Demorou, mas a Fiat agora tem em sua linha um veículo que classificou como o seu primeiro SUV compacto. Porém, basta chegar perto do novo Pulse para ver que está longe de ser um utilitário-esportivo ou mesmo um crossover, e, sim, um hatchback altinho. Lançado a partir de R$ 80 mil, o modelo chamou a atenção por ser bem equipado de série. A lua de mel durou pouco, e, hoje, o estreante já tem preço inicial de R$ 88 mil.
Com tecnologias como injeção direta de combustível, turbo de baixa inércia e comando variável das válvulas de admissão, a Fiat solucionou o maior temor dos motores turbo, que é o chamado tubolag, aquele atraso na resposta do motor quando você acelera. Assim, o motor está sempre “cheio”, mesmo com rotações bastante baixas, pronto para enfrentar uma subida íngreme, fazer uma rápida retomada de velocidade ou uma ultrapassagem mais segura.
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Apenas 3 meses depois do lançamento, Fiat Pulse fica até R$ 8 mil mais caroFiat deve explicar reajuste de preço do Pulse antes da entrega ao clienteConfira o teste do Volkswagen Nivus Highline 200 TSI, a versão topo de linhaConfira os prós e os contras da versão automática da picape Fiat StradaFiat Pulse Drive 1.3 Manual: versão de entrada do compacto vale a pena?Com novo motor 1.3 turbo, Jeep Renegade 2022 custa a partir de R$ 123.990Dakar 2022: confira os segredos de cada marca para enfrentar a competiçãoEletrônica mantém os 200cv da Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP sob controleRenault Kwid ganha nova frente, mas tem preço inicial R$ 11 mil mais caroVenda Direta pode ser usada para Pessoa Física comprar carro com descontoEmplacamentos de veículos eletrificados registram aumento de 77% em 2021Na hora de transpôr um pequeno trecho de lama, o Pulse mostrou que não tem nenhuma habilidade para o fora de estrada. O sistema E-Locker, que transfere a força da roda sem aderência para a outra, em nada colaborou para desatolar o veículo. Isso prova que a boa altura em relação ao solo e os ângulos de entrada e saída servem mesmo para transpôs os obstáculos urbanos. Para se dar bem fora do asfalto é preciso ter um bom sistema de tração.
CONTEÚDO O destaque dessa versão de topo Impetus parece estar mesmo na parte visual e no interior com bancos revestidos em couro, quadro de instrumentos digital e a telinha de 10 polegadas do sistema multimídia. É que seus itens mais tecnológicos – como frenagem autônoma de emergência, alerta de mudança involuntária de faixa e comutação automática do farol alto – também estão disponíveis na versão de baixo, Audace, que custa R$ 11 mil a menos.
CONECTIVIDADE A unidade testada trazia como opcional o Fiat Connect Me, que é a conexão do carro à internet por meio de um chip de celular. O opcional custa R$ 2.700 e permite, por exemplo, controlar recursos do veículo por meio do smartphone, como ligar o ar-condicionado remotamente. O aplicativo também recebe notificações, como a velocidade do veículo ou se ele ultrapassou o perímetro estabelecido de rodagem, caso o carro seja conduzido por outra pessoa. Em casos de acidentes, a central telefônica da marca é informada, podendo até acionar o serviço de socorro.
CONCORRENTES O concorrente mais parecido com o Pulse é o Volkswagen Nivus, que em sua versão de topo Highline repete motor 1.0 turbo com câmbio automático, rodas de 17 polegadas, bancos revestidos em couro, multimídia conectado com tela de 10 polegadas, carregador sem fio para celular e faróis de neblina. Vendido por R$ 131.990, o modelo da Volkswagen oferece a mais ar-condicionado para o banco traseiro, airbag de cortina que protege os passageiros de trás, controle de cruzeiro adaptativo e sensor de pós-colisão. Em compensação, o modelo fica devendo para o Pulse comutação de farol alto, assistente de faixa de rodagem e navegação embarcada.
FICHA TÉCNICA
MOTOR
Dianteiro, transversal, três cilindros em linha, 12 válvulas, 999cm³ de cilindrada, flex, com injeção direta de combustível, turbo, que desenvolve potências máximas de 125cv (gasolina) e 130cv (etanol) a 5.750rpm e torque máximo de 20,4kgfm (g/e) a 1.750rpm
TRANSMISSÃO
Tração dianteira e câmbio automático tipo CVT que simula sete marchas e tem opção de trocas manuais
SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente tipo McPherson, com barra estabilizadora; e traseira, semi-independente, com eixo de torção/de liga leve de 6 x 17 polegadas/205/50 R17
DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica
FREIOS
Com discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS
CAPACIDADES
Do porta-malas,370 litros; do tanque de combustível, 47 litros; e de carga útil (passageiros mais bagagem), 400 quilos
DIMENSÕES
Comprimento, 4,09m; largura, 1,77m; altura, 1,57m; distância entre-eixos, 2,53m; altura livre do solo, 19,6cm
PESO
1.237 quilos
DESEMPENHO
Velocidade máxima de 189km/h (e)
Aceleração até 100km/h em 9,4 segundos (e)
CONSUMO (*)
Cidade: 12km/l (g) e 8,5km/l (e)
Estrada: 14,6km/l (g) e 10,2km/l (e)
Dados dos fabricantes
(*) Medição do Inmetro
(g): gasolina
(e): etanol
EQUIPAMENTOS
DE SÉRIE
Airbags frontais e laterais (tórax e cabeça); controle eletrônico de tração e estabilidade; Electronic Locker; frenagem autônoma de emergência; alerta de mudança involuntária de faixa; comutação automática de farol alto; câmera traseira; sensores de estacionamento dianteiros e traseiros; assistente de partida em rampa; sensor de pressão dos pneus; Isofix; sinalização de frenagem de emergência; retrovisor interno eletrocrômico; sensores de chuva e crepuscular; banco do motorista com regulagem de altura; bancos revestidos em couro; volante com regulagem de altura e distância; banco traseiro bipartido; retrovisores com rebatimento elétrico, regulagem elétrica e função Tilt Down; faróis, lanternas e luz diurna em LED; repetidores de seta laterais; faróis de neblina com função cornering; luz de cortesia nos retrovisores; teto bicolor; barras longitudinais no teto; ar-condicionado automático digital; console central; tapetes em carpete; quadro de instrumentos digital; piloto automático, computador de bordo; partida remota via chave canivete; chave presencial; central multimídia com tela tátil de 10,1 polegadas com navegação embarcada; carregador do celular por indução.
OPCIONAIS
Pintura metálica (R$ 2 mil), azul Amalfi com teto preto Vulcano; Pack Connect Me (R$ 2.700)
QUANTO CUSTA?
Testamos o Fiat Pulse na versão Impetus Turbo 200 AT, a topo de linha, que tem preço sugerido de R$ 123.490. Com os opcionais listados, a unidade testada custa R$ 128.190..