Que tal colocar na sua garagem um SUV verdadeiramente esportivo, recheado de tecnologias, que custa mais de R$ 1 milhão e que, para completar, tem a carroceria pintada em verde cintilante? Se gostou da ideia, se prepare para virar o centro das atenções, pois, onde for, os olhares se voltarão para você. Ou melhor, não se iluda, os olhares serão para o carro. O modelo em questão é o Audi RS Q8 Sportback, um SUV poderoso que traz sob o capô um motor V8 de 600cv e 81,6kgfm de torque máximo. É um veículo com números superlativos, inclusive no preço, que pode chegar a quase R$ 1,4 milhão, caso você queira levá-lo para casa com todos os opcionais. Testamos esse brinquedo de gente grande, que, para muitos, fica só no sonho.
Leia Mais
Toyota Hilux 2022 ganha em segurança e tecnologia, mas perde o motor flexVolvo XC40 elétrico é lobo em pele de cordeiro e conta com muita tecnologiaJAC compara o E-J7, seu novo sedã elétrico, a modelos da Audi, BMW e HondaBYD Tan EV: confira preço do SUV elétrico de 7 lugares que acaba de chegarJeep Commander Overland TD380: destaque para conteúdo, desempenho e preçoNovo Hyundai Creta surpreende pelo motor 2.0 ''econômico'' e muito conteúdoComo o novo Hyundai Creta se comporta com o motor 1.0 turbo sob o capô?Caoa Chery apresenta o Tiggo 7 Pro, com motor de 187cv, por R$ 179.990Confira o teste com a picape Chevrolet S10 Z71 nas estradas do PantanalSuspenso nos últimos 2 anos, Salão de Milão volta a ser vitrine do futuroConheça o Tan EV, SUV elétrico que será a porta de entrada da BYD no BrasilNovo Audi A3 chega com as carrocerias hatch e sedã, a partir de R$ 229.990
O Audi RS Q8 é o modelo com maior potência da marca, graças ao eficiente V8 biturbo 4.0 TFSI que garante números de performance impressionantes. O modelo compartilha a mesma plataforma e conjunto mecânico do Lamborghini Urus, que teve o motor calibrado para atingir um pouco mais de potência (650cv) e torque (86,6kgfm), que resultam em performance ainda mais afiada. O detalhe é que o modelo italiano chega ao Brasil atualmente por mais de R$ 3,5 milhões.
VISUAL Além da cor extremamente extravagante da unidade testada, o Audi RS Q8 chama a atenção também por suas formas volumosas e estilo inconfundível, que remete a outros modelos da marca. A frente do SUV já expõe toda a sua imponência, com ampla grade hexagonal pintada em preto, que abriga as siglas RS Q8 e as quatro argolas símbolo da Audi. Os faróis são full LED Matrix HD, com luz de direção dinâmica. A esportividade da dianteira é reforçada pelas grandes entradas de ar nas extremidades do para-choque e o spoiler, que deixa o carro ainda mais próximo do solo. O capô tem desenho em cunha, com vincos marcantes que também aparecem nas laterais, onde existem detalhes em preto brilhante nos retrovisores e colunas das portas. Na traseira, um friso largo escurecido une as lanternas em LED e quatro saídas do escapamento fazem sobressair o ronco do V8.
As rodas do RS Q8 também são totalmente compatíveis com o conjunto.
ACABAMENTO O SUV tem acabamento primoroso, com couro perfurado nos bancos e couro liso nos painéis das portas e console. Já a parte alta do painel é coberta por material emborrachado, de toque macio. O couro perfurado está presente também no revestimento do volante, que tem ajuste elétrico de altura e distância, desenho esportivo com a base achatada, além dos comandos para acesso ao computador de bordo, sistema de áudio, celular e controlador de velocidade.
ESPAÇO O Audi RS Q8 tem amplo espaço interno, com bancos dianteiros confortáveis e todos os ajustes elétricos, além de desenho esportivo, abas laterais e sistema de aquecimento e ventilação. O banco traseiro tem muito espaço para as pernas, ajuste longitudinal e encosto reclinável e rebatível. O assento central do banco de trás não é tão confortável, já que o encosto ali é mais duro e o túnel no assoalho deixa as pernas suspensas. Quem senta atrás tem ainda lanternas no teto, cortinas nas janelas, duas entradas USB e uma tomada de 12V. O teto solar panorâmico aumenta a luminosidade no interior do SUV, expondo todos os detalhes.
DIRIGINDO Mas o grande barato do Audi RS Q8 está sob o capô.
O modelo traz ainda o Mild Hybrid, um sistema elétrico de 48 volts que ajuda a regenerar energia das frenagens e desacelerações, encaminhando para as baterias de íons de lítio. Essa energia é usada para otimizar o funcionamento do motor, tornando-o mais eficiente e ajudando a reduzir o consumo de combustível.
FAZENDO CONTAS E se você está preocupado com o consumo de combustível do Audi RS Q8, lamentamos informar que no nosso teste as médias registradas foram de 4,1km/l na cidade e 5,9km/l na estrada. Detalhe importante é que a gasolina recomendada para o modelo é a de alta octanagem, que tem preço médio de R$ 7,90 o litro. Para encher o tanque de 85 litros é preciso desembolsar R$ 671,50. Definitivamente, não é um carro para pão-duro. E se você ainda está indeciso na comparação do Audi RS Q8 e o Lamborghini Urus, saiba que a aceleração até 100km/h do modelo alemão é feita em 3,8 segundos, enquanto o italiano faz em 3,6 segundos. Mas os 0,2 segundos certamente não justificam a diferença de preço.
FICHA TÉCNICA
MOTOR (*)
Dianteiro, longitudinal, V8, 32 válvulas, 3.996cm³ de cilindrada, biturbo, a gasolina, com injeção direta de combustível, que desenvolve 600cv a 6.000rpm e torque máximo de 81,6kgfm entre 2.200rpm e 4.500rpm
TRANSMISSÃO (*)
Tração quattro, com câmbio automático Tiptronic de oito marchas
SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS (*)
Dianteira, independente, multibraço, com mola pneumática; traseira, independente, multibraço, com mola pneumática/de liga leve, 9 x 23”/ 295/35 ZR23
DIREÇÃO (*)
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica
FREIOS (*)
Com discos ventilados nas quatro rodas, e assistência ABS/EBD
CAPACIDADES (*)
Do tanque, 85 litros; porta-malas, 605 litros; e de carga útil (passageiros mais bagagem), 700 quilos
DIMENSÕES (*)
Comprimento, 5,01m; largura, 2,19m; altura, 1,69m; e distância entre-eixos, 2,99m
PESO (*)
2.495 quilos
PERFORMANCE (*)
Velocidade máxima de 250km/h
Aceleração até 100km/h em 3,8 segundos
CONSUMO (**)
Cidade 4,7km/l
Estrada 6,8km/l
(*) Dados dos fabricantes
(**) Dados do Inmetro
(g) gasolina; (e) etanol
QUANTO CUSTA
O Audi RS Q8 Sportback 4.0 biturbo é vendido no Brasil por R$ 1.129.990, mas com todos os opcionais chega a R$ 1.352.990.
EQUIPAMENTOS:
DE SÉRIE – Rodas de liga leve 23 polegadas com detalhes em preto, parafusos de roda com proteção antifurto e alerta de roda solta, sistema de controle da pressão dos pneus (TPMS), faróis Full LED Matrix HD com luz de direção dinâmica e apresentação de luzes, luz de condução diurna, lanternas traseiras em LED, sistema de limpadores dos faróis, spoiler do teto RS na cor da carroceria, teto solar panorâmico, cortina de proteção contra o sol nas portas dianteiras e traseiras, bancos esportivos RS revestidos em couro e com ventilação, bancos dianteiros com ajustes elétricos (incluindo lombar), função de memória e aquecimento, sistemas Isofix e Top Tether, banco traseiro rebatível, interior revestido em couro/Alcântara, acabamento interno em fibra de carbono, volante multifuncional com regulagem elétrica, pacote de luzes customizáveis com 30 opções de cores, retrovisores externos com ajuste elétrico, rebatíveis, aquecíveis, antiofuscante e com função memória, ar-condicionado automático de quatro zonas, fechamento das portas servo assistido, porta-malas com abertura/fechamento elétrico e sistema hands-free, cobertura do compartimento de bagagem elétrica, Audi Virtual Cockpit Plus com Layout adicional RS, MMI Navegação plus com MMI touch response, duas entradas USB com função carregamento para área do banco traseiro, sistema de som Bang & Olufsen com som 3D para os bancos dianteiros, Audi smartphone interface, Audi Phone Box light, Audi pre sense, assistente de estacionamento plus, Auto Hold assist, controle de cruzeiro adaptativo, Head-up Display, câmera 360 graus, assistente de mudança de faixa com exit warning e assistente de trafego traseiro, aviso de saída de faixa, escapamento esportivo RS, freios RS com pinças pintadas em vermelho, Audi drive select, suspensão a ar adaptativa e esportiva, diferencial esportivo quattro, eixo traseiro dinâmico, seis airbags, cintos de segurança com sensor de afivelamento e sistema de freio regenerativo, Mild Hybrid, estabilização ativa da carroceria e assistente de estacionamento plus.
OPCIONAIS – Freios de cerâmica RS com pinças de freio em cinza/azul/vermelho e aumento da velocidade máxima para 305 km/h (R$ 105 mil) pintura Audi Exclusive (R$ 40 mil) e pintura Audi Exclusive fosca (R$ 78 mil).