A Honda está reestruturando seu portfólio no Brasil, já que parou de produzir por aqui o Civic, o Fit e o WR-V, além do HR-V, que aguarda a chegada da nova geração. Enquanto define a nova estratégia, a montadora já lançou o novo City reestilizado, que terá a difícil missão de conquistar clientes potenciais do Civic e do Fit. Testamos a versão topo de linha do sedã compacto, que traz linhas atualizadas com a família Honda e novas dimensões, já que tem a pretensão de parecer um pouco maior. O motor 1.5 aspirado tem funcionamento áspero, mas garante desempenho e consumo satisfatórios.
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TECNOLOGIA O novo City na versão de topo traz o Honda Sensing, com controle de cruzeiro adaptativo (ACC), que auxilia o motorista a manter a distância em relação ao veículo à frente; sistema de frenagem para mitigação de colisão, acionando o freio ao detectar uma possível colisão frontal; sistema de assistência de permanência em faixa; sistema para mitigação de evasão de pista, que detecta a saída da pista e ajusta a direção com o objetivo de evitar acidentes; e o ajuste automático de farol.
MULTIMÍDIA O sistema multimídia tem tela tátil de oito polegadas, conectividade por Apple CarPlay e Android Auto, Bluetooth e câmera de ré com visão de 180 graus e superior. Traz também botões físicos para ajuste de volume e sintomia do rádio. A tela do sistema multimídia reproduz a imagem da câmera que está no retrovisor da direita, que detecta a presença de outros carros quando se faz a conversão. Pode ser acessada também em botão na alavanca de seta. Quem senta na frente tem à disposição duas entradas USB e uma tomada 12V no console, além dos comandos do ar-condicionado automático digital.
Na prática, esse conjunto proporciona bom desempenho ao sedã, com respostas satisfatórias às acelerações, garantindo agilidade no trânsito urbano e segurança nas retomadas de velocidade. Mas quando se pisa fundo no acelerador e o giro sobe, o motor passa a trabalhar de forma ruidosa, áspera, contrariando a afirmação da Honda de que o sedã ganhou melhorias no isolamento acústico. O motor grita muito acima das 3.500rpm
CONSUMO Na posição S do câmbio as trocas de marchas simuladas são feitas em giros mais altos, deixando o sedã mais esperto. Na cidade, o computador de bordo apontou consumo médio de 9,3km/l e na estrada, 15,4km/l, com gasolina no tanque. A direção foi bem calibrada, sendo leve nas manobras e firme em velocidades elevadas, com bom diâmetro de giro. As suspensões, McPherson na dianteira e eixo rígido na traseira, receberam nova calibragem para reduzir ruídos e aumentar o conforto. Realmente, o sedã apresentou um rodar macio nas estradas, com boa estabilidade em curvas. O sistema de freios tem discos na frente e tambores na traseira, sendo o de estacionamento com alavanca. Não é eletrônico. Mas ambos atuam com eficiência.
A Honda aposta na boa lista de equipamentos e nos bons números de potência e torque do motor, maiores do que os de alguns concorrentes, mas menores do que os do VW Virtus (128cv e 20,4kgfm), que na versão Highline 200 TSI tem preço de R$ 128.090.
FICHA TÉCNICA
MOTOR (*)
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.497cm³ de cilindrada, 16 válvulas, flex, com injeção direta de combustível, que desenvolve potência de 126cv (gasolina/etanol) a 6.200rpm, e torques de 15,5kgfm (g) e 15,8kgfm (e) a 4.600rpm
TRANSMISSÃO (*)
Tração dianteira, com câmbio automático CVT que simula sete marchas, com Paddle Shifts
SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS (*)
Dianteira, independente, do tipo McPherson, com barra estabilizadora; e traseira, com barra de torção/de liga leve de 6,5x16 polegadas/185/55R16
DIREÇÃO (*)
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica
FREIOS (*)
A discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS/EBD/EBA
CAPACIDADES (*)
Do tanque, 44 litros; porta-malas, 519 litros; e de carga útil (passageiros mais bagagem), ND
PESO (*)
1.170 kg
DIMENSÕES (*)
Comprimento, 4,55m; largura, 1,75m; altura, 1,47m; e distância entre-eixos, 2,60m
PERFORMANCE (*)
Velocidade máxima de 175km/h
Aceleração até 100km/h em 10,8 segundos (g/e)
CONSUMO (**)
Cidade: 13,1km/l (g) e 9,2km/l (e)
Estrada: 15,2km/l (g) e 10,5km/l (e)
(*) Dados dos fabricantes
(**) Dados do Inmetro
(g) gasolina; (e) etanol
ND: Não disponível
EQUIPAMENTOS
DE SÉRIE
Alarme de segurança com imobilizador ECU, freios com sistemas ABS e EBD (Anti-Lock Braking System/Electronic Brake Distribution)/EBA (Emergency Brake Assist), assistente de estabilidade e tração VSA (Vehicle Stability Assist), assistente de partidas em aclive HSA (Hill Start Assist), sistema de luzes de emergência (ESS), seis airbags, lembrete de afivelamento dos cintos dianteiros e traseiros, trava infantil nas portas traseiras, Isofix de fixação para cadeirinhas infantis, câmera de ré multivisão com linhas dinâmicas (três vistas), alerta de pressão dos pneus, sistema Honda LaneWatch (assistente para redução de ponto cego), lanternas traseiras em LED, antena tipo Tubarão, retrovisores na cor do veículo com indicadores em LED e rebatimento elétrico automático, conjuntos óptico e DRL full LED, faróis com acendimento automático (sensor crepuscular), sensores de estacionamento com aviso sonoro dianteiro e traseiro, vidros elétricos com um toque em todas as portas com antiesmagamento, piloto automático (Cruise Control) adaptativo, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, desligamento automático dos faróis após 15 segundos, tomadas 12 Volts, jogo de tapetes com trava antiescorregamento (carpete), ar-condicionado digital automático com ventilação para os ocupantes traseiros, botão de partida do motor (Start/Stop), volante e alavanca do câmbio revestidos em couro, revestimento dos bancos em couro na cor preta ou cinza claro, oito alto-falantes de 20W, multimídia com tela tátil de oito polegadas, com interface sem fio para smartphones com Apple CarPlay e Android Auto com Voice Tag, USB, controle de áudio no volante, painel digital TFT de sete polegadas e alta resolução, chave com função Smart Entry de destravamento e travamento das portas por sensor de aproximação, abertura do porta-malas, abertura e fechamento dos vidros e partida com controle remoto, sistema de assistência automática de farol alto e baixo, que se ajusta de acordo com a situação (Auto High Beam – AHB), sistema que auxilia o motorista a manter uma distância segura em relação ao veículo detectado a sua frente (Adaptive Cruise Control – ACC), sistema de acionamento de freios ao detectar uma possível colisão frontal com o objetivo de mitigar acidentes (Collision Mitigation Braking System – CMBS), sistema que detecta as faixas de rodagem e ajusta a direção com o objetivo de auxiliar o motorista a manter o veículo centralizado nas linhas de marcação (Lane Keeping Assist System – LKAS), sistema que detecta a saída da pista e ajusta a direção com o objetivo de evitar a sua evasão e possíveis acidentes (Road Departure Mitigation System – RDM).
OPCIONAIS
Não tem.
QUANTO CUSTA
O Honda City é vendido a partir da versão EX, por R$ 108.300. Já a versão intermediária EXL tem preço sugerido de R$ 114.700. E a versão testada, a topo de linha Touring, tem preço de R$ 123.100