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Fiat/Divulgação
Fiat/Divulgação

FICHA TÉCNICA
MOTOR
Dianteiro, quatro cilindros em linha, transversal, 1.242 cm3 de cilindrada, oito válvulas, 70 cv de potência máxima a 5.400 rpm (gasolina) e 71 cv a 5.500 rpm e torque de 11,4 kgfm a 2.250 rpm (gasolina) e de 11,6 kgfm a 2.250 rpm (álcool)
TRANSMISSÃO
Câmbio manual de 5 marchas; tração dianteira
DIREÇÃO
Tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica
FREIOS
Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS opcional
SUSPENSÃO
Dianteira Tipo McPherson, braços oscilantes transversais e barra estabilizadora
Traseira Braços oscilantes longitudinais e barra estabilizadora
RODAS / PNEUS
5,5x 14 e 175/65 R 14
PESO
1.065 kg
TANQUE DE COMBUSTÍVEL
48 litros
DESEMPENHO
Velocidade máxima 157 km/h (gasolina) e 159 km/h (álcool)
Aceleração de 0 a 100 km/h 15,4 s (gasolina) e 15 (álcool)
CONSUMO
Gasolina, 13 km/l (cidade) e 17,2 km/l (estrada)
Álcool, 9,2 km/l (cidade) e 12,8 km/l (estrada)
DIMENSÕES (m)
Comprimento 4,13
Largura 1,63
Altura 1,45
Entre-eixos 2,37
EQUIPAMENTOS DE SÉRIE
Alerta de velocidade, dois apoios de cabeça no banco central, comando interno de abertura de porta-malas e tanque de combustível, computador de bordo, tacômetro (conta-giros), imobilizador eletrônico de motor (Code), temporizador de faróis (Folow Me Home), My car Fiat, Pára-choques na cor da carroceria, dois portaluvas, relógio digital, tomada de 12 V no console central, vidro traseiro térmico e vidros verdes.
OPCIONAIS
ABS, Airbag frontal duplo, arcondicionado com pára-brisa degradê, terceira luza de freio, CD changer no console central,
desembaçador com ar quente, direção hidráulica, espelho eletrocrômico, faróis de neblina, maçanetas e minissaias na cor da
carroceria, rádio com RDS e tocadiscos com MP3, rodas de liga leve aro 14, sensores crepuscular, de chuva e de estacionamento, travas elétricas das portas, vidros dianteiros elétricos com um toque, vidros traseiros elétricos e volante com regulagem de altura.
* AVALIAÇÃO TÉCNICA
+ BOM
++ REGULAR
+++ RUIM
ACABAMENTO DA CARROCERIA
A qualidade final da pintura é baixa devido às impurezas. A tampa do porta-malas está com pequena descentralização e desnivelamento. As portas e o capô têm montagem aceitável. (++)
VÃO MOTOR
Não é muito preciso o novo sistema de abertura final do capô por meio do gancho frontal. É mal definido o local do reservatório de gasolina para partida a frio, onde não se consegue ver o nível, além de ter o diâmetro pequeno, com posicionamento errado do bocal de enchimento. Fatalmente ocorrerá derramamento e já há uma bandeja de borracha logo abaixo do gargalo. O sistema não possui luz espia no quadro de instrumentos para informar quando vazio. O acesso à manutenção em geral é bom e o isolamento acústico é satisfatório para o seu segmento de mercado. (++)
ALTURA DO SOLO
O cárter e o câmbio têm proteção inferior por chapa de aço vazada. Com carga máxima, raspa levemente a zona central e anterior do chassi ao transpor quebra-molas e em estrada de terra. (++)
CLIMATIZAÇÃO
O conjunto está bem dimensionado. A rumorosidade de funcionamento é aceitável, mesmo na máxima velocidade. Apresentou-se bem vedado. (+)
FREIOS
O sistema tem ABS, mas a sua calibragem poderia ter uma reação mais imediata, pois é grande o retardo de resposta em frenagem de emergência sobre asfalto seco e terra batida. Não houve superaquecimento e o freio de estacionamento atuou normal. (++)
CÂMBIO
Tem o mesmo câmbio (relações de marchas/diferencial) da versão do Palio 1.3 Flex, que pesa 90 kg a menos. Merecia um câmbio mais elaborado para melhorar a dinâmica deste automóvel. A qualidade de engate é boa, mas o curso da alavanca é longo. (++)
MOTOR
A diferença de potência é quase insignificante. É desprezível a diferença de rendimento com apenas álcool, onde se ganha 1 cv e 0,2 mkgf de torque. O torque máximo, que atua em baixa rotação (2.250 rpm), contribui um pouco para a dirigibilidade na cidade. O sistema Flex funcionou muito bem e utilizando-se somente álcool apresentou partida a frio instantânea e boa progressividade na aceleração. O rendimento é limitado, com retomadas de velocidade e aceleração discretas. Com carga máxima e ar-condicionado ligado, o desempenho é semelhante a modelos com motorização de 1.0. (++)
VEDAÇÃO
Boa contra água e poeira. (+)
NÍVEL INTERNO DE RUÍDOS
O efeito aerodinâmico é notório já a 100 km/h, piorando bem em alta velocidade. É baixo o nível de ruídos no habitáculo, proveniente da montagem dos vários componentes. (++)
SUSPENSÃO
O conforto de marcha merecia melhor acerto, pois as transferências das imperfeições do solo para dentro são evidentes nos dois eixos. A estabilidadeé limitada, devido à grande inclinação da carroceria em curvas de raio curto/médio e a traseira
tende a escapar, causando apreensão. (+++)
DIREÇÃO
Estão mal definidas as cargas do sistema assistido, que deixam o veículo com uma direção muito leve e imediata, onde a traseira não acompanha a dianteira numa condução em alta velocidade. O efeito retorno e o diâmetro de giro são bons e o volante, de boa pega, possui coluna de direção ajustável em altura. (++)
ILUMINAÇÃO
O novo grupo óptico dianteiro tem boa eficiência no baixo e no alto, mas falta regulagem elétrica em altura. As luzes de cortesia estão presentes somente no porta-malas e porta-luvas. A iluminação do habitáculo (zona do teto) é simples,
sendo de fácil identificação noturna o quadro de instrumentos e o console. (+)
ESTEPE/MACACO
O estepe fica dentro do porta-malas e encaixado dentro do aro de aço está o kit de troca. O pneu reserva é igual aos de uso e a operação de troca é normal, ajudada pelos pinos guia fixos nos cubos de roda. (+)
LIMPADOR DE PÁRA-BRISA
Ao esguichar água, as palhetas atuam automaticamente. A área de varredura é boa, assim como a qualidade das palhetas. O reabastecimento de água é ruim no reservatório dentro do vão motor, devido ao seu posicionamento e diâmetro do bocal de enchimento. (++)
FERRAMENTAS
Possui somente uma chave de fenda combinada. (++)
ALARME
Tem apenas imobilizador eletrônico de motor. (++)
* As avaliações foram realizadas pelo engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan

Fonte: Fabricante

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