A linha 2022 da Fiat Toro chegou ao mercado com uma pequena reestilização, mas, sem dúvida, a novidade mais aguardada foi a estreia do novo motor 1.3 turbo como opção para a picape. O propulsor chega para substituir o velho 1.8 E.torQ aspirado, e não só para a Toro. Por enquanto, o novo motor turbo também está disponível para o Jeep Compass, já que se tratam de marcas irmãs pelo Grupo Stellantis. Recebemos para avaliação a Fiat Toro Volcano Turbo 270 flex AT6, sendo que 270 se refere ao torque do modelo na escala Newton-metro.
Porém, o que continua “pegando” é o alto consumo de combustível, que era a principal crítica a respeito do motor 1.8. Levando em consideração que estamos falando de um motor pequeno, que faz um enorme esforço para manter o bom desempenho, isso era mesmo de se esperar.
Continua “jogando contra” a picape Toro a necessidade de muito espaço para fazer manobras. Mas, um destaque do modelo é a suspensão traseira multilink, que, além de dar muito conforto aos ocupantes, mantém o veículo sob o seu comando mesmo em curvas mais severas.
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Vale lembrar que o velho motor 1.8 aspirado ainda é comercializado na versão de entrada da Toro, a 1.8 Endurance, que custa R$ 114.590. Se este propulsor já era um “mico” antes do 1.3 turbo existir, agora ele é um “King Kong”, ainda mais sabendo que a mesma versão Endurance equipada com o motor 1.3 turbo custa apenas R$ 5 mil a mais. Mas, isso não deve ir muito longe, talvez só até liquidar o estoque do velho motor.
FICHA TÉCNICA
MOTOR (*)
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, 1.332cm³ de cilindrada, turbo, injeção direta, flex, que desenvolve potências máximas de 180cv a 5.750rpm (gasolina) e 185cv a 5.750rpm (etanol) e torque máximo de 27,5kgfm (g/e) a 1.750rpm
TRANSMISSÃO (*)
Tração dianteira, com câmbio automático de seis marchas e opção de trocas manuais por aletas
SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS (*)
Dianteira, independente, tipo McPherson, com braços oscilante fixados ao subchassi e barra estabilizadora; e traseira independente, tipo multilink, com barra estabilizadora/6,5 x 18 polegadas (liga leve)/225/60 R18
DIREÇÃO (*)
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica progressiva
FREIOS (*)
Com discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS
CAPACIDADES (*)
Da caçamba, 937 litros; tanque, 55 litros; e de carga útil, 670 quilos
DIMENSÕES (*)
Comprimento, 4,94m; largura, 1,84m; altura, 1,73m; distância entre-eixos, 2,99m; altura livre do solo, 25,9cm
PESO (*)
1.705 quilos
DESEMPENHO (*)
Velocidade máxima de 197km/h (e)
Aceleração até 100km/h em 11 segundos (e)
CONSUMO (**)
Cidade: 9,4km/l (g) e 6,5km/l (e)
Estrada: 10,8km/l (g) e 8km/l (e)
(*) Dados do fabricante
(**) Medição do Inmetro
(g) gasolina
(e) etanol
EQUIPAMENTOS
DE SÉRIE
Airbags frontais, laterais, de cortina e de joelho; controle de tração e estabilidade; ar-condicionado digital dual zone; banco do motorista com regulagens elétricas; bancos revestidos em couro; barras longitudinais no teto; capota marítima; central multimídia com tela de 8,4 polegadas; quadro de instrumentos digital de sete polegadas; computador de bordo; sistema de conectividade veicular; câmera de ré; desembaçador do vidro traseiro; faróis full LED; faróis de neblina em LED; freios ABS com EBD; função Sport; Isofix; assistente de partida em rampa; iluminação interna da caçamba; chave presencial; sensores de chuva e crepuscular; retrovisor interno eletrocrômico; piloto automático com controlador de velocidade; porta-escadas; retrovisores elétricos, retráteis, com luz de poça e função tilt down; revestimento de caçamba; sensores de estacionamento dianteiros e traseiros; Electronic Locker; travas elétricas; vidros elétricos dianteiros e traseiros; volante com regulagem de altura e distância; carregador de celular por indução; e sensor de pressão dos pneus.
OPCIONAIS
Pacote Tecnologia Plus (R$ 7 mil), que traz central multimídia de 10.1 polegadas, teto solar, frenagem autônoma de emergência, aviso de saída de faixa e comutação automática do farol; pintura perolizada (R$ 3.500).
Quanto custa?
A Fiat Toro Volcano Turbo 270 AT6, versão de topo com motorização flex, tem preço sugerido de R$ 144.990. Com os opcionais descritos, o preço da unidade testada sobre para R$ 155.490.
Notas (0 a 10)
Desempenho 8
Espaço interno 8
Caçamba 7
Suspensão/direção 9
Conforto/ergonomia 8
Itens de série/opcionais 8
Segurança 8
Estilo 9
Consumo 6
Tecnologia 9
Acabamento 8
Custo/benefício 7
.