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Mercedes-Benz comemora os 45 anos da divisão esportiva AMG

Divisão que prepara as versões mais bravas da Mercedes-Benz completa 45 anos com o lançamento no Brasil das versões envenenadas das classes C e E e do roadster SLK

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Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

SLK 55 AMG: controle eletrônico de estabilidade de três estágios é um dos atributos desse roadster

A AMG foi fundada em 1967 por Hans Werner Aufrecht e Erhard Melcher. Em 1990, a empresa fez o primeiro acordo de cooperação com a Mercedes-Benz. Três anos depois surgiu o primeiro modelo preparado: o C 36. Em 1999, iniciou a integração gradual com o grupo Daimler, que terminou em 2005. De qualquer forma, a AMG é a divisão esportiva da Mercedes-Benz. Ou seja, é ela quem coloca “pimenta” nos modelos da marca alemã. Apesar de a atividade atual da empresa estar firmemente ligada aos processos de desenvolvimento do fabricante alemão, em 2009 a preparadora apresentou o superesportivo SLS AMG, o primeiro bólido desenvolvido de forma independente. Para comemorar seus 45 anos, a companhia lança no Brasil os modelos C 63 AMG coupé Black Series, a E 63 Biturbo AMG e SLK 55 AMG.

 

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A estrela é a C63 coupé Black Séries das quais foram produzidas somente 800 unidades no mundo e apenas 11 destinadas ao mercado nacional, sendo uma do acervo da Mercedes do Brasil, e todas as outras já comercializadas. É um automóvel para ficar na sala de visita, tal a sua beleza, detalhes esportivos de altíssimo bom gosto na carroceria e no habitáculo, além de um conjunto mecânico incrível. Foi o que senti, avaliei e usufrui no autódromo de Interlagos anteontem. O motor é V8 de 6.3 litros, 517cv de potência a 6.800rpm, 63,2kgfm de torque a 5.200rpm, aceleração até 100km/h em 4,2 segundos e velocidade máxima de 300km/h (limitada eletronicamente). O câmbio é de 7 marchas, as rodas de 19 polegadas com pneus 255/35R19 na dianteira e 9,5 polegadas na traseira com pneus 285/30R19. O comportamento dinâmico na pista impressiona pela notável rapidez, segurança e handling.

 

Foram três voltas com cada modelo, testando os limites de aderência e estabilidade direcional e lateral, além da velocidade (atingi 220km/h na reta dos boxes na freada a 200 metros do S do Senna). Na reta oposta não houve tempo de olhar o quadro de instrumentos, pela concentração e adrenalina. O sistema de freios com ABS e todas aquelas letras foram exigidos a fundo e severamente com frenagens fortíssimas na entrada das curvas, nas quais a desaceleração é ótima e balanceada, permitindo, com um também refinado sistema de direção, apontar o carro para onde quiser com resposta imediata e direta, e uma suavidade de esforço do volante no cruzamento dos braços nas curvas de baixa impressionantes.

 

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O acerto da AMG nas suspensões, altura do solo e dimensão das rodas e pneus são um capítulo à parte nesse conjunto mecânico fabuloso que realmente tem harmonia e trabalham juntos. A aceleração do motor e torque disponível é brutal e a resposta na entrada, meio e saída de curvas é absurda, aliada a um câmbio com relações de marchas/diferencial que empolga ainda mais, com várias opções de utilização. O ronco do motor e a melodia do sistema de escapamento esportivo, com quatro saídas, é inexplicável, mas um prazer aos ouvidos e oxigena o cérebro.

C63 AMG Coupé Black Series é o Classe C mais potente de todos os tempos com motor V8 de 517cv



E63 AMG
Para os apaixonados por sedã, a E63 AMG é também uma obra-prima. É elegante e com esportividade bem distribuída no estilo, design e mecânica, principalmente. O conjunto motopropulsor com motor V8 de 5,5 litros e biturbo são uma usina de força com 557cv e 81,6kgfm de torque máximo, com velocidade máxima limitada a 250km/h. A dirigibilidade esportiva é exemplar e extremamente dinâmica pelas suas dimensões. Na subida da “junção” o automóvel devora o asfalto com rapidez absurda que até parece de descida, e nas curvas de baixa em segunda e terceira, com esse torque todo é maravilhoso quando o induz a um erro de direção e começa a se esparramar, mas de facílimo conserto da trajetória com dosagem certa do acelerador, controle da direção e auxílio do ESP, que não foi permitido o seu desativamento pela coordenação do evento. 

 

SLK 55 AMG Este Roadster parece mais um brinquedo perto das classes C e E. É uma delícia de pilotar, dá uma sensação de velocidade maior pelas suas dimensões, mas vai junto das outras duas na pista. O seu moderno e inovador motor V8 aspirado com 421cv e 55,1kgfm de torque proporcionam uma condução esportiva cativante, com aceleração e retomadas de velocidade excepcionais. O resto do conjunto mecânico tem também fina calibração e acerto esportivo, além do clássico desenho da carroceria. Os 45 anos da AMG não são 45 dias, semanas ou meses, mas anos de trabalho de uma divisão esportiva de uma marca que desenvolve, testa, produz e comercializa realmente automóveis esportivos e seguros de alta performance.

E 63AMG tem câmbio de sete marchas e motor biturbo