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Citroën/Divulgação
Citroën/Divulgação

FICHA TÉCNICA
MOTOR
Quatro cilindros em linha, transversal, quatro válvulas por cilindros, 1.998 cm3 de cilindrada, 126 cv a 5.500 rpm, torque de 18,7 kgfm a 4.200 rpm
TRANSMISSÃO
Câmbio automático de 4 marchas; tração dianteira
FREIOS
Discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira com ABS de quatro canais
SUSPENSÃO
DSubchassi dianteiro e traseiro.
Dianteira McPherson, braço triangular transversal
Traseira Independente autodirecional, braço longitudinal e barra de torção
DIREÇÃO
Pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica
RODAS / PNEUS
5,5 x 15 / 195/55 R 15
PESO
1.143 kg
CAPACIDADE DO PORTA-MALAS
370 litros
TANQUE DE COMBUSTÍVEL
54 litros
CITROEN XSARA EXCLUSIVE 2.0 16V AUTOMÁTICO X CONCORRENTE
XSARA 2.0 VW GOLF 2.0
Potência (cv) 126 116
Dimensões (AxBxC) (m) 4,17x1,69x1,40 4,15x1,73x1,45
Dimensões (DxE) (m) 2,54x1,95 2,51x1,90
Porta-malas (litros) 370 330
Velocidade máxima (km/h) 200 192
Aceleração de 0 a 100 km/h (s) 10,7 11,9
A comprimento, B
POSITIVO
* Suspensão
* Espaço interno
* Desempenho
NEGATIVO
* Transmissão ruidosa
* Visibilidade traseira
* Posição comando dos vidros
* AVALIAÇÃO TÉCNICA
ACABAMENTO DA CARROCEIRA
Tem um acabamento geral muito bem feito, com boa montagem das partes móveis (portas, capô e tampa do porta-malas) que também
estão muito bem enquadradas e niveladas. De ruim apenas a pintura no capô, que apresentou vários pontos com impurezas.
VÃO DO MOTOR
Montado transversalmente, o motor preenche bem o vão, mas não impede o acesso à manutenção. Porém deveria ter um melhor
isolamento acústico.
ALTURA DO SOLO
A aba inferior do parachoque dianteiro e a zona central do automóvel tocam com facilidade o solo, sendo crítico com carga
máxima em algumas condições. Para minimizar possíveis danos, motor e câmbio têm chapa protetora.
FREIOS
A disco nas quatro rodas com sistema ABS, apresentaram um bom comportamento em todas as situações, inclusive com boa resistência ao fading (perda de eficiência por uso prolongado), mesmo descendo serra com o carro carregado.
CÂMBIO
Automático com quatro velocidades, não tem indicação no quadro de instrumentos, o que dificulta saber a posição que está engrenado (é preciso olhar para o console). Suas relações de marcha estão coerentes, mas apresentou uma elevada rumorosidade de funcionamento.
MOTOR
Contrariando a maioria, seu motor 16V tem um bom torque em baixas rotações, permitindo boas retomadas e acelerações. Além
de ser elástico, tem baixa rumorosidade de funcionamento, e casa bem com o câmbio automático.
VEDAÇÃO
Não apresentou infiltrações de água ou poeira durante o teste.
NÍVEL DE RUÍDOS
Quando se trafega em paralelepípedos surgem muitos ruídos internos.
SUSPENSÃO
Deve-se salientar a boa calibragem de suspensão, que permite muita estabilidade e conforto. Em curvas mais fechadas se percebe a atuação do eixo traseiro auto-direcional que auxilia na estabilidade e controle do veículo.
DIREÇÃO
Tem volante de bom diâmetro, com regulagem de altura e profundidade. Servo-assistido, o sistema de direção é leve e preciso
em qualquer velocidade, dando confiança ao motorista.
ILUMINAÇÃO
Seus faróis são eficientes e ainda tem a ajuda dos auxiliares de neblina embutidos no pára-choque. Painel e console são bem iluminados, mas no habitáculo a iluminação poderia ser mais eficiente. Só não tem luz de cortesia no vão do motor.
LIMPADOR DE PÁRA-BRISA
Tanto o dianteiro como o traseiro têm uma boa área de varredura além de serem eficientes e com esguichos com boa vazão de
água.
ESTEPE/MACACO
Com roda e pneu igual aos em uso, o estepe fica embaixo do assoalho por fora, e sua retirada ou colocação não é simples, principalmente com o carro carregado, quando fica próximo do solo. Além disso a manivela de acionamento do macaco não tem proteção para as mãos. O conjunto apresenta um importante calço para ajudar a imobilizar o veículo durante a troca.
FERRAMENTAS
Não tem nem uma mísera chave de fenda.
ALARME
Tem chave de ignição com imobilizador de motor e trava elétrica das portas, que aciona simultâneamente o alarme, com comando à distância. Pena que os vidros não sobem automaticamente.
* Estas avaliações foram realizadas para o Caderno de Veículos do jornal ESTADO DE MINAS pelo Eng. Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan.

Fonte: Fabricante

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