UAI

Vrum Responde: posso misturar combustíveis de bandeiras diferentes?

Mande suas perguntas para veiculos.mg@diariosassociados.com.br

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Vrum Responde: posso misturar combustíveis de bandeiras diferentes?
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação


ABASTECENDO
Posso misturar combustíveis
de bandeiras diferentes?


Fábio de Oliveira Barnabé
fabio.o.barnabe@gmail.com

Há algum problema misturar combustível de postos de bandeiras diferentes? Ou seja, posso abastecer com combustível Ipiranga e misturar com Shell ou Petrobras, seja etanol ou aditivada.

Olhe, Fábio, a gasolina comum é fornecida pela Petrobras para todas as distribuidoras, por isso não deve haver diferenças nesse combustível comercializado nos postos de diferentes bandeiras. A aditivação da gasolina tem a mesma finalidade, detergente e dispersante e varia de uma distribuidora para a outra.


NO TANQUE
Devo usar diesel comum
ou o S-10 na minha picape?

Antônio de Araújo Alves
sgtantonio3838@hotmail.com

Tenho uma picape Chevrolet S10 2001/2002, equipada com motor MWM 2.8 diesel intercoler. Posso usar apenas diesel comum ou o S-10 também?

Sim, Antônio, você pode usar o diesel S-10, de baixo teor de enxofre, na sua picape, pois ele vai trazer benefícios no que diz respeito à conservação do motor. Porém, os benefícios ambientais serão menores quando comparados aos obtidos com os motores mais modernos. Nos motores atuais, com tecnologia P5 (equivalente ao Euro 3), é possível alcançar uma redução de 10% a 15% na emissão de material particulado.


CURIOSIDADE
Por que alguns estepes
têm rodas e pneus menores?


Pedro Elias Cardinot Abib
pedrinhopneus@hotmail.com

Por que o estepe de alguns carros vem com pneu de medida totalmente diferente dos que rodam? Além de feios, eles alteram a estabilidade e comprometem a segurança. Será que os engenheiros não conseguiram bolar um compartimento para um pneu igual aos que rodam no carro?

Caro Pedro, os chamados estepes de emergência, geralmente com roda de aro menor e pneu com medida diferente, foram uma solução encontrada para ocupar menos espaço no compartimento de bagagem. Mas os fabricantes sempre informam e imprimem nesses estepes a velocidade máxima permitida, que gira em torno de 60km/h a 80km/h. Eles são apenas um paliativo para que o motorista consiga chegar ao borracheiro para consertar o pneu que furou. O estepe de emergência não deve ser usado por longo período.


MISTÉRIO
De onde vem o rangido
quando piso no freio?


Mateus Félix Brunelli
mateusfelixbrunelli@gmail.com

Gostaria de saber por que quando piso no pedal de freio do meu carro ele fica rangendo.

Oi, Mateus. Esse rangido pode ter origens diferentes. Pode ser provocado pela falta de lubrificação do próprio pedal ou pelo desgaste das pastilhas e dos discos de freio. Nada que um bom mecânico não descubra em uma rápida revisão no sistema.


MANUTENÇÃO
Posso lavar o motor do meu
carro depois que esfriar?


Giovanni dos Santos Andrade
andrade07@hotmail.com

Tenho um Ford Fiesta equipado com motor RoCam. Gostaria de saber se posso lavar o motor quando ele estiver frio.

Olhe, Giovanni, a lavagem do motor é um assunto delicado, pois exige muita atenção de quem for executar o serviço, independentemente se ele estiver frio ou quente. Inicialmente, é preciso saber se existe a real necessidade, pois se for apenas para a retirada de poeira, é bobagem. Os motores atuais são dotados de muita eletrônica e, consequentemente, de sistemas sensíveis à água. Portanto, se for realmente necessário lavar o motor é preciso que algumas partes sejam totalmente isoladas, para evitar o contato com a água. Por isso, o ideal é que o serviço seja feito por empresa especializada, que tomará os devidos cuidados para evitar danos ao motor do seu carro.