Portal Vrum

Ford/Divulgação
Ford/Divulgação

FICHA TÉCNICA
MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.989 cm3 de cilindrada, que gera 130 cv de potência a 5.500 rpm e torque máximo de 18,2 kgfm a 4.500 rpm
TRANSMISSÃO
Câmbio manual de 5 marchas; tração dianteira
FREIOS
Discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira, com ABS
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, com colunas McPherson, conjunto molas/amortecedores inclinados e barra estabilizadora
Traseira Independente, Multi-Link, com braços curtos e longos e barra estabilizadora
DIREÇÃO
Pinhão e cremalheira, servo-assistida, com coluna absorvedora de energia
RODAS / PNEUS
6,0J x 15’’ em alumínio / 195/60 R 15
PESO
1.130 kg
CAPACIDADE DO PORTA-MALAS
350 litros
TANQUE DE COMBUSTÍVEL
55 litros
EQUIPAMENTOS DE SÉRIE
Abertura elétrica interna do porta-malas, airbag duplo, ajuste de altura dos faróis, ajuste elétrico de altura do banco do motorista, ar-condicionado, aviso sonoro de faróis acesos, coluna de direção ajustável em altura e profundidade, computador de bordo, controles de rádio na coluna de direção, controle de tração, direção hidráulica, espelhos retrovisores elétricos dobráveis e com desembaçador, freios ABS, sistema antifurto PATS, rádio AM/FM com CD Player, rodas de alumínio, teto solar, travas elétricas com controle remoto, vidros elétricos dianteiros e traseiros com abertura e fechamento com um toque, entre outros.
OPCIONAIS
não tem
FORD FOCUS HATCH GHIA 2.0 X CONCORRENTES
FOCUS GHIA 2.0 16V CHEVROLET ASTRA GLS 2.0 16V vw GOLF 2.0
Potência (cv) 130 112 116
Dimensões (AxBxC)(m) 4,15x2,61x1,90 4,11x2,61x1,93 4,14x2,51x1,90
Porta-malas (litros) 350 370 330
Velocidade máxima (km/h)* 205 188 195
Aceleração de 0 a 100 km/h (s)* 9,8 10,6 10,5
Consumo cidade/estrada (km/l)* 9,8/14,6 9,8/16 9,1/16,1
* Dados fornecidos pelos fabricantes
POSITIVO
* Desempenho
* Dirigibilidade
* Suspensão
NEGATIVO
* Visibilidade lateral traseira
* AVALIAÇÃO TÉCNICA
+ BOM
++ REGULAR
+++ RUIM
ACABAMENTO DA CARROCERIA
A pintura está com qualidade final satisfatória, assim como a montagem das partes móveis. (+)
VÃO MOTOR
O motor preenche bem o vão, mas o acesso à manutenção satisfaz. O isolamento acústico é insuficiente em alta rotação deixando passar ruído do motor para o habitáculo. (++)
ALTURA DO SOLO
É muito boa. O carter e a caixa de marchas não têm proteção inferior. Não houve interferência com o solo, mesmo com carga máxima. (+)
CLIMATIZAÇÃO
É por comando manual, tem 4 velocidades e boa distribuição da vazão de ar. A rumorosidade de funcionamento é aceitável. (+)
FREIOS
Apresentou bom comportamento dinâmico. Após uso constante em longa descida não apresentou fading. O freio de estacionamento atuou bem. (+)
CÂMBIO
Muito boa a qualidade de engate, a precisão das manobras, maciez dos comandos e o curso da alavanca. As relações de transmissão estão corrretas. (+)
MOTOR
As retomadas de velocidade e aceleração são boas mesmo em rotações baixas. Mesmo com carga máxima satisfaz bem em dirigibilidade no uso misto. (+)
VEDAÇÃO
Boa contra água e poeira. (+)
NÍVEL DE RUÍDOS
Apresentou pequenos ruídos internos em pisos de calçamento, terra e asfalto ruim. O efeito do ar na carroceria é contido mesmo em alta velocidade. (++)
SUSPENSÃO
Destaque para o trabalho da engenharia no acerto das suspensões com um ótimo conforto de marcha e uma excelente estabilidade no uso em geral. (+)
DIREÇÃO
O sistema assistido está bem calibrado com reações com boa sensibilidade e precisão. O efeito retorno é satisfatório. (+)
ILUMINAÇÃO
O habitáculo tem iluminação (zona do teto) satisfatória. Luz de cortesia somente no porta-malas. Os faróis têm regulagem elétrica de altura. (+)
ESTEPE/MACACO
O macaco tem na manivela de acionamento uma pequena proteção para as mãos, que é ineficiente. Os cubos de rodas têm prisioneiros que facilitam a troca, que não é difícil. (+)
LIMPADOR DE PÁRA-BRISA
As palhetas apresentaram boa qualidade e ao acionar o esguicho de boa vazão atuam automaticamente. A área de varredura é aceitável. (++)
FERRAMENTAS
Não tem. (+++)
ALARME
Possui sistema de imobilização do motor e controle remoto por rádio freqüência na chave de ignição. (++)
* Estas avaliações foram realizadas para o Caderno de Veículos do jornal Estado de Minas pelo eng. Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan

Fonte: Fabricante

Encontre seu veículo