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Fiat/Divulgação
Fiat/Divulgação

FICHA TÉCNICA
MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.796 cm³ de cilindrada, 103 cv de potência máxima a 5.400 rpm e torque máximo de 17,0 mkgf a 2.800 rpm
TRANSMISSÃO
Câmbio manual de 5 marchas; tração dianteira
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, McPherson, braços oscilantes inferiores transversais e barra estabilizadora
Traseira Independente com braços oscilantes longitudinais e barra estabilizadora
RODAS / PNEUS
5,5 x 14 polegadas, em liga leve ; 175/65 R 14
DIREÇÃO
Tipo pinhão e cremalheira com assistência hidráulica
FREIOS
Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS opcional
PESO
990 kg
TANQUE DE COMBUSTÍVEL
48 litros
EQUIPAMENTOS DE SÉRIE
Acionamento elétrico dos vidros dianteiros com um toque para o motorista, terceira luza de freio, cintos de segurança laterais traseiros retráteis de 3 pontos, comando interno de abertura do porta-malas, direção hidráulica, espelhos
retrovisores externos direito/esquerdo com comando interno, faróis de neblina, imobilizador eletrônico de motor, limpador/lavador do vidro traseiro, prédisposição para alarme, rodas de liga leve, sistema "follow me" de faróis,
temporizador luzes internas e trava elétrica das portas
OPCIONAIS
Freios ABS, ar-condicionado, volante com regulagem de altura, pré-disposição para som, banco traseiro bipartido, airbag duplo, rádio AM/FM com CD frontal, CD Charger de cinco discos e desembaçador com ar quente
FIAT PALIO ELX 1.8 X CONCORRENTES
FIAT CHEVROLET VW GOL 1.6 FORD RENAULT PEUGEOT 206 1.6
PALIO 1.8 CORSA 1.8 FIESTA 1.6 CLIO 1.6
Potência (cv) 103 102 92 98 110 110
Dimensões
(AxBxC) (m) (*) 3,76x2,37x1,86 3,82x2,49x1,88 3,91x2,46x1,86 3,90x2,48x1,90 3,77x2,47x1,83 3,83x2,44x1,85
Porta-malas (litros) 280 271 285 305 255 245
Velocidade máxima (km/h) (**) 186 179 179 174 192 198
Aceleração de 0 a 100 km/h) (**) 9,3 10,9 12,0 12,9 9,4 10,5
Consumo cidade/estrada (km/l) (**) 12,2/16,3 11/16,5 13,4/17,2 11,5/16 11/16,5 10,8/17,8
(*) A Comprimento; B
(**) Dados fornecidos pelos fabricantes
* AVALIAÇÃO TÉCNICA
+ BOM
++ REGULAR
+++ RUIM
ACABAMENTO DA CARROCERIA
É boa a montagem das partes móveis em relação à carroceria, mas a pintura contém vários pontos com impurezas. (++)
VÃO MOTOR
O motor preenche bem o vão e o acesso à manutenção é limitado para alguns componentes. A sistematização está racional e toda a zona superior do motor é encoberta por acabamento plástico, deixando um aspecto organizado. O isolamento acústico tem resultado positivo para o seu segmento de mercado. (+)
ALTURA DO SOLO
Com carga máxima, raspa levemente a zona central e anterior do chassi ao transpor quebra-molas e em estrada de terra com imperfeições. O cárter e câmbio, ambos em alumínio, não têm chapa protetora inferior. (++)
CLIMATIZAÇÃO
O sistema está bem dimensionado para o veículo. A rumorosidade produzida pela vazão de ar nos difusores do painel é aceitável. Apresentou-se bem vedado e o tempo gasto para dar a sensação de conforto em todo o habitáculo foi satisfatório. (+)
FREIOS
O comportamento dinâmico em geral foi bom e o veículo em prova estava equipado com ABS de boa calibragem. Apresentaram reações balanceadas, ausência de superaquecimento e o freio de estacionamento atuou normal. (+)
CÂMBIO
A qualidade de engate foi boa, tanto em precisão quanto em maciez e as relações de marchas atendem satisfatoriamente no uso misto. (+)
MOTOR
A dirigibilidade deste automóvel com este motor 1.8 8V da Powertrain é muito superior ao antigo 1.6 16V (da Fiat). As retomadas de velocidade e aceleração são bem mais eficientes. A aspereza e a rumorosidade de funcionamento são de fácil
percepção auditiva e a Fiat declara ser normal o consumo de óleo do motor de até 800 ml a cada 1000 quilômetros. (+)
VEDAÇÃO
Boa contra água e poeira. (+)
NÍVEL INTERNO DE RUÍDOS
Não é um veículo silencioso em superfícies irregulares. O efeito aerodinâmico incomoda em alta velocidade. (+++)
SUSPENSÃO
Proporciona boa estabilidade em geral. O conforto poderia ser melhor, pois ocorre transferência das imperfeições do solo, piorando sensivelmente com carga máxima. (++)
DIREÇÃO
Possui assistência hidráulica, que poderia ter uma calibragem mais firme para esta motorização 1.8, principalmente em alta velocidade e com o veículo carregado. O volante não possui regulagem angular em altura, mas tem boa pega e tamanho. O efeito retorno e o diâmetro de giro são bons. (++)
ILUMINAÇÃO
Os faróis são eficientes, mas não há regulagem elétrica em altura. Os faróis de neblina estão embutidos no pára-choque e existe luz de cortesia somente no porta-luvas. A iluminação no habitáculo (zona do teto) é simples e o quadro de
instrumentos e o console têm fácil identificação noturna. (+)
ESTEPE/MACACO
O estepe fica dentro do porta-malas. O pneu reserva é igual aos de uso, mas a roda não é em liga leve, porém os parafusos atendem a ambas. A operação de troca não é difícil e os cubos de roda têm pinos guia fixos, muito úteis para posicionar a roda e tambémpara ajudar numa eventual troca noturna. (+)
LIMPADOR DE PÁRA-BRISA
Ao esguichar água as palhetas atuam automaticamente, tanto no pára-brisa quanto no vidro traseiro. As áreas de varredura são boas, assim como a qualidade das palhetas. É ruim o reabastecimento de água no reservatório dentro do vão motor, devido ao seu posicionamento e diâmetro do bocal de enchimento. (++)
FERRAMENTAS
Possui uma chave de fenda combinada. (+)
ALARME
A chave de ignição é codificada e contra arrombamento existem sensores por ultra-som instalados no nível do retrovisor interno. (+)
* Estas avaliações foram realizadas pelo eng. Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan

Fonte: Fabricante

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