Portal Vrum

Citroën/Divulgação
Citroën/Divulgação

FICHA TÉCNICA
MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, 1.587 cm3 de cilindrada, que gera 110 cv de potência a 5.800 rpm e torque máximo de 15,6 kgfm a 4.000 rpm
TRANSMISSÃO
Câmbio automático de 4 marchas; tração dianteira
DIREÇÃO
Pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, McPherson, com molas helicoidais e barra estabilizadora
Traseira Independente, barras de torção transversais e barra estabilizadora
FREIOS
Disco ventilado na dianteira e disco rígido na traseira, com ABS
RODAS / PNEUS
6,0 x 15 polegadas (liga leve) / 195/55 R 15
PESO
1.197 kg
TANQUE DE COMBUSTÍVEL
54 litros
DIMENSÕES (A x B x C) (m) (*)
4,35 x 2,54 x 1,95
CAPACIDADE DO PORTA-MALAS
517 litros
VELOCIDADE MÁXIMA (km/h) (**)
193
ACELERAÇÃO DE 0 A 100 km/h (s) (**)
14,4
CONSUMO (CIDADE / ESTRADA) (km/l) (**)
9,2 / 17,5
(*) A= comprimento; B= distância entre-eixos; C= medida de conforto
(**) Dados fornecidos pelo fabricante
POSITIVO
* Desempenho
* Câmbio
* Suspensão
NEGATIVO
* Ruídos internos
* Preço
* Falta ABS
* AVALIAÇÃO TÉCNICA
+ BOM
++ REGULAR
+++ RUIM
ACABAMENTO DA CARROCERIA
A qualidade final da pintura é boa, mas as portas dianteiras e traseira direita apresentam-se desniveladas. (++)
VÃO MOTOR
A sistematização dos vários componentes é bem feita deixando um aspecto limpo. O acesso à manutenção, em geral, é bom e o isolamento acústico em relação ao habitáculo é apenas aceitável quando o motor gira em alta rotação. (++)
ALTURA DO SOLO
Com o veículo em condição de carga com cinco adultos mais bagagem ocorreram apenas leves raspadas na zona anterior e central do chassi, que tem uma chapa protegendo o motor. (+)
CLIMATIZAÇÃO
O sistema é por comando manual com opção automático. Possui boa distribuição pelos difusores de ar e o tempo gasto para dar a sensação de conforto depois de parado meia hora ao sol foi bom. (+)
FREIOS
Bem dimensionados e apresentaram um bom comportamento dinâmico, apesar da ausência do ABS. Não apresentaram super aquecimento após uso constante e é muito boa a desaceleração, seja em espaço percorrido quando em manutenção da trajetória. (+)
CÂMBIO
É automático com quatro velocidades e relações de marchas aceitáveis. Possui importante mostrador digital no quadro de instrumentos da opção selecionada. (++)
MOTOR
Tem performance discreta. As retomadas de velocidades e aceleração são fracas quando o veículo está carregado e fazendo-se uso do arcondicionado. Nesta condição, a dirigibilidade é cansativa, principalmente sobre piso com relevo variado. (++)
VEDAÇÃO
Não foram registradas infiltrações de água e poeira. (+)
NÍVEL INTERNO DE RUÍDOS
O veículo apresentou vários pequenos ruídos dos componentes do habitáculo quando sobre piso de paralelepípedo, asfalto ruim e estrada de terra. O efeito aerodinâmico é contido somente até 110km/h. (+++)
SUSPENSÃO
Proporciona uma ótima estabilidade aliada a um conforto de marcha muito bom. (+)
DIREÇÃO
O volante tem ótima pega e conta com regulagem angular em altura e profundidade. As reações são muito balanceadas e é notável a sua precisão em curvas feitas em velocidade. Sobre piso irregular apresentou baixa rumorosidade e trepidação. Os pneus são da série 55 que têm baixa altura para o uso em nosso solo acidentado onde se deve tomar cuidado. (+)
ILUMINAÇÃO
As luzes de cortesia estão presentes somente no porta-malas e porta-luvas. Os faróis são eficientes, seja no facho baixo quanto no alto, além de possuirem regulagem elétrica em altura. Há faróis de neblina. A iluminação no habitáculo satisfaz, mas os spots fixos para leitura são fracos. (+)
ESTEPE/MACACO
O estepe fica abaixo do assoalho do porta-malas (externo) em suporte metálico com comando de basculamento feito no interno do vão de carga. A troca não é muito simples e o macaco fica acondicionado dentro do aro do estepe em uma caixa plástica. (++)
LIMPADOR DE PÁRA-BRISA
Muito boa a vazão anterior (spray em V) e no vidro traseiro (ducha forte) dos esguichos que quando acionados ligam automaticamente o sistema de varredura, que atinge uma boa área. (+)
FERRAMENTAS
Não tem. (+++)
ALARME
O conjunto controle remoto/chave de ignição codificada tem dimensões que incomodam para guardá-la no bolso. Ao dar comando de travar as portas os vidros não sobem automaticamente. (++)
* Estas avaliações foram realizadas para o Caderno de Veículos do jornal Estado de Minas pelo eng. Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan

Fonte: Fabricante

Encontre seu veículo