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Andamos no Classe A, o 'popular' da Mercedes-Benz

Ergonomia e conforto agradam, mas posição do câmbio e falta de sensores de estacionamento incomodam. Concessionárias já vendem o modelo por a partir de R$ 99,9 mil. Confira as primeiras impressões e a explicação da própria Mercedes para o "Lek lek lek"

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Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

"Você já pensou em ter um Mercedes?" Foi esse o slogan usado pela montadora quando lançou o Classe A no Brasil em 1999. A ideia de 'popularizar' a marca com um carro que na época custava menos de R$ 30 mil não foi pra frente, mesmo com a produção nacional, em Juiz de Fora, na Zona da Mata de Minas Gerais.

 


Hoje, o Classe A voltou novamente com o propósito de ser um carro para a 'massa', mas importado, sua tabela inicia em R$ 99,9 mil. Já a versão Urban, chega por R$ 109,9 mil. Obviamente que não é o mesmo carro, eles nem se parecem. Agora, o Classe A se dirije aos jovens. Simbolizando a nova abordagem, um dos vídeos de apresentação do modelo usa o famoso funk 'Lek lek lek', do grupo carioca Os Leleks.

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A Mercedes-Benz do Brasil explicou o uso da música em sua campanha de marketing. "O vídeo viral criado para o novo Classe A com a música "Lelek lek lek" teve por objetivo desenvolver uma ação de alto impacto para a chegada desse veículo tão esperado no Brasil, de forma inovadora e proveitando um dos estilos musicais que mais crescem no país. Mas ele não resume a ação de lançamento em si", explicou o fabricante ao público.

Versão Urban conta com faróis bi-xenônio e luzes diurnas de LED

Você está em dúvida se o carro vai pegar no mercado? As concessionárias de todo o Brasil já estão fazendo os pedidos. Em Belo Horizonte, a Minasmáquinas já recebeu uma unidade que servirá os clientes interessados no test-drive e aguarda a chegada de outra para o showroom nos próximos dias. "Todos os dias chegam emails e pessoas aqui na loja interessadas no Classe A, querendo saber sobre preços e prazo de entrega, mas por enquanto avismaos que o cliente poderá vir assinar uma intenção de compra e que os carros serão entregues por ordem de chegada", diz o gerente geral da Minasmáquinas, Ronaldo Oliveira. Como as cotas de importação do Classe A são limitadas, é possível que o cliente enfrente uma fila consideravelmente grande para receber as chaves do carro novo. A Minasmaquinas garante que não haverá ágio e que os preços estipulados pela Mercedes serão praticados de forma rigorosa. Não há opcionais para o Classe A, mas a concessionária irá oferecer acessórios como bancos em couro para a versão de entrada e sensores de estacionamento, que não estão disponíveis em nenhuma versão do novo Classe A.

Luzes de posição traseiras também são com guias de LED

Na versão Style serão entregues airbags dianteiros e laterais para motorista e passageiro, de joelhos para o motorista e windowbags, ar-condicionado digital, bancos esportivos em couro, ECO start/stop, piloto automático e limitador de velocidade, rodas de liga-leve de 16 polegadas, sensor de chuva e volante multifuncional com borboletas para troca de marcha.

Andamos na versão mais cara, a Urban, de R$ 109,9 mil, que além dos itens da Style, a Mercedes acrescenta faróis bi-xenônio com luzes diurnas de LED, limpadores de faróis, rodas de liga-leve de 17 polegadas e volante multifuncional em couro Nappa.

As duas versões têm em comum o motor 1.6 turbo, de 156 cavalos de potência e 25,5 kgfm de torque. O novo Classe A utiliza transmissão DCT (dupla embreagem) de sete marchas e, segundo a montadora, acelera de 0 a 100 km/h em 8,3 segundos. A velocidade máxima é de 224 km/h.

Rodas de liga de 17 polegadas para a versão Urban

A ergonomia é um dos pontos altos do modelo. Com os bancos dianteiros que imitam o tipo 'concha', o condutor fica mais confortável e bem à vontade, com os principais comandos ao alcance da mão. Como no Classe B, a alavanca de seleção de marchas está localizada na coluna de direção, o que não condiz muito com a proposta esportiva do carro, mas há opções de trocas em aletas atrás do volante.

A falta do sensor de estacionamento é uma grande mancada para um veículo de R$ 100 mil, sendo que hoje até modelos de categoria inferior, como o Polo, já entregam o equipamento como item de série em todas as versões.

Concorrentes
Sucesso de vendas na Europa, o Classe A quer ter o mesmo feito aqui no Brasil. Para isso, ele terá que chamar mais a atenção do público alvo do que o BMW Série 1, Volvo V40 (que chegará em breve) e os Audi A1 e novo A3, que será lançado ainda neste mês.

O motor das duas versões é o 1.6 Turbo de 156 cv