UAI

Volvo cria projeto com carros autônomos na Suécia

Com 100 veículos autônomos, testes serão realizados nas vias de Gotemburgo

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

Os carros autônomos vão circular por cerca de 50 km de vias em Gotemburgo


A Volvo vai iniciar um projeto inédito de testes com 100 veículos autônomos que serão conduzidos em vias públicas reais, junto com outros automóveis. Trata-se do "Drive Me", cujo objetivo é focar nos benefícios sociais do futuro da mobilidade. O teste será realizado em Gotemburgo, na Suécia.

Os carros autônomos vão circular por cerca de 50 km de vias em Gotemburgo. Segundo a Volvo, os testes pretendem analisar a eficiência do tráfego e a segurança rodoviária. Além de observar os requisitos adequados para o controle dos veículos autônomos, junto com os veículos "normais".

Estacionamento automático, sem a presença do condutor no carro está entre as tecnologias do teste



Os 100 carros da Volvo que farão parte do projeto são os novos modelos desenvolvidos sob a nova plataforma Scalabre Product Architecture (SPA). O primeiro automóvel a adotar essa plataforma será o novo Volvo XC90, que vai ser apresentado na Europa em 2014. Além disso, entre as tecnologias utilizadas está o sistema de estacionamento automático, sem a presença do condutor no carro.

O projeto terá início em 2014, com a pesquisa com consumidores e com o desenvolvimento da tecnologia da interface para o usuário. Os primeiros carros deverão estar nas ruas de Gotemburgo em 2017.