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Ford/Divulgação |
FICHA TÉCNICA | |
MOTOR | |
Dianteiro, transversal, 2.0 litros, 4 cilindros em linha, 16 válvulas, 1.988 cm3 de cilindrada, de 130 cv de potência | |
máxima a 5.500 rpm e torque máximo de 18 kgfm a 4.500 rpm | |
TRANSMISSÃO | |
Câmbio automático de 4 marchas (overdrive), com controles eletrônicos | |
DIREÇÃO | |
Tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica | |
FREIOS | |
Discos nas quatro rodas, com ABS | |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Tipo McPherson, com subchassi, e barras estabilizadoras |
Traseira | Multibraços, com barra estabilizadora |
RODAS / PNEUS | |
6,0 x 15 / 195/60 R 15 | |
PESO | |
1.259 kg | |
TANQUE DE COMBUSTÍVEL | |
55 litros | |
FORD FOCUS SEDAN 2.0L 16V X CONCORRENTES | |
FORD TOYOTA HONDA CHEVROLET ASTRA VW | |
FOCUS 2.0 COROLLA 1.8 CIVIC 1.7 SEDAN 2.0 BORA 2.0 | |
Potência (cv) 130 136 130 136 116 | |
Dimensões (AxBxC) (m) (*) 4,36x2,62x1,90 4,53x2,60x1,91 4,43x2,62x1,99 4,25x2,61x1,93 4,37x2,51x1,90 | |
Porta-malas (litros) 490 437 402 460 455 | |
Velocidade máxima (km/h) (**) 182 190 195 203 192 | |
Aceleração de 0 a 100 km/h (**) 14,2 12,4 11,1 9,1 12,4 | |
Consumo cidade/estrada (km/l) 8.1 / 14.3 11,1 / 16,9 11,1 / 18,1 9,5 / 14,9 7,9 / 14,7 | |
(*) A | comprimento; B |
(**) Dados fornecidos pelos fabricantes | |
POSITIVO | |
* Suspensão | |
* Conforto | |
* Dirigibilidade | |
NEGATIVO | |
* Abertura pequena do porta-malas | |
* Visibilidade lateral traseira | |
* Ruído do motor em alta rotação | |
* AVALIAÇÃO TÉCNICA | |
+ BOM | |
++ REGULAR | |
+++ RUIM | |
FREIOS | |
O sistema, com discos nas quatro rodas, é equipado com ABS bem calibrado e não apresentou fading (perda de eficiência devido ao uso constante em longas descidas). (+) | |
CÂMBIO | |
Automático, tem relações de marchas que atendem bem para uso na cidade. Em retomadas de velocidade, com aceleração total, as trocas são imediatas e sem trancos. Não possui indicação no quadro de instrumentos da marcha selecionada nem opção para o uso sobre piso de baixo atrito ou esportiva. (++) | |
MOTOR | |
A combinação de câmbio automático com motor de quatro cilindros e ainda com cabeçote 16V (torque máximo em alta rotação), ficou satisfatória nesta versão do Focus. A dirigibilidade é normal e com conforto. Tem boa elasticidade e mesmo com carga | |
máxima e ar-condicionado ligado, o rendimento ainda satisfaz. (+) | |
SUSPENSÃO | |
Além de ter uma estabilidade muito boa, conta com importante ajuda do sistema de controle de tração (TCS), muito útil em pisos de baixo atrito. O conforto de marcha é bom em qualquer condição de carga. (+) | |
DIREÇÃO | |
Muito bem calibrada com reações e precisão excelentes. O volante, que pode ser regulado em altura e profundidade, tem bom tamanho e pega. O sistema apresentou um bom efeito retorno, baixo esforço em manobras e pequeno diâmetro de giro. (+) | |
* Estas avaliações foram realizadas para o Caderno de Veículos do jornal Estado de Minas pelo eng. Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan |
Fonte: Fabricante