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Volvo apresenta aplicativo inédito que permite entrega de encomendas no carro

O proprietário, por meio do aplicativo, libera uma chave digital para abrir e fechar o carro. Quando a entrega é finalizada, a chave digital deixa de existir.

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Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

A Volvo apresentou nesta quinta-feira (20) uma tecnologia inédita para a indústria automotiva. Trata-se de um sistema inédito que permite a entrega de uma encomenda no carro da pessoa que fez o pedido. O serviço, apresentado de forma experimental no Mobile World Congress, em Barcelona, na Espanha, permite que os consumidores recebam seus pedidos diretamente nos carros, não importa onde eles estejam estacionados. Por meio de uma chave digital, é possível transformar o carro em ponto de retirada e entrega de encomendas.

O sistema permite que o proprietário do carro o escolha como o ponto de entrega de encomendas, quando faz uma compra online. Por meio de um smartphone ou tablet, ele é informado quando a companhia de entregas quer fazer a entrega ou retirar algo no carro.

Aceitando a entrega, o proprietário, por meio do aplicativo, libera uma chave digital para abrir e fechar o carro. Quando a entrega é finalizada, a chave digital deixa de existir. O sistema é baseado no aplicativo Volvo On Call, que, dentre outras funcionalidades, permite a abertura e fechamento do carro e informa a localização e a quantidade de combustível no tanque, por meio do telefone.

A tecnologia foi testada durante um programa piloto da Volvo Cars, com 100 pessoas, sendo que 86% delas concordaram que a entrega remota permitiu uma economia de tempo. O uso inovador das chaves digitais permite economizar tempo, dinheiro e reduz o impacto ambiental, conforme foi descoberto com os primeiros testes do conceito.

Com os serviços conectados, como a entrega remota, o futuro do carro pode ser muito mais que um meio de transporte. No ano passado, a Volvo também lançou o Sensus Connected Touch, um sistema integrado de navegação e entretenimento tecnológico. A parceria estratégica da Volvo Cars com a Ericsson tem como base o conceito de sociedade em rede, que pretende revolucionar o conceito de “carro conectado à nuvem”, para os próximos anos.

Economizando tempo e reduzindo stress
No ano passado, 60% das pessoas que compraram online tiveram problemas com a entrega. Pesquisas revelaram que as pessoas em todo o mundo estão se sentindo cada vez mais estressadas. Em um estudo da Future Foundation, todos os países apresentaram um aumento, entre 2010 a 2011, de pessoas respondendo ao questionário “eu me sinto sob pressão durante meu dia-a-dia”.

Acompanhando o crescimento das compras online, pesquisas também revelam que mais da metade das pessoas não está em casa para receber suas entregas, o que significa tempo gasto em novas tentativas de entrega.

Consequentemente, os consumidores se sentem restritos, tendo o seu dia a dia constantemente interrompido para aguardar a chegada de produtos, gastando uma das commodities mais preciosas, o tempo.

As entregas diretamente no carro são um dos exemplos de como a Volvo Cars explora os potenciais dos carros conectados, para criar soluções que vão simplificar a vida dos consumidores. O programa piloto revelou que 92% das pessoas acharam mais conveniente receber as entregas em seus carros do que em casa.

Novas possibilidades

“Transformando o carro em um ponto de entrega e retirada de encomendas, usando a tecnologia de chaves digitais, nós resolvemos uma série de problemas, já que podemos entregar as encomendas para as pessoas, não em lugares. Os consumidores que participaram do teste indicaram que o serviço economizou tempo na vida deles. E o mesmo foi dito das empresas que fizeram as entregas. Para se ter uma ideia, as perdas ocasionadas pelas entregas não bem sucedidas ultrapassam 1 bilhão de euros, em custos de reenvio. Agora, estamos estudando os outros usos que podemos ter para a tecnologia de chaves digitais e os benefícios que podemos trazer para os consumidores", explica Klas Bendrik, CEO da Volvo Car Group.

“Tudo gira em torno de encontrar soluções que são intuitivas e fáceis de usar, criando benefícios para nossos consumidores. A parte mais importante é transformar esses complexos e avançados sistemas em algo fácil de entender para qualquer pessoa, mesmo que ela esteja ao volante. Entregas diretamente no carro são apenas um exemplo disto,” completa Klas Bendrik.