FICHA TÉCNICA |
MOTOR |
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 8 válvulas, gasolina, 994 cm3 de cilindrada, de 57 cv de potência a 6.000 rpm e torque de 8,2 mkgf a 3.000 rpm |
TRANSMISSÃO |
Câmbio manual de 5 marchas; tração dianteira |
FREIOS |
Disco rígido na dianteira e tambor na traseira |
SUSPENSÃO |
Dianteira | Independente, tipo McPherson, braços oscilantes inferiores transversais, barra estabilizadora e molas helicoidais; Traseira |
DIREÇÃO |
Mecânica, pinhão e cremalheira |
RODAS / PNEUS |
Em aço estampado 4,5 x 13 / 145/80 R 13 |
TANQUE DE COMBUSTÍVEL |
50 litros |
EQUIPAMENTOS DE SÉRIE |
Assoalho em carpete, banco traseiro rebatível, barras de proteção nas portas, calotas integrais, cintos de segurança dianteiros retráteis, cintos de segurança laterais traseiros fixos de três pontos, cobertura do porta-malas, espelho retrovisor interno dia/noite, paineis de porta em tecido, ponteira de escapamento esportivo, tomada de corrente no painel, vidros verdes e volante espumado |
OPCIONAL |
Ar-condicionado, comando interno dos retrovisores externos, desembaçador com ar quente, kit conforto (acionamento elétrico vidros dianteiros, trava elétrica das portas e apoios de cabeça no banco traseiro), kit visibilidade (limpador/lavador do vidro traseiro e vidro traseiro térmico) |
FIAT UNO MILLE SMART X CONCORRENTES |
UNO MILLE SMART FORD KA RENAULT TWINGO |
Potência (cv) 57 65 59 |
Dimensões (AxBxC)(m) 3,64x1,54x1,44 3,62x1,63x1,41 3,43x1,63x1,42 |
Dimensões (DxE)(m) 2,36x1,87 2,45x1,85 2,34x1,90 |
Porta-malas (litros) 290 185 168 |
Velocidade máxima (km/h) 151 155 147 |
Aceleração de 0 a 100 km/h (s) 17,7 15,5 17,9 |
Consumo cidade/estrada (km/l) 12,8/18,6 13,2/17,9 12,2/17,5 |
A | COMPRIMENTO, B |
* AVALIAÇÃO TÉCNICA |
ACABAMENTO DA CARROCERIA |
Há vários pontos com impurezas. O enquadramento das portas e tampa traseira na carroceria, que já está em produção há muito |
tempo,deveria ser muito mais centralizada e nivelada. Os espelhos retrovisores têm bom campo de visão. |
VÃO DO MOTOR |
Bom layout e acesso à manutenção em geral.O isolamento acústico é aceitável (mesmo em alta rotação) para um veículo desse |
segmento. |
ALTURA DO SOLO |
É boa a altura livre, mas com carga máxima esbarra a zona central do chassi em piso irregular de terra ou ao transpor quebra- |
molas salientes. |
FREIOS |
Apresentaram um bom comportamento dinâmico e o de estacionamento atuou bem. |
CÂMBIO |
É um projeto antigo, deixa a desejar na qualidade de engate e em manobras. É impreciso, os comandos de alavanca são rumorosos e têm pouca maciez, além de esponjoso em algumas trocas. As relações de marcha atendem bem no uso misto em geral. |
MOTOR |
Manutenção acessível,mas é áspero e só rende bem em alta rotação. Apenas com motorista satisfaz bem em dirigibilidade, mas |
com ar- condicionado ligado e 400 kg de carga útil é um automóvel muito lento com baixa performance. Superou todas as provas |
de arrancada em subidas. |
VEDAÇÃO |
Ok contra água e poeira. |
NÍVEL INTERNO DE RUÍDOS |
Os ruídos internos no habitáculo são perceptíveis em piso de asfalto ruim, terra e calçamento. |
SUSPENSÃO |
Tem uma boa estabilidade em geral, seja vazio ou carregado, com boa precisão em curvas. Conforto de marcha satisfaz tanto vazio quanto carregado. |
DIREÇÃO |
A coluna de direção foi abaixada em relação ao projeto original e com isso perdeu em espaço para as pernas do condutor e ao |
entrar e sair. Devido ao ar-condicionado o sistema de direção requer mais esforço, piorando em manobras de estacionamento. |
O diâmetro de giro é bom e o efeito retorno satisfatório. |
ILUMINAÇÃO |
Falta a lanterna de teto se acender com a abertura das portas. Só existe uma luz de ré e os faróis satisfazem. |
ESTEPE/MACACO |
Solução inteligente e prática na localização do estepe dentro do vão motor. O macaco e a chave de rodas estão acondicionados |
dentro do porta-malas.A troca é fácil e conta com funcionais pinos guia nos cubos de roda. |
LIMPADOR DE PÁRA-BRISA |
Tem somente uma palheta no pára-brisa dianteiro que varre boa área e tem boa velocidade de funcionamento mesmo com chuva |
forte. O vidro traseiro tem limpador eficiente com esguicho de vazão aceitável porém de fácil desregulagem do jato, devido ao |
comprimento do bico. |
FERRAMENTAS |
Não tem. |
ALARME |
Não tem. |
* Estas avaliações foram realizadas para o Caderno de Veículos do ESTADO DE MINAS pelo Eng. Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan. |