UAI

Volkswagen decide tirar do ar propaganda que irritou protetores de animais

Comercial do novo Gol faz uma ligação entre o gato preto e falta de sorte e causou protesto nas redes sociais

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

Um dos mais recentes vídeos publicitários da Volkswagen está dando o que falar na internet. O comercial, criado pela agência Almap BBDO, que atende o fabricante, mostrava um motorista estacionando um Gol vermelho e sugere que amuletos da 'sorte' no carro e dispositivos de segurança do veículo teriam ajudado o motorista a estacionar em um local difícil. Após o carro estacionado, um gato preto pula no capô, indicando que a sorte não acompanha a pessoa o tempo todo. O motorista aciona o esgichador de água do lavador do para-brisa e espanta o felino.

Nas redes sociais, alguns protetores de animais acharam que o vídeo seria uma forma de aumentar o preconceito contra os gatos, estimulando os maus-tratos contra eles. "Como dona de um lindo gato preto,achei a propaganda da VW um absurdo!! Mandei um email para a montadora", desabafou uma integrante de uma comunidade sobre gatos do facebook com mais de 14 mil inscritos.

Na última terça-feira (04), a Volkswagen emitiu um comunicado informando que irá retirar a propaganda do ar nesta quarta-feira (06) e que em nenhum momento, no comercial, quis estimular/sugerir qualquer tipo de desrespeito aos animais. A montadora encerra a nota lembrando que os animais sempre serviram de inspiração para as campanhas, por sua inteligência e exuberância, e geraram filmes marcantes como o do Cachorro-Peixe e da Ovelha-Nuvem ( ambos para a SpaceFox), dos Tigres (CrossFox) do elefante Korama (Amarok), do cachorro Pug falante (Jetta) e dos cães Labradores (Gol).

 

Símbolo de azar

Os gatos eram considerados sagrados pelos egípicios, mas na idade média, os gatos, principalmente os pretos, foram considerados como malditos. Por possuírem hábitos noturnos, foram associados a escuridão, e acusados de serem agentes do mal.  


Outra lenda conta que os gatos pretos, eram as próprias bruxas que se transformavam nos felinos. Esta história surge de um conta sobre a perseguição de um destes bichos, e que ele havia se ferido durante, e encontrou abrigo na casa de uma senhora, ficando por lá durante a noite, ao amanhecer a senhora apresentava ferimentos.