A nova Mercedes-Benz C200 AMG Line chegou para provar que um sedã médio de luxo não precisa ter necessariamente “cara de tiozão”. O modelo passou por uma reformulação no visual e ganhou aspecto mais robusto, e, por que não dizer, esportivo, com linhas mais equilibradas. Para impulsionar o sedã de 1.650 quilos, um motor 1.5 turbo e outro elétrico, que fazem dele um híbrido leve com bom desempenho e baixo consumo de combustível. Apesar de ter ampla lista de equipamentos de série, o Mercedes-Benz C200 peca em pequenos detalhes.
Trata-se da sexta geração da Classe C, que surgiu originalmente em 1982 como Mercede-Benz 190, um sedã de porte médio. Ganhou a nomenclatura Classe C em 1993 e em pouco tempo se tornou o modelo mais vendido da marca alemã. De 1982 até os dias de hoje, foram vendidas mais de 10,5 milhões de unidades do sedã, das quais 40 mil no Brasil.





O banco traseiro tem muito espaço para as pernas e encosto ligeiramente inclinado. O assento apoia bem as pernas, mas no meio o túnel no assoalho e apoio de braço atrapalham, limitando o conforto a duas pessoas. Na extremidade do console só tem saídas do ar-condicionado, pois a entrada USB para os passageiros de trás está dentro do compartimento.

ACABAMENTO A unidade testada tinha bancos revestidos com couro marrom e preto, mesmo material encontrado nos painéis das portas. Detalhes em alumínio, fibra de carbono e black piano conferem aspecto sofisticado ao interior do sedã. O volante revestido em couro tem desenho esportivo, ajustes elétricos, comandos para o painel de instrumentos, multimídia, celular, som e limitador de velocidade. Os comandos são táteis. Traz ainda as aletas para trocas de marchas. O painel é dividido em duas seções: uma superior, em forma de asa, com novas saídas do ar-condicionado redondas, mas achatadas, que lembram a turbina de avião.
Na seção inferior, o painel de instrumentos tem tela flutuante totalmente digital, LCD, de alta resolução e 12,3 polegadas. É configurável nos modos clássico, esportivo (conta-giros centralizado, vermelho, velocímetro digital e G-Force) e sutilmente, que traz apenas o velocímetro e o relógio. Tem ainda o visor com os sistemas de assistência a condução, como assistentes de frenagem, de manutenção de trajetória, de ponto cego e Parktronic.

CONJUNTO MECÂNICO A nova C200 traz o sistema EQBoost, que funciona como um híbrido leve. O propulsor principal é um quatro cilindros 1.5 turbo, a gasolina, de 203cv, que tem a assistência de um motor elétrico de 48 volts e 20cv, que não atua sozinho. Ele dá um suporte para o motor a combustão, tornando as partidas mais rápidas e proporcionando arrancadas ágeis.
Na prática, é mais torque e potência quando se pisa fundo no acelerador. O desempenho é bom, considerando o peso do carro (1.650kg), com boas retomadas de velocidade. Não chega a ser um esportivo, mas é um sedã bem divertido.
O câmbio automático de nove velocidades têm alavanca junto ao volante, além das aletas para trocas manuais. O sistema híbrido leve otimiza o funcionamento do motor a combustão, contando ainda com o sistema start/stop para auxiliar na redução do consumo de combustível. Em nosso teste, o consumo médio ficou na faixa dos 11,5km/l.

As suspensões, com Multlink na traseira, garantem total segurança em curvas e rodagem confortável mesmo sobre pisos irregulares. A direção com assistência elétrica tem cargas bem definidas em baixas e altas velocidades, mas o diâmetro de giro é grande, dificultando manobras em espaços apertados. O sistema de freios com discos nas quatro rodas e mais a eletrônica habitual garante a segurança. Em resumo, é um sedã com belo design, divertido de dirigir, confortável e muito bem equipado.
CONCORRENTES A concorrência neste segmento de sedãs premium é pesada. Os principais concorrentes do Mercedes-Benz C200 são o BMW 320 M Sport, equipado com motor de 184cv, vendido por R$ 336.950, e o Audi A4 Sedan Prestige Plus, com propulsor 2.0 turbo de 190cv, que tem preço de R$ 316.308. Ambos têm ampla lista de equipamentos de série e bom nível de acabamento interno, tornando a escolha ainda mais difícil.

FICHA TÉCNICA
MOTOR (*)
Dianteiro, longitudinal, quatro cilindros em linha, 1.497cm³ de cilindrada, a gasolina, com injeção direta de combustível, turbocompressor, que desenvolve 204cv a 5.800rpm e torque máximo de 30,6kgfm a 1.800rpm/ motor elétrico de 20cv e 20,4kgfm de torque.
TRANSMISSÃO (*)
Tração traseira, com câmbio automático de nove marchas 9G-Tronic
SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS (*)
Dianteira, independente, tipo McPherson, com braços sobrepostos; traseira, independente, com sistema multlink/de alumínio de 8,5x18/225/45 R18
DIREÇÃO (*)
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica
FREIOS (*)
Com discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, ABS/EBD
CAPACIDADES (*)
Do tanque, 57 litros; porta-malas, 455 litros; e de carga útil (passageiros mais bagagem), 690 quilos
DIMENSÕES (*)
Comprimento, 4,75m; largura, 1,82m; altura, 1,43m; e distância entre-eixos, 2,86m
PESO (*)
1.650 quilos
PERFORMANCE (*)
Velocidade máxima de 246km/h
Aceleração até 100km/h em 7,3 segundos
CONSUMO (**)
Cidade 11,1km/l
Estrada 13,9km/l
(*) Dados dos fabricantes
(**) Dados do Inmetro
(g) gasolina; (e) etanol

EQUIPAMENTOS
DE SÉRIE: Rodas AMG 18 polegadas, acabamento interno Trama metal Artico preto, banco do motorista com comandos elétricos (inclusive lombar) e memória, detalhes externos AMG Line, pacote Lane Tracking, pacote USB, sensor de estacionamento, câmera de ré, proteção Urban Guard, câmbio 9G-Tronic, alarme antifurto, Android Auto, Apple CarPlay, ar-condicionado Thermatic, assistente de distância ativa Distronic, assistente de estacionamento Parktronic, assistente ativo de manutenção de faixa, assistente de ponto cego, banco do passageiro com comandos elétricos e memória, bancos esportivos, display central 11,9 polegadas, display do motorista 12,3 polegadas, Dynamic Select, EQ Boost, fFaróis full LED, função partida Keyless Go, integração com smartphones, interior AMG Line, kit visual AMG, luz alta adaptativa, pacote de luz interior, sensor de chuva, pneus run-flat, projetor logo MB, proteção de pedestres, retrovisor externo rebatível, sensor de presença interior, sistema multimídia MBUX, soleira iluminada, som do motor esportivo, tapetes AMG, teto solar panorâmico, TIREFIT, sistema de monitoramento da pressão dos pneus (TPMS), volante revestido em couro Nappa e wireless charging.
OPCIONAL
Não há.
QUANTO CUSTA
O Mercedes-Benz Classe C 200 AMG Line é vendido por R$ 363.900. Ja a versão C 300 AMG Line tem preço de R$ 411.900