A linha 2022 do Jeep Compass ganhou modificações importantes. A mais importante delas foi a chegada do motor 1.3 turbo flex, que nós já testamos (clique aqui para conferir). Mas o foco hoje é analisar como ficou a motorização diesel do SUV médio com a chegada de concorrentes que prometem dar trabalho, como o Volkswagen Taos e o Toyota Corolla Cross. Qual seria o impacto desses modelos nesta “prateleira de cima” do Compass, já que a motorização a diesel é vendida a partir de R$ 207 mil?
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A unidade testada ainda estava equipada com o Pack High Tech, que custa R$ 10 mil e traz diversas funções semiautônomas como reconhecimento de placas de trânsito, comutação automática de faróis, aviso de colisão frontal com frenagem de emergência, assistente de mudança de faixa e controle de cruzeiro adaptativo
No caso do Taos, a versão Highline custa na casa dos R$ 182 mil e está equipada com o motor 1.4 turbo de 150cv e câmbio automático, com desempenho inferior.
Já o Corolla Cross Special Edition custa cerca de R$ 192 e sua “pegada” é mais ecológica, já que conta com motorização híbrida, com desempenho sofrível. Como conteúdo, o modelo oferece várias funções semiautônomas, como assistente de pré-colisão com frenagem automática, sistema de assistência de permanência de faixa e controle de cruzeiro adaptativo.
MERCADO Acostumado a liderar com folga, o Compass já sente o Corolla Cross “fungando no seu pescoço”. No mês de julho, o Compass teve 6.670 emplacamentos, enquanto foram vendidas 5.060 unidades do Corolla Cross. Esse também foi o primeiro “mês cheio” do Taos, que teve 1.026 emplacamentos. Ainda é cedo para definir um líder nesta briga, mas podemos falar que essa opção a diesel do Compass faz e vai fazer a diferença para a Jeep justamente por seu posicionamento de mercado frente aos demais SUVs a diesel e a aceitação dos compradores, haja vista sua participação de 48% na gama do modelo.
FICHA TÉCNICA
MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, turbodiesel, 16 válvulas, 1.956cm³ de cilindrada, que desenvolve potência máxima de 170cv a 3.750rpm e torque máximo de 35,7kgfm a 1.750rpm
TRANSMISSÃO
Tração 4x4 com reduzida; e câmbio automático de nove marchas
SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira, McPherson, com rodas independentes, braços oscilantes inferiores com geometria triangular e barra estabilizadora; e traseira, McPherson, com rodas independentes, links transversais/laterais e barra estabilizadora / 7,5 x19 polegadas (liga leve)/ 235/45 R19
DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica
FREIOS
Discos ventilados na frente e sólidos na traseira, com ABS e EBD
CAPACIDADES
Do porta-malas, 476 litros; tanque de combustível, 60 litros; reservatório de ureia, 13 litros; e capacidade de carga (passageiro e carga), 400 quilos
DIMENSÕES
4,40 metros de comprimento; 1,82m de largura; 1,63m de altura; 2,63m de entre-eixos; altura livre do solo, 21,2cm
PESO
1.765 quilos
DESEMPENHO
Velocidade máxima: 197km/h
Aceleração até 100 km/h: 10,7 segundos
ÂNGULOS
De ataque, 29,9 graus; de saída, 29,3 graus; de rampa, 21 graus
CONSUMO (*)
Cidade: 10,4km/l
Estrada: 13km/l
Dados do fabricante
(*) Medição do Inmetro
EQUIPAMENTOS
DE SÉRIE
Airbags frontais, laterais, de cortina e para os joelhos do motorista; Isofix; acendimento automático dos faróis; sensor de chuva; sensores de estacionamento dianteiros e traseiros; controle de estabilidade, tração e anticapotamento; controle de descida; assistente de partida em rampa; assistente de estacionamento; monitoramento de pressão dos pneus; monitoramento de pontos cegos; assistente de frenagem de emergência; câmera traseira; volante com ajuste em altura e distância; aletas para trocas de marcha; banco do motorista com ajustes elétricos; bancos e volante revestidos em couro; apoia-braço com porta objetos; freio de estacionamento eletrônico e sistema auto-hold; retrovisor interno eletrocrômico; faróis full-LED; faróis e lanterna de neblina; iluminação do porta-malas; estepe de uso emergencial; ar-condicionado automático de dupla zona; multimídia com tela de 10,1 polegadas, espelhamento sem fio com smartphones e navegação GPS; quadro de instrumentos digital com 10,25 polegadas; chave de presencial com partida remota do veículo; sistema de áudio com 6 alto-falantes; para-sóis com espelho de cortesia; tapetes em carpete; rack de teto cromado; teto pintado em preto.
OPCIONAIS
Pintura perolizada (R$ 2.400); bancos revestidos em couro marrom Arizona (R$ 1.600); Pack High Tech (R$ 9.900), composto por reconhecimento de placas de trânsito, comutação automática de faróis, detector de fadiga do motorista, aviso de colisão frontal com frenagem de emergência e detecção de pedestres e ciclistas, abertura elétrica do porta-malas, banco elétrico para passageiro, sistema de som Beats de 506w (8 alto-falantes e subwoofer), assistente de mudança de faixa e piloto automático adaptativo; teto solar panorâmico (R$ 8.900).
Quanto custa?
O Jeep Compass Limited TD350, versão intermediária equipada como motorização diesel, tem preço sugerido de R$ 226.990. Com os opcionais citados, a unidade testada custa R$ 249.790..