; volante com regulagem em altura e distância; computador de bordo; console central com descansa-braço; controlador de limite de velocidade e de velocidade de cruzeiro; controles do rádio e telefone no volante; painel de instrumentos com tela de 3,5 polegadas; vidros e travas elétricos; banco do motorista com regulagem de altura; banco traseiro bipartido e rebatível; bancos com revestimento em couro; Chevrolet MyLink com tela tátil de oito polegadas, Wi-Fi embarcado, integração com smartphones sem cabo (Android Auto e Apple CarPlay), rádio, Bluetooth para até dois celulares simultaneamente; conjunto de seis alto-falantes; e carregamento sem fio para smartphone.
OPCIONAIS
Pintura metálica (R$ 1.600).
QUANTO CUSTA?
O Chevrolet Onix 1.0 Turbo AT6 tem preço inicial de R$ 68.390. A versão testada, Premier 2, é a topo de linha, com preço sugerido de R$ 88.890. Com o opcional descrito, o preço da unidade em teste sobe para R$ 90.490..