FICHA TÉCNICA |
MOTOR |
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, oito válvulas, 999 cm3 de cilindrada, gasolina, que gera a potência máxima de 95 cv a 5.500 rpm, e torque máximo de 12,7 kgfm a 4.250 rpm |
TRANSMISSÃO |
Câmbio manual de 5 marchas; tração dianteira |
SUSPENSÃO |
Dianteira | Independente, tipo McPherson, com barra estabilizadora |
Traseira | Semi-independente, com barra estabilizadora |
RODAS / PNEUS |
liga leve / aro 14 / 175/65 R 14 |
DIREÇÃO |
Tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica |
FREIOS |
Disco ventilados nas rodas dianteiras e tambor nas traseiras, com ABS (opcional) |
TANQUE DE COMBUSTÍVEL |
45 litros |
PESO |
1.128 kg |
EQUIPAMENTOS DE SÉRIE |
Iluminação no porta-luvas e no porta-malas, banco traseiro bipartido (60/40) e escamoteável, aviso sonoro de farol aceso, ganchos para fixação de carga no porta-malas, espelho de cortesia com cobertura para o motorista e passageiro, desembaçador do vidro traseiro, vidros verdes, imobilizador antifurto Pats, ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos com acionamento de um toque para o motorista, abertura interna do porta-malas, travamento interno das porta a 15 km/h e banco do motorista com ajuste de altura. |
OPCIONAIS |
Freios ABS, rodas de liga leve, faróis de neblina, alarme antifurto e trava elétrica com controle remoto, air bag duplo e terceira luz de freio. |
FIESTA SEDAN 1.0 SUPERCHARGER X CONCORRENTES |
Fiesta Sedan Fiesta Sedan Fiat Siena ELX |
1.0 Supercharger 1.6 Flex 1.3 Flex |
Potência (cv) (gasolina e álcool) 95 105 e 111 70 e 71 |
Dimensões (AxBxCxDxE) (m) (*) 4,20x1,76x1,49x2,48x1,90 4,20x1,76x1,49x2,48x1,90 4,13x1,63x1,43x2,37x1,86 |
Porta-malas (litros) 478 478 500 |
Velocidade máxima (km/h) |
(gasolina e álcool) (**) 164 (gas) 174 e 180 157 e 159 |
Aceleração de 0 a 100 km/h (s) |
(gasolina e álcool) (**) 14,1 (gas) 12,4 e 11,7 15,4 e 15 |
Consumo (cidade/estrada) (km/l) (**) (ND) (ND) 13/17,2 (gas) e 9,2/12,8 (álc) |
(*) A | COMPRIMENTO, B |
(**) DADOS FORNECIDOS PELOS FABRICANTES |
POSITIVO |
* Câmbio |
* Estabilidade |
* Espaço interno |
NEGATIVO |
* Acabamento |
* Falta apoio cabeça central atrás |
* Nível de ruídos |
* AVALIAÇÃO TÉCNICA |
+ BOM |
++ REGULAR |
+++ RUIM |
ACABAMENTO DA CARROCERIA |
A qualidade final da pintura é boa. A união das extremidades dos pára-choques com os pára-lamas e laterais (dianteiro e traseiro) não apresentam boa montagem. O capô está descentralizado e as portas do lado direito, desniveladas. (++) |
VÃO MOTOR |
O motor preenche bem o vão, mas o acesso à manutenção é aceitável. Possui isolamento acústico no interno do capô e parte do painel de fogo, com resultado satisfatório para o seu segmento de mercado, mas o ruído de funcionamento do compressor é evidente. (+) |
ALTURA DO SOLO |
Não tem proteção inferior para o cárter e câmbio, ambos em alumínio. Ao trafegar com carga máxima ocorreram leves raspadas na zona central do chassi ao transpor quebra molas e toca a aba inferior do pára-choque dianteiro ao trafegar em estrada de terra com muitos desníveis. (++) |
CLIMATIZAÇÃO |
É por comando manual e apresentou bom funcionamento, mas é muito rumoroso na velocidade máxima. O sistema está bem vedado. (++) |
FREIOS |
O comportamento dinâmico foi bom, com reações balanceadas nos dois eixos, com boa sensibilidade do pedal e ABS bem calibrado. Em frenagens fortes de emergência, manteve a trajetória e o espaço percorrido até a imobilização foi coerente com a velocidade. O freio de estacionamento atuou normal. (+) |
CÂMBIO |
As relações de transmissão proporcionam uma dirigibilidade satisfatória, mas há ligeira queda de rotação na passagem da primeira para a segunda. A qualidade de engate é muito boa, com excelente precisão, maciez e curso da alavanca, além da posição mais alta da alavanca. (+) |
MOTOR |
O compressor mecânico deixou esse motor 1.0 litro com performance brilhante. A sensação que se tem é de que sua cilindrada é bem maior. O compressor mecânico alimenta o motor, mesmo em baixas rotações, exige pouca manutenção e tem alta confiabilidade. Se a correia arrebentar, o motor funciona como se fosse um aspirado normal. A rumorosidade de funcionamento é |
satisfatória, apesar do ruído constante do compressor, além de boa elasticidade e mínima vibração. Proporciona boa |
dirigibilidade no uso urbano e em rodovias e mesmo com ar ligado satisfaz, porém deve-se pisar fundo no celerador. (+) |
VEDAÇÃO |
Boa contra água e poeira. (+) |
NÍVEL INTERNO DE RUÍDOS |
Não é um automóvel silencioso, com vários pequenos ruídos no habitáculo, quando trafega sobre pisos irregulares. O efeito aerodinâmico ( do ar sobre a carroceria) é evidente a 100km/h. (+++) |
SUSPENSÃO |
Não tem o acerto igual ao da versão com motorização 1.6, que é um pouco melhor. A estabilidade é muito boa, onde se consegue contornar curvas com boa precisão e mínima inclinação da carroceria. (++) |
DIREÇÃO |
O sistema é assistido, com boa calibragem e apresentou boa precisão na reta e em curvas e reações com boa sensibilidade. A coluna de direção é fixa, sem regulagem em altura e o volante tem pega aceitável. O diâmetro de giro em manobras de estacionamento é bom e o efeito retorno tem boa velocidade. (+) |
ILUMINAÇÃO |
O farol é eficiente no baixo e no alto, conta com auxílio de faróis de neblina embutidos no pára-choque, mas não tem regulagem elétrica em altura. Existe luz de cortesia somente no porta-luvas e no porta-malas e o habitáculo (zona do |
teto) tem uma lanterna na zona anterior e luz de leitura no lado direito traseiro, com resultado razoável. (+) |
LIMPADOR DE PÁRA-BRISA |
Ao esguichar água no pára-brisa as palhetas, de boa qualidade, varrem automaticamente uma boa área. É fácil o acesso ao reservatório dágua no vão motor, que tem tela contra impurezas no gargalo. (+) |
ESTEPE/MACACO |
O pneu é igual aos de uso, mas a roda não é em liga leve. Macaco e chave de roda ficam dentro do porta-malas. A operação de troca é normal e há prisioneiros fixos nos cubos de roda. (+) |
FERRAMENTAS |
Não tem. (+++) |
ALARME |
Há apenas chave de ignição codificada. (+) |
* Estas avaliações foram realizadas para o Caderno de Veículos do jornal Estado de Minas pelo eng. Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan |