Apesar de não ser o segmento da moda, os sedãs ainda respondem por 19% do nosso mercado de automóveis (sem considerar os comerciais leves), enquanto, até setembro de 2021, o SUVs foram responsáveis por uma fatia de quase 42%. O teste de hoje é com o novo Nissan Versa, lançado há quase um ano. Se o modelo chegou ao Brasil como um carro simples, espaçoso e com preço atraente (e um visual nem tanto assim!), nessa nova geração a coisa mudou.
O Nissan Versa ficou mais vistoso, ganhou um interior melhor e continua com bom espaço interno. Por outro lado, seu preço já está nas alturas. Essa versão intermediária testada, Advance, já ultrapassou os R$ 100 mil. Mas, será que o novo Versa merece ter sido promovido para o segmento dos compactos premium?
VISUAL Mais baixo e mais largo, o porte do sedã ficou mais esportivo. A dianteira mantém a identidade visual em V, mas o melhor ângulo é o traseiro, onde é possível ver o teto arqueado se fundindo com a tampa do porta-malas, sugerindo um cupê. As rodas da versão Advance são de liga leve de 16 polegadas.
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CONCLUSÃO Mesmo mantendo a mesma plataforma, a evolução do projeto do Versa é inegável, com ganhos em design, interior e equipamentos. Uma grande mancada foi a manutenção do velho motor 1.6 aspirado. Importado do México, portanto sem imposto, ele poderia buscar uma melhor relação custo/benefício. Suas vendas cresceram, mas esse sedã ainda está longe de exercer protagonismo no segmento dos compactos premium.
FICHA TÉCNICA
MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, 1.589cm³ de cilindrada, flex, que desenvolve potência máxima de 114cv (gasolina e etanol) a 5.600rpm e torque máximo de 15,5kgfm (g/e) a 4.000rpm
TRANSMISSÃO
Tração dianteira e câmbio automático CVT
SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente, tipo McPherson, com barra estabilizadora; e traseira tipo eixo de torção /16 polegadas (liga leve) /205/55 R16
DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica variável
FREIOS
Discos ventilados na frente e tambores na traseira, com ABS
CAPACIDADES
Tanque, 41 litros; porta-malas, 482 litros; capacidade de carga (passageiro e carga), 522 quilos
DIMENSÕES
Comprimento, 4,49m; largura, 1,74m; altura, 1,46m; distância entre-eixos, 2,62m; altura livre do solo, 13,8cm
PESO
1.122 quilos
DESEMPENHO
Velocidade máxima de 180km/h
Aceleração até 100km/h em 10,7 segundos
CONSUMO (*)
Cidade: 11,7km/l (g) e 8km/l (e)
Estrada: 13,9km/l (g) e 10km/l (e)
Dados do fabricante
(*) Medição do Inmetro
(g): gasolina
(e): etanol
EQUIPAMENTOS
DE SÉRIE
Airbags frontais, laterais e de cortina; controle de tração e estabilidade; Isofix; alerta de objetos no banco traseiro; sensor de estacionamento traseiro; câmera de estacionamento; assistente de partida em rampa; travamento automático das portas com o veículo em movimento; alarme; faróis de neblina; piloto automático; abertura interna do porta-malas; revestimento em tecido nos bancos; acendimento automático dos faróis; ar-condicionado; apoio de braço frontal; banco do motorista com regulagem manual em altura; volante com regulagem em altura e distância; banco traseiro bipartido; comandos no volante; computador de bordo; chave presencial; desembaçador do vidro traseiro; iluminação interna; painel multifuncional de sete polegadas com 12 funções; para-sóis com espelhos; retrovisores com regulagem elétrica, rebatíveis e com indicadores de direção; tomada de 12V; vidros dianteiros elétricos com função one touch para o motorista; antena de teto; sistema multimídia com tela tátil de sete polegadas, Apple CarPlay, Android Auto e Bluetooth.
OPCIONAIS
Pintura metálica (R$ 1.600).
Quanto custa?
O Nissan Versa Advance 1.6 CVT, versão intermediária do sedã, tem preço sugerido de R$ 101.490. Com o opcional descrito, a unidade testada custa R$ 103.090..