Durante um bom tempo, o Jeep Compass surfou praticamente sozinho na onda alta do segmento do SUVs médios, vendo seus concorrentes à distância. Mas, nos últimos meses, com a chegada do Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos, a situação cômoda do modelo da marca americana pode estar ameaçada. Prevendo isso, a Jeep tratou de dar um upgrade no Compass 2022, mexendo pouco no visual – um de seus pontos fortes –, acrescentando conteúdo e principalmente oferecendo uma nova motorização turbo. Criou-se muita expectativa de que o novo motor seria mais econômico do que o 2.0 aspirado. Mas, na prática, em nosso teste constatamos que o desempenho é muito bom, porém, o consumo ainda é alto.
Leia Mais
Limite de benefício do IPI para comprar carros PCD aumenta para R$ 140 milFord inicia as vendas na Europa do Mustang Mach-E GT, SUV elétrico de 487cvConfira os detalhes do novo Jeep Commander, o 'Compass de sete lugares'NOVO MOTOR Principal novidade do Compass é o motor 1.3 turbo flex com injeção direta de combustível, que gera potência máxima de 185cv (com etanol) e torque de 27,5kgfm (g/e). Tem bom torque em baixas rotações e responde bem às acelerações. Proporciona arrancadas rápidas e retomadas de velocidade seguras. O câmbio automático de seis velocidades tem marchas bem escalonadas e faz as trocas na hora certa, sem trancos. Se o motorista acionar a tecla Sport, o SUV fica mais esperto, com trocas em giros mais altos. Mudanças de marchas manuais podem ser feitas no próprio câmbio ou nas aletas atrás do volante, deixando o SUV à mercê da vontade do motorista.
A direção tem assistência elétrica, com cargas bem definidas, ficando mais leve em baixas velocidades e mais firme em altas. Mas o diâmetro de giro dificulta manobras em espaços mais apertados, exigindo paciência. Sensores de estacionamento e câmera de ré minimizam um pouco o problema. As suspensões são equilibradas, com boa estabilidade em curvas e conforto ao trafegar até sobre pisos irregulares. Os freios com discos nas quatro rodas e a eletrônica habitual garantem total segurança.
Quando lançado no fim de abril, o Jeep Compass Longitude T270 flex AT6 custava R$ 154.990. Agora, tem preço sugerido de R$ 158.990, e com todos os opcionais pode chegar a R$ 178.290. O Toyota Corolla Cross com motor 2.0 (177cv) é vendido na versão XR, de entrada, por R$ 146.590, ou XRE, por R$ 157.090, e com lista de equipamentos que traz como destaques os sete airbags, controles de tração e estabilidade e sinal de frenagem de emergência. Já o Volkswagen Taos, com motor 1.4 turbo (150cv) é vendido na versão Comfortline por R$ 155.585, e na Highline por R$ 182.385, que traz ACC (controle adaptativo de velocidade e distância), detectores de ponto cego e pedestre e VW Play com tela de 10 polegadas. São concorrentes de peso que podem ameaçar a liderança do Compass, que ganhou reforço com o novo motor.
FICHA TÉCNICA
MOTOR (*)
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, 1.332cm³ de cilindrada, turbo, injeção direta, flex, que desenvolve potências máximas de 180cv a 3.750rpm (com gasolina) e 185cv a 3.750rpm (com etanol) e torque máximo de 27,5kgfm (g/e) a 1.750rpm
TRANSMISSÃO (*)
Tração dianteira, com câmbio automático de seis marchas e opção de trocas manuais por aletas
SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS (*)
Dianteira, independente, McPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores com geometria triangular e barra estabilizadora; e traseira McPherson com rodas independentes, links transversais/laterais e barra estabilizadora/ 7 x 18 polegadas (liga de alumínio)/225/55 R18
DIREÇÃO (*)
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica progressiva
FREIOS (*)
Com discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com assistência ABS e EBD
CAPACIDADES (*)
Do porta-malas, 476 litros; tanque, 60 litros; e de carga útil, 400 quilos
DIMENSÕES (*)
Comprimento, 4,40m; largura, 1,81m; altura, 1,62m; distância entre-eixos, 2,63m; altura livre do solo, 20,5cm
ÂNGULOS (*)
De entrada, 21,5 graus; de saída, 30,7 graus; de rampa, 20,5 graus
PESO (*)
1.585 quilos
DESEMPENHO (*)
Velocidade máxima de 204km/h (g) e 206,5km/h (e)
Aceleração até 100km/h em 9,7 segundos (g) e 9,3 segundos (e)
CONSUMO (**)
Cidade: 10,3km/l (g) e 7,1km/l (e)
Estrada: 11,9km/l (g) e 8,6km/l (e)
(*) Dados dos fabricantes
(**) Medição do Inmetro
(g): gasolina
(e): etanol
EQUIPAMENTOS
DE SÉRIE
Acendimento automático dos faróis, ajuste do volante em altura e distância, alertas de limite de velocidade e manutenção programada, aletas para trocas de marcha no volante, conectividade por Apple Carplay e Android Auto com espelhamento sem fio, ar-condicionado automático dual zone, banco do motorista com regulagem de altura, banco traseiro bipartido 60/40 e rebatível, bancos revestidos em couro, multimídia de 10,1 polegadas com Adventure Intelligence Plus, chave de presença com telecomando para abertura de portas e vidros (Keyless Enter 'n Go), computador de bordo, controles de estabilidade (ESC) e tração, controle eletrônico anticapotamento, câmera de estacionamento traseira, faróis Full LED com assinatura em LED, faróis de neblina em LED, freio de estacionamento eletrônico, Hill Start Assist (HSA), iluminação do porta-malas, Isofix, Jeep Traction Control , lanternas traseiras com assinatura em LED, limitador de velocidade, painel de instrumentos em tela TFT de 7" colorida e configurável, Panic break assist, porta-objetos sob o assento do banco do passageiro, rack do teto na cor preta, repetidor lateral nos retrovisores, retrovisores elétricos, rodas de liga leve aro 18 poelgadas, seis airbags, sensores de chuva e estacionamento traseiro, sistema Auto Hold, sistema Start&Stop, sistema de monitoramento de pressão dos pneus, sistema de navegação GPS, sistema de áudio com seis alto-falantes, três entradas USB (uma do tipo C) e Bluetooth, tapetes em carpete, tomada 12V, travas elétricas nas portas e porta-malas, travamento automático a 20km/h, vidros elétricos nas quatro portas com one touch e volante com acabamento em couro.
OPCIONAIS
Teto solar elétrico e panorâmico Command View (R$ 8.900), pintura perolizada (R$ 2.400), e Pack 80 anos (R$ 8 mil) com Park Assist, Wireless Charger (carregador do celular por indução), acabamento externo em grafite, sistema de som premium Beats de 506w (oito alto-falantes e subwoofer), retrovisores externos com rebatimento automático e partida remota.
Quanto custa?
O Jeep Compass Longitude T270 AT6 tem preço sugerido de R$ 158.990. Com os opcionais teto solar panorâmico, pintura perolizada e Pack 80 anos sobe para R$ 178.290.