A Renault quer melhorar os números de vendas do Captur no mercado brasileiro e para isso promoveu algumas mudanças pontuais na linha 2022. O visual foi levemente retocado e a principal alteração está no conjunto mecânico, com a aplicação do eficiente motor 1.3 turbo e o câmbio automático do tipo CVT. O modelo ficou com o desempenho melhor, mas os números de consumo não são tão animadores. Além disso, o pacote de itens de série merecia mais conteúdo pelo preço que é cobrado na versão de topo de linha.
Leia Mais
Vale a pena pagar mais pelos 17cv extras do Chevrolet Tracker 1.2 Premier?Peugeot 3008 aposta em mimos como os bancos com massagem para convencerAceleramos o Ford Mustang Mach 1, o belo pony car que exala esportividadeCustando até R$ 146.990, nova geração do Hyundai Creta quer ser premiumNovo Hyundai Creta, modelo 2022, é totalmente revelado em vídeo e fotos
O Renault Captur chegou ao Brasil no início de 2017. Era o Duster com uma carroceria mais bonita, mas com o mesmo conjunto mecânico e mais caro. A versão de topo de linha era equipada com motor 2.0 litros beberrão e câmbio automático de quatro marchas, ambos pouco eficientes. O resultado foi que o modelo nunca se destacou em vendas. Em 2020, ficou na 11ª posição no ranking dos SUVs mais vendidos, com 10.870 unidades, enquanto concorrentes venderam cinco ou seis vezes mais.
INTERIOR Por dentro, as melhorias no Captur são mais perceptíveis e o deixaram mais próximo da concorrência. Os bancos dianteiros têm abas laterais para firmar o corpo, mas o assento é curto e não apoia bem as pernas.
MULTIMÍDIA O sistema multimídia Easy Link tem tela tátil de oito polegadas, com espelhamento de smartphone por Apple CarPlay e Android Auto, rádio, streaming de música, informações do Driving Eco e configurações do carro. Mas não tem GPS e nem Wi-Fi nativo.
DIRIGINDO Finalmente, o Renault Captur ganhou um motor mais eficiente. Com bom torque em baixas rotações, o motor garante agilidade na cidade, com arrancadas rápidas. O carro ficou mais esperto e divertido. Na estrada, desenvolve bem e as retomadas de velocidade são feitas com segurança. Desempenho muito bom. O carro melhorou bastante. O consumo com etanol ficou 6,3km/l na cidade e 9,2km/l na estrada.
As suspensões favorecem mais a estabilidade, pois é um pouco mais rígida, transferindo as irregularidades do solo para dentro.
FICHA TÉCNICA
MOTOR (*)
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, 1.332cm³ de cilindrada, com turbo e injeção direta de combustível, flex, que desenvolve potências máximas de 162cv (gasolina) e 170cv (etanol) entre 5.500rpm e 6.000rpm, e torque máximo de 27,5kgfm (g/e) entre 1.600rpm e 3.750rpm
TRANSMISSÃO (*)
Tração dianteira, e câmbio automático tipo CVT que simula oito marchas
SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS (*)
Dianteira, independente, tipo McPherson; traseira, semi-independente, tipo eixo de torção, com barra estabilizadora /17 polegadas (liga leve) / 215/60 R17
DIREÇÃO (*)
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica
FREIOS (*)
A disco ventilados na frente e tambores na traseira, com ABS e EBD
CAPACIDADES (*)
Tanque, 50 litros; capacidade de carga (passageiro e carga), ND
DIMENSÕES (*)
Comprimento, 4,38m; largura, 1,81m; altura, 1,62m; distância entre-eixos, 2,67m; e altura em relação ao solo, 21,2cm
VOLUME DO PORTA-MALAS (*)
437 litros
ÂNGULOS (*)
De ataque, 19 graus; de saída, 30 graus; central, 25 graus
PESO (*)
1.366 quilos
PERFORMANCE (*)
Velocidade máxima de 190 km/h (g/e)
Aceleração até 100km/h em 9,2 segundos (e)
CONSUMO (**)
Cidade: 11,1 km/l (g) e 7,5 km/l (e)
Estrada: 12 km/l (g) e 8,3 km/l (e)
(*) Dados do fabricante
(**) Dados do Imnetro
(g) gasolina
(e) etanol
EQUIPAMENTOS:
DE SÉRIE – Retrovisores externos com rebatimento elétrico automático, travamento central elétrico, luz de cortesia no porta-malas, regulador e limitador de velocidade, ar-condicionado automático, vidros elétricos dianteiros e traseiros tipo um toque com antiesmagamento, banco do motorista com regulagem de altura, chave cartão com sistema walk away closing, estepe de dimensões reduzidas para uso temporário, vidro traseiro térmico, saídas USB para o banco traseiro, multimídia Easy Link, espelhamento de smartphones Apple Car Play e Android Auto, aviso de cintos de segurança dianteiros não afivelado, quatro airbags, assistente de frenagem de urgência (AFU)%uFEFF, sensor de chuva e crepuscular, sensor de ponto cego, alarme perimétrico, sistema Isofix de fixação de cadeira infantil, sistema Multiview camera, sensores de estacionamento traseiros, monitoramento indireto de pressão dos pneus (iTPMS), luzes diurnas em LED (DRL)%uFEFF, controle eletrônico de estabilidade (ESP) com auxílio de partida em rampa (HSA)%uFEFF, faróis Full-LED%uFEFF, cintos de segurança traseiros de três pontos, faróis de neblina com função cornering, ABS, indicador de mudança de marcha (GSI), botão ECO, Stop & Start, Eco Coaching, vidros verdes e retrovisores externos pintados de preto.
OPCIONAIS – Pintura bicolor (R$ 3.200)
Quanto custa?
O Renault Captur é vendido na versão de entrada Zen por R$ 124.490. A intermediária Intense tem preço de R$ 129.490. Já a topo de linha Iconic é vendida por R$ 138.490, mas com pintura bicolor vai a R$ 141.690.