O segmento dos SUVs médios cresceu com a entrada de players importantes como o Volkswagen Taos e o Toyota Corolla Cross, que se juntam ao Jeep Compass, o líder que todos querem derrubar. E o viés é de nacionalização, mesmo com o Taos sendo fabricado na Argentina, que, no frigir dos ovos, é a mesma coisa. Nesse contexto, o Peugeot 3008 acabou de chegar reestilizado, porém, na contramão dessa tendência, importado da França, o que acaba tirando a sua competitividade.
MIMOS Até aqui tudo bem, temos um veículo bastante completo, mas o 3008 vai além para convencer o comprador a assinar o cheque. O melhor da festa é a massagem nos bancos dianteiros, item exclusivo da versão de topo, que também podem ser aquecidos em dias frios. O porta-malas tem abertura e fechamento elétrico, inclusive por meio daquele chutinho, pensado para quando o usuário está com as mãos ocupadas. O teto solar panorâmico muda o astral dentro do veículo e é de série desde a versão de entrada.
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CONTEÚDO Uma coisa interessante no Peugeot 3008 é que o conteúdo de maior tecnologia está disponível desde a versão mais acessível Griffe, que custa R$ 244,990. É o caso de funções semiautônomas como o sensor de ponto cego, assistente de farol alto, controle de cruzeiro adaptativo com função Stop&Go, assistente de estacionamento, frenagem automática de emergência com alerta de colisão, leitura e reconhecimento de placas, correção e alerta de permanência na faixa de rodagem.
CONCORRENTES O concorrente que tem características e preço semelhantes ao 3008 é o Ford Bronco Sport, fabricado no México, vendido por R$ 264.690. Seu design é original, o interior tem personalidade e ainda leva vantagem na motorização 2.0 turbo de 240cv. Seu conteúdo também traz itens semiautônomos.
Outra opção é o Volkswagen Tiguan Allspace R-Line, vendido por R$ 236.090, com motor 2.0 turbo de 220cv, câmbio DSG de sete marchas e tração integral. Apesar do design mais comum, o diferencial deste modelo são os sete lugares. Também na faixa de preço do Peugeot 3008, o comprador pode optar pelo glamour das marcas premium, mas em SUVs compactos de entrada como o Volvo XC40 híbrido (R$ 256.950) ou a BMW X1 (R$ 269.950).
FICHA TÉCNICA
MOTOR
Dianteiro, quatro cilindros em linha, 1.598cm³ de cilindrada, 16V, turbo, gasolina, com injeção direta de combustível, que desenvolve potência máxima de 165cv a 6.000rpm e torque máximo de 24,5kgfm a 1.400rpm
TRANSMISSÃO
Tração dianteira e câmbio automático sequencial de seis velocidades
SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente, McPherson, com barra estabilizadora; e traseira semi-independente, com barra de dois braços deformável e barra estabilizadora / 8 x 19 polegadas (alumínio) / 235/50 R19
DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica progressiva
FREIOS
A discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com sistema ABS e distribuição da força de frenagem (EBD)
CAPACIDADES
Do porta-malas, 520 litros; do tanque de combustível, 53 litros; capacidade de carga (passageiro e carga), 453kg
DIMENSÕES (*)
Comprimento, 4,43m; largura, 1,90m; altura, 1,62m; distância entre-eixos, 2,67m; altura livre do solo, 20,6cm
ÂNGULOS (*)
De entrada, 20 graus; de saída, 29 graus
PESO (*)
1.587 quilos
DESEMPENHO (*)
Velocidade máxima de 206 km/h
Aceleração até 100km/h em 8,9 segundos
CONSUMO (**)
Cidade: 9,8 km/l
Estrada: 12,1 km/l
(*) Dados dos fabricantes
(**) Medição do Inmetro
EQUIPAMENTOS
DE SÉRIE
Airbags frontais, laterais e de cortina; controle de estabilidade; lanterna de neblina; Isofix; auxílio de partida em aclive; sensor de ponto cego; câmera de ré traseira; sensores de estacionamento traseiros e dianteiros; detecção de pressão dos pneus; assistente de farol alto; controle de cruzeiro adaptativo com função Stop&Go; assistente de estacionamento; frenagem automática de emergência com alerta de colisão; leitura e reconhecimento de placas; correção e alerta de permanência na faixa de rodagem; alerta de fadiga; luzes de rodagem diurna em LED; barras de teto em preto; acabamento em Alcantara; compartimento refrigerado no console central; luz ambiente; tapetes em carpete; retrovisor interno eletrocrômico; acionamento automático do limpador de para-brisas e faróis; chave presencial; faróis full-LED com regulagem automática de altura; GPS; freio de estacionamento eletrônico; ar-condicionado digital bi-zone com saídas para o banco traseiro; teto solar panorâmico; bancos dianteiros revestido em Alcantara e couro sintético, com ajustes elétricos e massageador; carregamento do celular por indução; quadro de instrumentos digital de 12,3 polegadas; retrovisores com comandos elétricos e rebatimento automático; volante com regulagem de altura e distância; porta-malas elétrico; porta-luvas refrigerado.
OPCIONAL
Pintura vermelho Ultimate (R$ 2.790).
QUANTO CUSTA?
O Peugeot 3008 GT Pack é vendido por R$ 269.990. Com o opcional listado, o preço da unidade testada é de R$ 272.780..