UAI

Equipe da UFMG vence a Baja SAE Brasil

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

A equipe Baja UFMG, da Universidade Federal de Minas Gerais, venceu a 19ª Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS, que encerrou neste domingo (17), em Piracicaba, SP. A equipe mineira completou 878,37 pontos e foi seguida pela equipe paulista FEI Baja 2, do Centro Universitário da FEI, com 832,40 pontos.

A terceira colocação foi conquistada pela equipe UFSC Puma, da Universidade Federal de Santa Catarina, com 795,46 pontos. Com o resultado, as três equipes poderão representar o Brasil na Baja SAE Rochester, que será realizada de 6 a 9 de junho, em Nova York.

A quarta colocação foi obtida também por estudantes da FEI, a equipe FEI Baja1, com 782,42 pontos, enquanto o quinto lugar ficou com a equipe Mangue Baja 1, da Universidade Federal de Pernambuco, com 773,84 pontos.

Realizada no Esporte Piracicabano de Automobilismo (ECPA), a competição que teve início na quinta-feira (14) homenageou as equipes, ainda, em 8 quesitos:

Melhor Aceleração e Melhor Velocidade Máxima – equipe FEI Baja 2, do Centro Universitário da FEI. O carro atingiu 58 km/h.

Melhor Apresentação de Projeto e Melhor Avaliação de Projeto – equipe Poli Magnus, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).

Melhor Conforto - equipe FEI Baja 1, do Centro Universitário da FEI.

Melhor Enduro de Resistência – equipe Piratas do Vale, da Faculdade de Engenharia da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), campus Guaratinguetá.

Melhor Suspension & Traction – equipe UDESC Velociraptor, da Universidade do Estado de Santa Catarina.

Melhor Tração – equipe Baja Unimep, da Universidade Metodista de Piracicaba.


ENDURO – O tão esperado Enduro de Resistência, realizado no domingo, desafiou os 63 pilotos e os carros Baja SAE, que participaram da prova no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA). O percurso, com 2 km de extensão, apresentou condições bastante severas e obstáculos de assustar qualquer um. Piscinas de lama, degraus com mais de um metro de altura, blocos de concreto desordenados e morros complicados foram algumas das armadilhas criadas pelo Comitê Técnico para testar na plenitude a resistência dos carros, projetados e construídos pelos estudantes especialmente para disputar a competição.

Esta é a primeira vez que uma equipe da UFMG vence a Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS. Para a equipe, é uma conquista ímpar. “Nunca tínhamos vivenciado a conquista do título e chegamos lá, graças a um aprendizado com erros de projetos anteriores e este agora totalmente novo”, disse Alfredo Rodrigues, estudante do sétimo período de engenharia mecânica e capitão da equipe, composta por 23 integrantes. A equipe investiu no uso da telemetria, novos materiais e uso de motor que agora vai a até 4,2 mil rpm, testado na Competição BAJA SAE BRASIL – Etapa Sudeste FIAT, na qual se sagrou campeã em setembro passado.

Para Ariel Fortes, capitão da FEI, o resultado em Piracicaba é fruto do trabalho em equipe desenvolvido ao longo de um ano. “Temos um carro forte, leve e confiável capaz de vencer a competição nos EUA", acredita Ariel Fortes, aluno do 10º ciclo do curso de Engenharia Mecânica.

Compareceram à competição de engenharia 68 equipes, de um total de 81 inscritas. Os universitários representaram 68 instituições de ensino superior de 17 Estados brasileiros e o Distrito Federal.