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Ford/Divulgação
Ford/Divulgação

FICHA TÉCNICA
MOTOR
Dianteiro, transversal, 2.0 litros, 4 cilindros em linha, 16 válvulas, 1.988 cm3 de cilindrada, de 130 cv de potência
máxima a 5.500 rpm e torque máximo de 18 kgfm a 4.500 rpm
TRANSMISSÃO
Câmbio automático de 4 marchas (overdrive), com controles eletrônicos
DIREÇÃO
Tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica
FREIOS
Discos nas quatro rodas, com ABS
SUSPENSÃO
Dianteira Tipo McPherson, com subchassi, e barras estabilizadoras
Traseira Multibraços, com barra estabilizadora
RODAS / PNEUS
6,0 x 15 / 195/60 R 15
PESO
1.259 kg
TANQUE DE COMBUSTÍVEL
55 litros
FORD FOCUS SEDAN 2.0L 16V X CONCORRENTES
FORD TOYOTA HONDA CHEVROLET ASTRA VW
FOCUS 2.0 COROLLA 1.8 CIVIC 1.7 SEDAN 2.0 BORA 2.0
Potência (cv) 130 136 130 136 116
Dimensões (AxBxC) (m) (*) 4,36x2,62x1,90 4,53x2,60x1,91 4,43x2,62x1,99 4,25x2,61x1,93 4,37x2,51x1,90
Porta-malas (litros) 490 437 402 460 455
Velocidade máxima (km/h) (**) 182 190 195 203 192
Aceleração de 0 a 100 km/h (**) 14,2 12,4 11,1 9,1 12,4
Consumo cidade/estrada (km/l) 8.1 / 14.3 11,1 / 16,9 11,1 / 18,1 9,5 / 14,9 7,9 / 14,7
(*) A comprimento; B
(**) Dados fornecidos pelos fabricantes
POSITIVO
* Suspensão
* Conforto
* Dirigibilidade
NEGATIVO
* Abertura pequena do porta-malas
* Visibilidade lateral traseira
* Ruído do motor em alta rotação
* AVALIAÇÃO TÉCNICA
+ BOM
++ REGULAR
+++ RUIM
FREIOS
O sistema, com discos nas quatro rodas, é equipado com ABS bem calibrado e não apresentou fading (perda de eficiência devido ao uso constante em longas descidas). (+)
CÂMBIO
Automático, tem relações de marchas que atendem bem para uso na cidade. Em retomadas de velocidade, com aceleração total, as trocas são imediatas e sem trancos. Não possui indicação no quadro de instrumentos da marcha selecionada nem opção para o uso sobre piso de baixo atrito ou esportiva. (++)
MOTOR
A combinação de câmbio automático com motor de quatro cilindros e ainda com cabeçote 16V (torque máximo em alta rotação), ficou satisfatória nesta versão do Focus. A dirigibilidade é normal e com conforto. Tem boa elasticidade e mesmo com carga
máxima e ar-condicionado ligado, o rendimento ainda satisfaz. (+)
SUSPENSÃO
Além de ter uma estabilidade muito boa, conta com importante ajuda do sistema de controle de tração (TCS), muito útil em pisos de baixo atrito. O conforto de marcha é bom em qualquer condição de carga. (+)
DIREÇÃO
Muito bem calibrada com reações e precisão excelentes. O volante, que pode ser regulado em altura e profundidade, tem bom tamanho e pega. O sistema apresentou um bom efeito retorno, baixo esforço em manobras e pequeno diâmetro de giro. (+)
* Estas avaliações foram realizadas para o Caderno de Veículos do jornal Estado de Minas pelo eng. Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan

Fonte: Fabricante

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