Junto ao Renault Kwid, o Fiat Mobi pertence ao segmento de entrada do mercado brasileiro, oferecendo como principal atrativo o fato de se tratar de veículo zero-quilômetro e suas supostas vantagens. Porém, partindo de R$ 47.990, está cada vez mais difícil “vender” o compacto da Fiat como um modelo popular. Somente em 2021, a versão de entrada ficou R$ 11 mil mais cara.
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Teste e vídeo: Renault Kwid Outsider é o aventureiro do mundo da fantasiaCom produção parada, Chevrolet Onix tem predicados para manter a liderança?Citroën revela nova geração do C3, que será lançada só no início de 2022Galeria - Fiat Mobi TrekkingConfira quem venceu o comparativo entre o Mobi Trekking e o Kwid OutsiderRenovado, Renault Kwid continua parecendo com carro popular dos anos 1990Nissan Versa precisa aprimorar custo-benefício para derrubar concorrentesGeneral Motors anuncia que vai dobrar volume de produção do Tracker e OnixNissan lança edição limitada da Frontier X-Gear, vendida por R$ 251.990Volvo XC40 Pure Electric, primeiro 100% elétrico da marca, chega ao BrasilNesse contexto, testamos o Mobi Trekking, versão mais cara do carrinho da Fiat, que traz apelo aventureiro. Vendido a partir de R$ 59.900, esse pacote pode “esbarrar” nos preços de em segmento acima, mas, será que o pequenino pode bancar essa ousadia?
Já na estrada é preciso ter paciência, já que o veículo se desenvolve de forma lenta e é muito sensível à topografia e ao peso embarcado. Nesta situação também é importante não deixar as rotações do motor caírem dos 3.000rpm, a não ser que esteja rodando em uma estrada predominantemente reta e plana. A suspensão elevada em 3 centímetros não muda muito a dinâmica do Mobi Trekking, e tem boa relação entre conforto e estabilidade. A direção conta com assistência hidráulica, com bom acerto em diferentes condições.
MERCADO O concorrente direto do Mobi Trekking é o Kwid Outsider, que traz moto 1.0 de três cilindros (com até 70cv e 9,8kgfm), vendido por R$ 60.590. A versão aventureira do Kwid leva vantagem ao trazer de série faróis de neblina, airbags laterais e retrovisores com ajustes elétricos. Por sua vez, a versão testada do Mobi custa R$ 600 a menos. Neste confronto, no ranking de emplacamentos até agosto de 2021 o Mobi está em vantagem, nada menos que o terceiro entre automóveis mais vendidos (com 54.949 unidades), enquanto o Kwid está em 10º lugar (com 37.813 unidades).
Quem for gastar R$ 60 mil em um Mobi ainda deve considerar optar por modelos como: Chevrolet Joy 1.0 (a geração anterior do Onix), a partir de R$ 62.190; e Volkswagen Gol 1.0, por R$ 64.950. Provavelmente por uma questão de custo a Fiat está “matando” o Uno, vendido em versão única Attractive 1.0 (R$ 63.490), sem itens atraentes como um sistema multimídia, mas certamente uma opção de entrada muito mais interessante, tanto pelo design, quanto pelo espaço.
FICHA TÉCNICA
MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 999cm³ de cilindrada, flex, que desenvolve potências de 73cv (gasolina) e 75cv (etanol) a 6.250rpm e torques de 9,5kgfm (g) e 9,9kgfm (e) a 3.850rpm
TRANSMISSÃO
Tração dianteira, com câmbio manual de cinco marchas
SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente do tipo McPherson, com barra estabilizadora; e traseira semi-independente, eixo de torção/em aço estampado 5,5x14 polegadas/ 175/65 R14
DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica
FREIOS
A disco na dianteira e tambor na traseira, com ABS e distribuição eletrônica de frenagem (EBD)
CAPACIDADES
Do porta-malas, 200 litros; tanque de combustível, 47 litros; e capacidade de carga (passageiro e carga), 400 quilos
DIMENSÕES
3,56 metros de comprimento; 1,66m de largura; 1,55m de altura; 2,30m de entre-eixos; altura livre do solo, 19cm
PESO
967 quilos
DESEMPENHO
Velocidade máxima: 152km/h (e)
Aceleração até 100 km/h: 13,8 segundos (e)
CONSUMO (*)
Cidade: 13km/l (g) e 8,9km/l (e)
Estrada: 14,1km/l (g) e 10,1km/l (e)
Dados do fabricante
(*) Medição do Inmetro
(g) gasolina
(e) etanol
EQUIPAMENTOS
DE SÉRIE
Airbags frontais; freios ABS com EBD; apoios de cabeça e cintos de segurança retráteis para todos os passageiros; sinalização de frenagem de emergência; Isofix; retrovisores com ajuste manual interno; barra de proteção nas portas; ar-condicionado; banco do motorista com regulagem de altura; banco traseiro rebatível; vidros elétricos dianteiros; computador de bordo; console central com porta-objetos e porta-copos; console de teto; chave canivete; espelhos nos para-sóis; limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro; luz de leitura dianteira; quadro de instrumentos com display de 3,5 polegadas; suspensão elevada; central multimídia de 7 polegadas; volante multifuncional; predisposição para rádio; retrovisores pintados em preto com luz indicadora de direção; barras longitudinais no teto; moldura nas caixas de roda; calotas exclusivas; caracterização Trekking; faróis com mascara negra; grade texturizada; maçanetas na cor do veículo; para-choques exclusivos na cor do veículo.
OPCIONAL
Pintura branco Banchisa com teto preto Vulcano (R$ 750); Pack One (R$ 1.500), que traz volante com regulagem em altura, cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura, comando interno para abertura da tampa do porta-mala e do tanque de combustível, retrovisores com regulagens elétricas e função tilt-down, e sensores traseiros de estacionamento traseiro; Pack Style (R$ 2.300), com rodas de liga leve de 14 polegadas e faróis de neblina.
Quanto custa?
O Mobi Trekking 1.0 tem preço sugerido de R$ 59.990. Com os opcionais descritos, a unidade testada custa R$ 64.540..