Portal Vrum

Toyota/Divulgação
Toyota/Divulgação

FICHA TÉCNICA
MOTOR
Dianteiro, longitudinal, quatro cilindros em linha, 2.986 cm3 de cilindrada, 90 cv a 3.800 rpm e torque de 19.6 kgfm a 2.400 rpm
TRANSMISSÃO
Câmbio manual de 5 marchas; tração 4x4 com reduzida
DIREÇÃO
Hidráulica de esferas circulantes
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, braços duplos triangulares, barra de torção e barra estabilizadora
Traseira Eixo rígido, molas semi-elípticas de duplo estágio
RODAS / PNEUS
Rodas de aço (7 x 15) e pneus 235/75 R 15
FREIOS
Disco ventilado na dianteira e tambor na traseira
CAPACIDADES
Tanque, 65 litros; Peso, 1.740 kg
DESEMPENHO/CONSUMO
Não fornecido
DIMENSÕES (C X L X A X EE) *
4,89 m x 1,69 m x 1,76 m x 2,86 m
* C = comprimento; L = largura; A = altura; EE = Distância entre-eixos
FORA-DE-ESTRADA
Altura - 21,5 cm; ângulo de ataque - 38°; ângulo de saída - 20°
EQUIPAMENTOS SÉRIE
Estribos, gancho dianteiro, vidros climatizados, vidros, retrovisores e travas com acionamento elétrico, pára-brisa degradê,
ar-condicionado, console entre bancos, limpador do pára-brisa com temporizador de velocidade variável, porta copos no painel, rádio CD player, regulagem do volante.
OPCIONAL
Não há
POSITIVO
* Acabamento
* Direção
* Qualidade no fora-de-estrada
NEGATIVO
* Potência
* Suspensão áspera
* Faltam protetores de caçamba e cabina
* AVALIAÇÃO TÉCNICA
+ BOM
++ REGULAR
+++ RUIM
ACABAMENTO DA CARROCERIA
A montagem das partes móveis na carroceria está satisfatória,exceto a porta traseira esquerda. A pintura tem um bom acabamento final. Há seis ganchos para fixar cargas. (++)
VÃO MOTOR
Bom o acesso à manutenção. Tem isolamento acústico e o resultado final é aceitável tanto em marcha lenta quanto em alta rotação para uma motorização a diesel. (+)
ALTURA DO SOLO
Tem chapa em aço para proteção do motor e parte da suspensão e agregado. Mesmo com carga máxima não houve interferências com o solo.(+)
CLIMATIZAÇÃO
É por comando manual, possui quatro velocidades e é boa a distribuição no painel. O funcionamento foi bom (rumorosidade) e eficiente no tempo gasto para climatizar o habitáculo. O sistema é bem vedado na opção recirculação interna de ar. (+)
FREIOS
Apresentaram perda de eficiência com super aquecimento em longa descida com carga máxima, recuperando-se após breve ventilação dinâmica. É um pouco esponjoso o toque no pedal e não tem sistema antitravamento ABS. (+++)
CÂMBIO
O sistema de tração 4x4 e reduzida é engatado manualmente por alavanca junto ao câmbio no console. As relações de marchas são satisfatórias e os comandos com boa maciez e precisão. Pena o engate da roda livre ser manual. (++)
MOTOR
A fumaça expelida é contida mesmo em aceleração total. A potência e torque produzidos por este motor dão uma performance (uso misto) discreta. É um veículo lento com retomadas de velocidade e aceleração fracas. Com carga máxima o desempenho deixa a desejar (+++)
VEDAÇÃO
Boa contra água e poeira. (+)
NÍVEL INTERNO DE RUÍDOS
É baixo inclusive quando se trafega em piso de terra ou paralelepípedos. O efeito aerodinâmico e o som produzido pelos pneus são aceitáveis. (+)
SUSPENSÃO
A estabilidade é razoável para uma condução normal. Na terra com tração 4x4 vai muito bem. Superou bem o uso em trilhas usuais. O conforto de marcha é bem limitado (somente condutor) melhorando um pouco com carga. (++)
DIREÇÃO
Boa em piso de terra e trilhas. Baixa a trepidação e rumorosidade em piso irregular. O volante tem boa pega e possui regulagem angular em altura. O diâmetro de giro é bom. (+)
ILUMINAÇÃO
No habitáculo é simples com uma lanterna central. Não existem luzes de cortesia, mas tem luz de advertência vermelha nas portas dianteiras quando abertas. Os faróis têm eficiência normal e não tem regulagem elétrica em altura. (++)
ESTEPE/MACACO
O macaco é do tipo garrafa e fica atrás do encosto do banco traseiro. O estepe fica sob a caçamba e a operação de retirar e recolocar não é simples. No suporte central existe um pequeno orifício para colocar cadeado contra roubo. A operação de troca é cansativa. (++)
LIMPADOR DE PÁRA-BRISA
Ao esguichar água as palhetas atuam automaticamente. A área de varredura é boa e os comandos são fáceis de operar. (+)
FERRAMENTAS
Tem uma chave de fenda combinada, um alicate e duas chaves de boca 8x10 e 12x14 mm. (+)
ALARME
Não há chave codificada nem alarme contra arrombamento. (+++)
* Estas avaliações foram realizadas para o Caderno de Veículos do jornal Estado de Minas pelo Eng. Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan

Fonte: Fabricante

Encontre seu veículo