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Toyota/Divulgação
Toyota/Divulgação

FICHA TECNICA
MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, 1.794 cm3 de cilindrada, que gera 136 cv de potência máxima a 6.000 rpm e torque máximo de 17,5 kgfm a 4.200 rpm
TRANSMISSÃO
Câmbio automático de 4 marchas (com over drive); tração dianteira
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, do tipo McPherson, com barra estabilizadora
Traseira Eixo de torção e barra estabilizadora
RODAS / PNEUS
5,5 x 15 polegadas (em liga leve) / 195/60 R15
DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica
FREIOS
Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com ABS (anti-bloqueio) e EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem)
PESO
1.250 kg
TANQUE DE COMBUSTÍVEL
55 litros
CAPACIDADE DO PORTA-MALAS
411 litros
EQUIPAMENTOS DE SÉRIE
Airbag duplo; alarme com controle remoto; ar-condicionado; aerofólio traseiro com terceira luz de freio; banco do motorista com regulagem de altura; coluna de direção regulável em altura; comando interno de abertura do porta-malas e da tampa do tanque de combustível; console entre os bancos dianteiros com descansa-braço, porta-copos e porta-objetos; freios ABS (antibloqueio), com EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem); faróis com máscara interna na cor preta; imobilizador por código eletrônico na chave; rádio com CD Player; retrovisores externos, travas e vidros com controle elétrico; e travamento automático das portas acima de 20km/h
OPCIONAL
Câmbio automático
TOYOTA COROLLA FIELDER X CONCORRENTES
TOYOTA FIELDER 1.8 16V FIAT MAREA WEKEEND ELX 1.8 16V PEUGOET 307 2.0 SW
Potência (cv) 136 132 136
Dimensões (AxBxCxDxE) (m) (*) 4,45x1,70x1,53x2,60x1,97 4,48x1,74x1,50x2,54x1,90 4,42x1,75x1,57x2,71x1,90
Porta-malas (litros) 411 500 137/1539
Velocidade máxima (km/h) (**) ND 195 196
Aceleração de 0 a 100 km/h (s) (**) ND 10,0 11
Consumo cidade/estrada (km/l) (**) ND 10,1 / 15,1 7,6 / 15,1
(*) A comprimento, B
(**) Dados dos fabricantes. A Toyota não divulga estas informações.
POSITIVO
* Desempenho
* Espaço interno
* Estilo
NEGATIVO
* Câmbio limitado
* Nível de ruídos
* Falta apoio de cabeça central no banco traseiro
* AVALIAÇÃO TÉCNICA
+ BOM
++ REGULAR
+++ RUIM
ACABAMENTO DA CARROCERIA
A qualidade final da pintura e a montagem das partes móveis são boas. (+)
VÃO DO MOTOR
O acesso aos itens de manutenção, graças ao bom espaço e à boa sistematização dos componentes, é bom. O isolamento acústico do motor também consegue um bom resultado. (+)
ALTURA DO SOLO
Com carga máxima (400 kg), a aba inferior do pára-choque dianteiro e a chapa protetora do motor e câmbio raspam, quando se trafega em estradas de terra irregulares e até de paralelepípedos. (++)
CLIMATIZAÇÃO
Apresentou baixo nível de ruído de funcionamento e boa distribuição de ar pelos difusores do painel. Na opção de recirculação interna, o sistema mostrou-se bem vedado e o tempo gasto para dar a sensação de conforto no habitáculo foi satisfatório. (+)
FREIOS
Apresentaram um bom comportamento dinâmico, com boa sensibilidade do pedal, reações uniformes e resistência térmica após uso
constante. O sistema ABS atuou com eficiência. (+)
CÂMBIO
Automático, além da escala que mostra a posição selecionada junto da alavanca, tem indicação também no quadro de instrumentos, em local de fácil visualização. As relações de marchas são satisfatórias, porém é defasado tecnologicamente, já que não tem nenhum recurso extra, como opção de uso esportivo ou para pisos de baixo atrito (lama por exemplo), adaptar-se ao modo de dirigir, ou o sistema “fuzzy-logic”, que ajusta a caixa à topografia. (+++)
MOTOR
A potência gerada é boa e o torque máximo, apesar de atuar em alta rotação, satisfaz. O responsável é o sistema VVT-i (comando de válvulas variável), sistema que se mostrou eficaz para melhorar o desempenho. A dirigibilidade é boa, com
retomadas de velocidade e aceleração satisfatórias. Com carga máxima e ar-condicionado ligado, o rendimento cai bastante, mas ainda assim é razoável. O seu funcionamento é bem elástico e o nível de ruídos aceitável. (+)
VEDAÇÃO
Foi eficiente contra água e poeira. (+)
NÍVEL INTERNO DE RUÍDOS
A maioria dos ruídos ocorre na zona do porta-malas. O efeito aerodinâmico é aceitável, mesmo em alta velocidade. (++)
SUSPENSÃO
Não tem o bom acerto da versão sedã. O conforto de marcha é apenas aceitável, quando está apenas com o motorista, piorando
bem quando o veículo está carregado, apesar da pressão dos pneus terem calibragem única (30 libras) em qualquer condição de carga. A estabilidade para uma perua é boa, com excelente precisão em curvas e inclinação contida da carroceria. (++)
DIREÇÃO
O sistema é bem preciso, tanto em curvas como em retas. O diâmetro de giro em manobras de garagem é bom e o efeito retorno
tem boa velocidade. Mas o curso da regulagem de altura da coluna de direção deveria ser maior, pois a posição de dirigir
para os mais altos ficou limitada, mesmo com o banco do motorista (regulável em altura) na posição mais baixa. (++)
ILUMINAÇÃO
O teto tem dois spots fixos na parte da frente e uma lanterna na região central, com iluminação razoável. Não tem faróis auxiliares de neblina e os faróis são eficientes, mas não possuem regulagem elétrica de altura dos fachos. O quadro de instrumentos tem boa visualização à noite, mas só existe luz de cortesia no porta-malas. (++)
LIMPADOR DE PÁRA-BRISA
As palhetas, tanto no pára-brisa como no vidro traseiro, varrem uma boa área, além de possuírem uma boa vazão de água pelos esguichos. Além disso, é fácil o acesso ao reservatório de água, que fica no vão do motor. (+)
ESTEPE/MACACO
O estepe fica dentro do porta-malas, no assoalho, e tem pneu igual aos de uso, mas a roda não é em liga leve. O kit de troca fica junto com chave de rodas e manivela de acionamento dentro de uma bolsa de vinil. Os cubos de roda têm prisioneiros, o que ajuda bem na operação de troca, que é normal. (+)
FERRAMENTAS
Não tem. (+++)
ALARME
Tem chave de ignição codificada e alarme antifurto contra abertura forçada das partes móveis (capô, portas e tampa traseira). Mas não tem sensores por ultra-som contra arrombamento por meio de quebra de vidros. (++)
* Estas avaliações foram realizadas para o Caderno de Veículos do jornal Estado de Minas pelo eng. Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan

Fonte: Fabricante

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