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Fiat/Divulgação
Fiat/Divulgação

FICHA TÉCNICA
MOTOR
Dianteiro, transversal, gasolina, quatro cilindros em linha, oito válvulas, 999,1 cm3 de cilindrada, que gera 55 cv de potência máxima a 5.500 rpm e torque máximo de 8,5 mkgf a 2.500 rpm
TRANSMISSÃO
Câmbio manual de 5 marchas; tração dianteira
DIREÇÃO
Tipo pinhão e cremalheira, assistência hidráulica (opcional)
FREIOS
Disco ventilado na dianteira e tambor na traseira; ABS opcional
SUSPENSÃO
Dianteira Tipo McPherson, com rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversais
Traseira rodas independentes com braços oscilantes longitudinais e barra estabilizadora
RODAS / PNEUS
5 x 13 polegadas (aço estampado) / 145/80 R 13
PESO
870 kg
TANQUE DE COMBUSTÍVEL
48 litros
EQUIPAMENTOS DE SÉRIE
Bancos dianteiros e traseiros com assento anti-mergulho, banco traseiro rebatível, calotas integrais, cintos de segurança dianteiros retráteis, faróis biparábola, Fiat Code, sistema anti-incêndio (FPS), válvula anti-refluxo de combustível, volante espumado com EAS (deformação programada)
OPCIONAIS
Sistema ABS de freios, direção hidráulica, ar-condicionado, pré-disposição para rádio, airbags para motorista e passageiro, acionamento elétrico dos vidros dianteiros, apoios de cabeça no banco traseiro e trava elétrica das portas, vidro traseiro térmico, controle interno dos retrovisores externos, limpador/lavador do vidro traseiro
PALIO YOUNG FIRE 1.0 8V X CONCORRENTES
Palio Young 1.0 VW Gol Special 1.0 Chevrolet Celta 1.0
Potência (cv) 55 57 60
Dimensões (AxBxC)(m)(*) 3,73x2,36x1,86 3,80x2,46x1,86 3,74x2,44x1,88
Porta-malas (litros) 280 285 260
Velocidade máxima (km/h)(**) 150 147 151
Aceleração de 0 a 100 km/h (s)(**) 16,3 17,4 15,5
Consumo (cidade/estrada)(km/l)(**) 13,0/17,2 13,5/16,7 12,9/18,0
(*)A comprimento; B
(**) Dados do fabricante
* AVALIAÇÃO TÉCNICA
+ BOM
++ REGULAR
+++ RUIM
ACABAMENTO DA CARROCERIA
A porta dianteira esquerda e o capô estão desnivelados. A pintura tem bom acabamento final. (+)
VÃO MOTOR
Muito bom o acesso à manutenção. O isolamento acústico satisfaz. (++)
ALTURA DO SOLO
Possui proteção inferior com chapa de aço vazada para o cárter e caixa de marchas. Com carga máxima toca levemente a zona central e anterior do chassi ao transpor quebra-molas altos e em estradas de terra com algumas imperfeições. (+)
CLIMATIZAÇÃO
O conjunto está bem dimensionado para o veículo. A rumorosidade do conjunto é aceitável, mesmo na máxima velocidade. Na posição “recirculação de ar” não houve entrada de gases externos. (+)
FREIOS
O sistema está bem dimensionado e conta com ABS (opcional). Mas apresentou um grande retardo de resposta em frenagens de emergência em estradas de terra. (+)
CÂMBIO
As relações de marchas são aceitáveis, ajudadas pelo bom torque do motor disponível em baixa rotação. A qualidade de engate e maciez são boas. (++)
MOTOR
Melhorou o desempenho do carro na cidade, pois oferece mais torque em baixas rotações. Mas só no plano. Quando surge um aclive a performance torna-se discreta, tanto em aceleração como em retomadas de velocidade. (+)
VEDAÇÃO
Não houve infiltração de água ou poeira.(+++)
NÍVEL DE RUÍDOS
Não é um veículo silencioso, principalmente quando se anda em pisos com paralelepípedos, asfalto ruim e terra. O efeito aerodinâmico incomoda em alta velocidade. (++)
SUSPENSÃO
A rumorosidade da suspensão traseira chega a incomodar e o conforto de marcha poderia ser melhor, pois a suspensão transfere muito as imperfeições do solo, piorando sensivelmente com carga máxima. Mas o conjunto proporciona boa estabilidade. (+)
DIREÇÃO
Possui assistência hidráulica, é precisa e tem bom efeito retorno. A pega e o tamanho do volante são bons. (+)
ILUMINAÇÃO
Os faróis são eficientes, tanto no facho baixo como no alto. A iluminação no habitáculo é simples, mas eficiente. (+)
ESTEPE/MACACO
A operação de troca não é difícil. O estepe, macaco e chave de rodas estão dentro do porta-malas e os cubos de roda têm pinos guia fixos, muito úteis numa troca noturna. (++)
LIMPADOR DE PÁRA-BRISA
É difícil reabastecer o reservatório de água dentro do capô. A área de varredura no pára-brisa e no vidro traseiro Satisfazem, mas ao esguichar água as palhetas não entram em funcionamento automático. (+++)
FERRAMENTAS
Retiraram a única chave de fenda combinada. (++)
ALARME
Tem sistema Fiat Code de série, com chave codificada, que imobiliza o motor. Não possui dispositivo antifurto nem como opcional.
* Estas avaliações foram realizadas pelo Eng. Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan

Fonte: Fabricante

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