A Volvo declarou que, até 2030, quer toda a sua gama de veículos 100% elétrica. É isso mesmo, a marca sueca quer “enterrar” de vez o motor a combustão interna, e decretou o fim até dos híbridos. O plano é mais ambicioso quando se leva em consideração que o fabricante lançou seu primeiro modelo puramente elétrico, o Volvo XC40 Recharge P8 AWD, no final do ano passado.
O modelo chegou ao Brasil neste ano e, até o momento, foram vendidas 450 unidades. Testamos o SUV compacto fabricado na Bélgica para ver se tem mesmo predicados para ostentar esse título. Pode não parecer para quem olha o veículo por fora, mas trata-se de uma pimentinha brava.
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A recarga completa desse veículo no Wallbox da Volvo dura entre 7 e 8 horas, ou seja, pode ser feita em uma noite. Quem comprar o modelo até o fim do ano ganha esse Walbox que atualmente custa algo em torno de R$ 9 mil. Mas, em um carregador ultrarrápido, é possível recuperar 80% da bateria em 40 minutos.
CONCLUSÃO Vendido em versão única por R$ 389.950, o XC40 elétrico ainda não tem concorrentes diretos no Brasil, nem em tamanho e nem em preço. Além dos bons atributos, o fato de ser o SUV elétrico mais barato do país certamente explica seu bom desempenho de vendas. Ainda assim, o mercado de veículos 100% elétricos ainda engatinha no Brasil. Para se ter ideia, 2021 será o primeiro ano em que esse tipo de veículo vai romper a barreira dos mil emplacamentos.
FICHA TÉCNICA
MOTOR
Dois motores elétricos, um em cada eixo, que desenvolvem juntos potência máxima de 408cv e torque máximo de 67,3kgfm
TRANSMISSÃO
Tração integral
SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente, McPherson, com barra estabilizadora; e traseira independente, com barra de torção/ 20 polegadas / 235/45/R20 (dianteiros) e 255/40/R20 (traseiros)
DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica progressiva
FREIOS
Regenerativo, a discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com sistema ABS
CAPACIDADES
Porta-malas, 414 litros; capacidade de carga (passageiro e carga), ND
PESO
2.118 quilos
DIMENSÕES
Comprimento, 4,42m; largura, 1,86m; altura, 1,64m; distância entre-eixos, 2,70m; Altura do solo, 17,6cm
BATERIA
78 kWh
AUTONOMIA*
418 quilômetros (ciclo WLTP)
DESEMPENHO
Velocidade máxima de 180 km/h (limitada)
Aceleração até 100km/h em 4,9 segundos
Dados do fabricante
* A autonomia pode variar de acordo com o estilo de condução
EQUIPAMENTOS
DE SÉRIE
Airbags frontais, laterais, de cortina e de joelho; alertas de colisão frontal e traseira; frenagem automática; alerta de ponto cego; alerta de tráfego cruzado; alerta de mudança de faixa com assistente de direção; Isofix; sistema de proteção contra impactos laterais, lesões na coluna cervical e em saída de estrada; assistente de partida em aclive e declive; assistente de descidas íngremes; câmera 360 graus; controle de cruzeiro adaptativo; chave presencial; sensor de chuva; faróis Full LED; faróis de neblina; luzes de condução diurna; retrovisor interno com escurecimento; retrovisores elétricos e retráteis; freio de estacionamento elétrico; sistema de monitoramento de pressão dos pneus; abertura e fechamento elétrico do porta-malas; kit reparos dos pneus; carregador para smartphone por indução; ar-condicionado digital de dupla zona; teto solar panorâmico; sistema multimídia com Google Automotive Service; quadro de instrumentos digital; sistema de áudio com 13 alto-falantes.
OPCIONAL
Não há.
QUANTO CUSTA?
O Volvo XC40 Recharge Pure Electric P8 AWD é vendido em versão única no Brasil, por R$ 389.950..