UAI

HB20 e Onix ameaçam hegemonia de Gol e Palio

Líderes no segmento dos hatches compactos, VW Gol e Fiat Palio já enxergam no retrovisor as ameaças dos neófitos HB20 e Onix. Será que rei e príncipe serão destronados?

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

O campeão de vendas teve muitas alterações mecânicas para conservar a liderança

 

 

Dizem que “quem já foi rei nunca perde a majestade”, mas Volkswagen e Fiat devem estar preocupadíssimas com a abocanhada no mercado dada por Hyundai e Chevrolet. Com a chegada dos concorrentes HB20 e Onix – modelo que substitui o Corsa –, Gol e Palio viram os novatos abiscoitarem 8% da seara automotiva.

 

Chevrolet Onix substitui o Corsa e já é uma das ameaças ao reinado absoluto do Volkswagen Gol

 

 

HORA DE MUDAR Percebendo a possibilidade da perda de participação no mercado, VW e Fiat se movimentaram para tentar manter sua fatia do bolo (as vendas do campeão nacional caíram 0,4% de outubro até dezembro de 2012, para 10,5%, enquanto o Palio manteve seus 6,9% no mesmo período). A Volks aposta suas fichas na nova versão do Gol, muito bem acertada e com ótimo acabamento, e os italianos atacam com edições especiais do seu vice-líder geral em vendas.

 

Hyundai HB20 é o primeiro compacto da marca fabricado no país e transformou-se em sucesso de mercado

 

 

AS “AMEAÇAS” Com as vendas iniciadas em outubro de 2012, HB20 e Onix se mostraram sucesso absoluto. Por méritos próprios. O hatch coreano elevou o segmento a um novo nível, enquanto o modelo da Chevrolet também demonstra inúmeras qualidades técnicas e estéticas que vêm conquistando fãs. Em apenas três meses de mercado, o HB20, quase unanimidade de público e crítica, já passou das 20 mil unidades comercializadas e o Onix está quase lá. O tempo de espera prejudica os dois competidores, mas esse cenário deve mudar em 2013. Outra novidade é o Etios, com volumes menores de vendas, mas que conta com o selo Toyota de qualidade e publicidade massiva. Pode ganhar espaço.