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Ford/Divulgação
Ford/Divulgação

FICHA TÉCNICA
MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, 1.999 cm3 de cilindrada, que desenvolve potência de 147 cv a 6.000 rpm e torque máximo de 19 kgfm a 4.250 rpm
TRANSMISSÃO
Câmbio manual de 5 marchas; tração dianteira
DIREÇÃO
Pinhão e cremalheira servo-assistida
FREIOS
Discos na dianteira e traseira (opcional com ABS)
SUSPENSÃO
Dianteira Tipo McPherson independente, com braços em A com inferiores e buchas horizontais, montados em quadro auxiliar e barra estabilizadora
Traseira Multibraços e barra estabilizadora
RODAS / PNEUS
15 polegadas (liga leve) / 195/60 R 15
TANQUE DE COMBUSTÍVEL
55 litros
EQUIPAMENTOS DE SÉRIE
Abertura elétrica interna do porta-malas, air bag duplo, ajuste elétrico da altura do banco do motorista, ajuste de altura dos faróis, alarme, ar-condicionado automático, aviso sonoro dos faróis acesos, banco traseiro bipartido 60/40, coluna direção ajustável em altura e profundidade, computador de bordo, controle do rádio na coluna de direção, controle remoto das travas e vidros elétricos, desembaçador do vidro traseiro, direção hidráulica, espelho retrovisor elétrico, farol de neblina, freios ABS, iluminação interna no chão, lavador / limpador do vidro traseiro, luz de neblina traseira, terceira luz de freio, radio AM/FM CD Player c/ viva voz, relógio digital, rodas de alumínio, soleiras das portas cromadas, temporizador do limpador do pára-brisa, temporizador dos vidros elétricos, travamento automático das portas (7 km/h), travas elétricas com controle remoto, vidro elétrico dianteiro/traseiro
OPCIONAIS
Bancos revestidos em couro, transmissão automática e teto solar elétrico
* Kit ST Aeroparts, pedais esportivos, logotipos ST, tapetes e soleiras personalizados e rodas de liga leve aro 16 polegadas.
FORD FOCUS HATCH GHIA/ST 2.0 X CONCORRENTES
Ford Focus 2.0 Chevrolet Astra Fiat Stilo VW Golf Peugeot 307 Ghia/ST Elite 2.0 Flex Schumacher 1.8 16V Comfortline 2.0 Feline 2.0 16V
Potência (cv) 147 121(g)/127,6(a) 122 116 138
Dimensões (AxBxC)(m)(*) 4,17x1,99x1,49 4,19x1,70x1,43 4,25x1,75x1,53 4,14x1,73x1,45 4,20x1,74x1,51
(DxE)(m)(*) 2,61x1,90 2,61x1,93 2,60x2,01 2,51x1,90 2,60x1,90
Porta-malas (litros)(**) 350 370 380 330 420
Velocidade máxima (km/h)(**) 207 198 (g)/201 (a) 195 195 205
Aceleração de 0 a 100
km/h (s)(**) 9,8 9,8 (g)/9,1 (a) 10,3 10,4 9,8
Consumo cidade/estrada
(km/l)(**) - 10,0/15,7 (g)-7,2/10,8 - - ND
(*) A comprimento; B
(**) Dados fornecidos pelos fabricantes
P O S I T I V O
 Desempenho
 Acabamento
 Estabilidade
N E G A T I V O
 Visibilidade traseira
 Altura solo (kit ST)
 Engate da ré
* AVALIAÇÃO TÉCNICA
+ BOM
++ REGULAR
+++ RUIM
ACABAMENTO DA CARROCERIA
O spoiler do teto tem fixação lateral por grampo metálico aparente que fica em contato direto com a pintura, uma solução ruim por ser de fábrica. O complemento plástico de recobrimento inferior dos pára-choques não tem boa montagem, pois não perfilam entre si. O recobrimento plástico da soleira, lado esquerdo, também não tem boa montagem nas duas extremidades. A tampa traseira está descentralizada, mas as portas estão com boa centralização e nivelamento. A pintura tem alguns pontos com
impurezas e descascamento no interno da tampa traseira. (+++)
VÃO MOTOR
Motor preenche bem o vão, dificultando o acesso à manutenção de alguns componentes. Os itens de verificação permanente têm boa identificação e manuseio. O resultado do isolamento acústico é razoável, mesmo em alta rotação. (++)
ALTURA DO SOLO
Não tem, de série, proteção inferior por chapa para o cárter e caixa de marchas. O prolongamento da aba inferior do pára-choque dianteiro bate no solo em entradas e saídas de garagem em desnível e no meio-fio, em vagas de 45 graus. Carregado com 400 quilos de carga útil, raspa a zona central do chassi ao transpor quebra-molas salientes de perfil curto. (++)
CLIMATIZAÇÃO
É automático digital. Apresentou bom funcionamento com boa vazão de ar pelos difusores do painel, sendo satisfatório o tempo gasto para climatizar todo o habitáculo após meia hora trancado ao sol. Não tem saídas específicas reguláveis para os passageiros de trás nessa versão top. O sistema está bem vedado à admissão de gases/fumaça do exterior. (+)
FREIOS
Estão bem dimensionados (com discos nas quatro rodas e ABS incorporado) para a potência do motor e peso do veículo. O pedal de freio tem boa sensibilidade e o sistema tem reações equilibradas. O freio de estacionamento sustenta em aclive/declive. (+)
CÂMBIO
As relações de marchas estão muito bem elaboradas e as trocas são poucas para uma motorização com cabeçote 16V. A qualidade de engate é muito boa, mas, eventualmente, arranha ao engrenar a ré. (++)
MOTOR
O motor é muito elástico e a rumorosidade de funcionamento é aceitável. O seu rendimento a baixa rotação surpreende pela ótima retomada de velocidade e aceleração. A potência é muito boa para esta versão com transmissão manual e o torque muito bom, apesar de ter força máxima em alta rotação. É bem rápido na estrada e muito ágil no trânsito urbano. (+)
VEDAÇÃO
Boa contra água e poeira. (+)
NÍVEL INTERNO DE RUÍDOS
Há pequenos ruídos no habitáculo quando sobre piso de asfalto ruim, terra e paralelepípedo, mas o efeito aerodinâmico é contido, mesmo em alta velocidade. (++)
SUSPENSÃO
Há pequena perda no conforto de marcha em relação à versão com motorização inferior, mas é, ainda, muito bom, seja somente com condutor ou com carga máxima. A estabilidade é excelente, onde contorna curvas de raios variados em velocidade elevada com boa precisão e pouca inclinação da carroceria. (+)
DIREÇÃO
A precisão na reta e em curvas é muito boa e as suas reações bem homogêneas. A coluna de direção tem regulagem manual em altura e profundidade. O volante uma boa pega, o diâmetro de giro é bom em manobras e o efeito retorno agrada na velocidade. (+)
ILUMINAÇÃO
O grupo óptico dianteiro é eficiente no baixo e no alto, com dupla parábola, regulagem elétrica em altura e auxílio de faróis de neblina embutidos no pára-choque. As luzes de cortesia estão na zona dos pés do condutor e passageiro, porta-malas, porta-luvas e pára-sóis. No habitáculo tem plafoniê na zona anterior do teto, com duplo spot fixo integrado e uma lanterna na zona central, com bom resultado em iluminação. O quadro de instrumentos e console central têm boa identificação noturna. (+)
ESTEPE/MACACO
O estepe tem o pneu igual aos de uso, mas a roda não é em liga leve. O macaco e chave de rodas estão encaixados em base abaixo do aro do estepe. A operação de troca não é difícil, facilitada pelos prisioneiros fixos nos cubos de roda. O novo recobrimento plástico da soleira (mini-saia) não impede o acesso do macaco e seu manuseio. (+)
LIMPADOR DE PÁRA-BRISA
As palhetas apresentaram boa qualidade e ao acionar o esguicho, de boa vazão (anterior e posterior), atuam automaticamente. A área de varredura é aceitável tanto no pára-brisa quanto no vidro traseiro. É fácil o acesso ao reservatório d’água no vão motor. (+)
FERRAMENTAS
Não tem. (+++)
ALARME
O sistema é completo, com chave de ignição codificada, sensor periférico das partes móveis e volumétrico do habitáculo. O dispositivo antiesmagamento dos vidros elétricos funcionou com precisão. (+)
* Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan

Fonte: Fabricante

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