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Homem constrói avião no quintal de casa e ganha registro da Anac

Engenheiro de Minas Gerais constrói a própria aeronave nos fundos de sua casa com peças artesanais, consegue registro na Anac e pilota orgulhoso pelo céu do Brasil


Marcello Oliveira - Portal Vrum

Publicação: 10/12/2013 16:22 Atualização:

A pequena aeronave começou a ser montada por Ronaldo há seis anos e ainda hoje recebe aperfeiçoamentos, mas já está em plena atividade, voando a 5 mil metros de altura e com autonomia de sete horas (Juarez Rodrigues/EM/D.A PRESS)
A pequena aeronave começou a ser montada por Ronaldo há seis anos e ainda hoje recebe aperfeiçoamentos, mas já está em plena atividade, voando a 5 mil metros de altura e com autonomia de sete horas

A necessidade de otimizar o tempo no trabalho e estar em várias cidades no mesmo dia fez o engenheiro mecânico Ronaldo Santiago Silveira amadurecer a ideia de comprar um avião para visitar seus clientes otimizando o tempo. Inicialmente, ele pretendia se matricular em um curso de aviação, comprar um monomotor e ele mesmo pilotar a aeronave. “Mas, no meio do curso, percebi que não seria viável ir pilotando para o trabalho e contratar um piloto aumentaria muito os custos. E quando constatei isso, já estava apaixonado pela aviação”, conta o engenheiro, que desistiu de comprar o avião para construir sua própria aeronave.
 
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O projeto foi comprado de uma empresa americana e Ronaldo construiu peça por peça, nos fundos de sua casa, em Contagem, na Grande BH. A montagem do avião experimental, modelo Zodiac, começou há seis anos e até hoje o engenheiro faz ajustes para aperfeiçoar o equipamento.

Construção
O engenheiro fez questão de registrar cada passo da evolução na execução do projeto. Algumas peças são de automóveis, como o marcador de rotações do motor. Os flaps, responsáveis por dar sustentação ao avião em pousos e decolagens, são acionados por uma máquina de vidro elétrico de carro, assim como os ailerons, que direcionam a aeronave.

A cabine comporta o piloto e um passageiro e não é pressurizada  (Juarez Rodrigues/EM/D.A PRESS)
A cabine comporta o piloto e um passageiro e não é pressurizada


O projeto inicial previa um motor Volkswagen 2.0 de 116cv, o mesmo usado no Golf IV e Santana, que chegou a ser instalado no nariz do avião, mas o bloco é muito pesado para a aeronave decolar e Ronaldo substituiu por um Rotax de 100hp, próprio para aviões.

Com o conjunto mais leve, o Zodíac estava pronto para decolar, mas antes de realizar testes com o novo 'brinquedo', o engenheiro levou o avião ao aeroporto de Divinópolis, onde fez voos rasantes sobre a pista, apenas para conhecimento dos sistemas operacionais.

O avião chegou a ter motor de Santana, substituído por um Rotax (Ronaldo Santiago Silveira/Arquivo Pessoal)
O avião chegou a ter motor de Santana, substituído por um Rotax


Após conseguir o registro PU-RST, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Ronaldo passou a se aventurar fora do 'espaço aéreo mineiro'. Com autonomia para voar até sete horas, o Zodíaco pode ir de Belo Horizonte a Recife, sem escalas, mas o piloto com experiência de 230 horas/voo, ainda não explorou a autonomia total do avião, mas já foi de férias para Guarapari (ES) e Porto Seguro (BA) pilotando. Por voar baixo (teto máximo de 14.500 pés, ou cinco mil metros de altura), não há necessidade da cabine ser pressurizada.

Ele decola de uma pista gramada de 450 metros de comprimento de um aeroclube que fica dentro de um condomínio residencial de Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A área já é um desafio pelas dificuldades de aproximação e de decolagem, pois nas duas cabeceiras há montanhas que além de serem obstáculos físicos, favorecem a formação de turbulência. “Considero essa pista uma das mais perigosas do Brasil por causa das condições de aproximação nessa altitude de 4.400 pés”, comenta.

Futuro
Ronaldo diz que no próximo ano irá fazer uma viagem mais longa com o avião experimental, até Buenos Aires, fazendo escalas nas três capitais do Sul do país. O passo seguinte será em 2015, quando ele planeja uma viagem a Miami, nos Estados Unidos, fazendo escala nas capitais nordestinas e nas diversas ilhas do Caribe, até chegar na cidade da Flórida.

O engenheiro pretende voar para Buenos Aires no próximo ano, fazendo escalas no Sul (Juarez Rodrigues/EM/D.A PRESS)
O engenheiro pretende voar para Buenos Aires no próximo ano, fazendo escalas no Sul

Esta matéria tem: (4) comentários

Autor: Silas Carvalho
Só quem pilota sabe que, depois de conhecer o solo lá de cima , estaremos sempre com a mente lá. Parabéns e muito sucesso. | Denuncie |

Autor: Avelino Coelho da Silva
Parabéns RONALDO. Além da sua inteligencia VOCE tem bom gosto. O avião ficou lindo com a bandeira do CRUZEIRO tri-campeão. | Denuncie |

Autor: Ubirajara Coelho
Meus parábens | Denuncie |

Autor: mauricio albert
Só nao me convide pra voar nisso,me inclua fora dessa; | Denuncie |

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